Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

domingo, 31 de julho de 2011

BdR entrevista o vereador Xande parte 3 (final)

BdR: E sobre seu futuro político? Que pretende fazer?

"Não sei se vou me recandidatar"
"Ser vereador pra mim está sendo uma ótima experiência, mesmo com todos os obstáculos. Mas entrei na política sabendo mais ou menos como funcionava. Mas só quando você está dentro da política que você passa a ver realmente como o negócio funciona.

Sinceramente não sei se vou me candidatar na próxima eleição, tenho que consultar meus familiares, amigos e ver a opinião do eleitor. Também vai depender quem serão os demais candidatos com chance de se eleger, pois se eu notar que serão pessoas que não prezam pelo bem de nossa cidade, daí nem me candidato.


Sobre apoiar candidato a prefeito é complicado, ainda mais em Sabino que nunca se sabe quem está do lado de quem. E sem falar das “armações”. 

Dona Landa, prefeita 2001/2004

Já fomos prejudicados em eleições passadas, quando muita gente que nunca havia se envolvido em política, resolveu apoiar a candidata Yolanda Rossi, junto com seu marido Labica, surgindo o nome “Landabica”. Ela conseguiu se eleger com a força do povo, mas depois virou as costas para população. E foram quatro anos na total amargura. Então o meu medo é estar apoiando o “inimigo”. E a isso temos que ficar todos atentos.




Até o momento fui procurado por apenas um candidato a prefeito*, mas o mesmo não me convenceu, principalmente por ele dizer que o prefeito Gilmar vai o apoiar. Já de imediato eu disse que não teria como ele contar com meu apoio.Tenho até o final de setembro para me decidir, vamos ver o que vai acontecer.
E fica aqui meu convite ás pessoas que tem vontade de fazer algo de bom por nossa Sabino, e queira se candidatar. Vão em frente, analise a idéia e postura do candidato a prefeito que queira apoiar.
 Analise os demais candidatos a vereador, ficando atento se querem você no partido porque sabe que você tem potencial para lutar por uma cidade melhor, ou apenas para você trazer votos para eleger os outros candidatos de sua chapa. E você correr o risco de ficar de fora. Você tem até o final de setembro deste ano para já estar filiado a algum partido político.Enfim, devemos sim nos interessar por política e levar a sério. Pois se você não se interessar por política, os interessados é que vão decidir por você, por sua família, e por toda a população."

* Xande me revelou que o pré-candidato que o procurou foi o ex-vereador e produtor agrícola, Carlos Alberto Florindo, o Lelo.

BdR: Se a eleições para prefeito fossem hoje, em quem o senhor votaria?

"Com quais candidatos? Com esses que estão postos aí?"

BdR: Sim.

Bruno Caramel, colega de oposição
"Bruno Caramel. Com certeza. Inclusive ele me convidou para formar a chapa com ele, mas eu não quero"

BdR: Quantos e quais projetos o senhor apresentou em seu mandato?

"No inicio de meu mandato elaborei vários projetos, mas protocolei apenas alguns. Pois claro que os vereadores de situação, iriam derrubá-los. Assim com o andar da carruagem, percebi que  teria que focar mais em fiscalizar e denunciar o poder executivo.

Fui autor do projeto aprovado, para por fim a reeleição do presidente da câmara.E está tramitando na câmara o projeto de minha autoria denominado, Câmara Mirim, que objetiva envolver os jovens na política de nossa cidade, para que eles possam aprender na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e poderem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade. E com certeza se não quiserem seguir a carreira política, terão bagagem suficiente para ser um cidadão de bem.

Logo vou protocolar o projeto Ficha Limpa para os servidores públicos. Onde a proposta objetiva instituir a “ficha limpa” no âmbito do serviço público municipal, tanto para servidores quanto para aqueles que, eventualmente, ocupem qualquer função pública, inclusive os membros de Conselhos Municipais." 

BdR: Que avaliação o senhor faz da Câmara Municipal atual?

"É até meio antiético de minha parte eu criticar um grupo na qual faço parte. Lembrando que apenas faço parte como vereador, mas com pensamentos completamente diferentes. E com exceção dos vereadores Bruno e do Guino, que sempre obtivemos um bom diálogo.

"Certos vereadores vão contra a própria família"

Agora só o fato de certos vereadores abandonarem a câmara municipal na ocasião em que as contas da prefeitura iram ser votadas...Só aí já dá para perceber a falta de respeito desses vereadores perante o povo sabinense. E isso nenhum cidadão sabinense pode deixar cair no esquecimento.

Acredito que todos os vereadores atuais, de alguma forma, dependem da prefeitura, como: escola, maquinários para agricultura, transporte publico, esporte, saúde, entre outros serviços. Assim teríamos que todos nos juntar e fazermos o prefeito proporcionar sempre serviços de qualidade para toda a população. Mas não é isso que ocorre, certos vereadores vão contra sua família, amigos, enfim contra o cidadão sabinense, para apoiar o prefeito. Isso não concordo mesmo!

Concluindo, posso afirmar que certos vereadores brigam pela causa do prefeito e não pela causa do cidadão, este que ele deveria representar da melhor forma possível."

Xande disse que se sente decepcionado com o fato dos vereadores, da situação principalmente, se recusarem a debater e discutir as diferentes questões nas sessões da câmara - "é lá o lugar de fazermos isso". Disse ainda que com exceção dos vereadores Edson Poloni, Bidu e Carlão Morales, os demais se recusam a debater com ele e com o vereador Bruno Caramel, "também muito atuante" .


BdR: Mas o vereador Guino, que é da oposição junto com o senhor e o vereador Bruno, também não é de debater, concorda?

"Sim. Concordo."

Bidu, debatedor                                                  Guino, caladão.      


Xande encerrou a entrevista ao BdR com uma pergunta pública dirigida ao prefeito Gilmar:

"Prefeito Gilmar, por que o sr. nega informações? Por que agir com tanta falta de transparência?"

E despediu-se com esta palavras: "Ruyzinho, parabéns pela iniciativa, muito interessante você querer informar as pessoas, dos acontecimentos de nossa cidade. E por você, mesmo sendo amigo do sr. prefeito, mas querendo realmente contribuir com o progresso de nossa cidade. Pode contar sempre comigo."


Peço a todos que lerem esta entrevista, que  não deixem de ler esta mensagem (clique aqui)
.

Um comentário:

  1. Boa, idéias claras, e expondo os fatos. Acho que todos tem que atuar, e dizer o que faz. Sem dúvida ótima entrevista, e claro que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
    Tinha um presidente americano, que pediram para ele qual a receita para o sucesso. E ele não disse, disse o oposto: "Dou lhe a receita do fracasso: QUERER AGRADAR A TODOS". Passou um tempo ele levou uns 2 tiros em DALLAS-TX.
    JOHN F. KENNIDY.
    Por isso que tem uma idéia, tem que seguí-la. Mesmo que desagrade vários do partido, vários da cidade, vários do planeta. Mesmo que isso lhe custe ir mais cedo para casa, ou talvez para o céu. Mas lutar é preciso, e abandonar sonho de ver um mundo melhor, é a última coisa a se fazer.
    Por isso Sabinense, vamos lutar porque o paraiso é bem após a nossa ponte.
    Abraços,
    MANDHI

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...