Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sábado, 27 de outubro de 2012

Coluna de Ruyzinho: As chances de Pedrão

Ruyzinho Arruda - Advogado


27/10/2012

Pedrão tem muitas chances de vencer na justiça

Ruyzinho Arruda

Muita gente pergunta a este colunista/advogado se a questão eleitoral demorará para ser resolvida na justiça.

A resposta é não.

A justiça eleitoral é muito célere.

Meus interlocutores costumam me lembrar de que o caso que envolveu o prefeito Gilmar e o vereador Geninho demorou quase oito anos para ser julgado.

Sim, isso é verdade. A questão criminal demorou todo esse tempo, mas a eleitoral demorou apenas 6 meses.

O Prefeito Gilmar foi acusado em 2004 de crime de compra de votos.

Entenda o caso:

Um eleitor sabinense afirmou que o então candidato a vereador Geninho Duenhas teria lhe dado 50 reais para ganhar seu voto para si e para o então candidato a prefeito Gilmar.

Testemunhas, parentes do eleitor que fez a acusação, confirmaram esta versão.

A acusação de compra de votos só foi apresentada á justiça em janeiro de 2005, quando Gilmar e Geninho já haviam sido diplomados.

O caso foi julgado em maio de 2005 mesmo, na comarca de Lins, e Gilmar e Geninho foram condenados à perda dos respectivos mandatos.

Meses depois, o TRE julgou o recurso de Gilmar e Geninho. Foram absolvidos por três votos a dois.

Os desembargadores que absolveram Gilmar e Geninho entenderam que como as testemunhas pertenciam a uma mesma família, poderiam estar conluio com o único intuito de prejudicarem os dois acusados.

Resumindo: A justiça eleitoral agiu rapidamente, e o caso de Sabino foi decidido em poucos meses. Gilmar e Geninho não perderam seus mandatos por uma questão muito subjetiva, que não serviu para livrá-los da condenação criminal.

Vejamos agora os fatos relacionados à eleição de 2012 e a Pedrão, o mesmo candidato que recorreu à justiça em 2004.

Primeiro: Pedrão já acionou a justiça eleitoral que atualmente faz a devida investigação de que se existiu ou não compra de votos por parte dos candidatos Lelo e Tetão no último pleito (os dois acusados, neste momento, não podem ter acesso aos autos). Pedrão não demorou dois meses para fazer isso, como ocorreu em 2004. Ele também apresentará o devido instrumento legal para suspender a diplomação de Lelo e Tetão.

Segundo: Ao contrário do que ocorreu em 2004, Pedrão não apresentou apenas um fato isolado para anular os votos de Tetão e Lelo. São dezenas de casos de pessoas que não têm parentesco entre si. Além disso, ao contrário de 2004, agora se tem nos autos provas materiais que demonstram de forma clara e objetiva a existência  de uma verdadeira quadrilha que se formou com o intuito de comprar votos.

Terceiro: Com o julgamento do mensalão, transmitido pelas TVs de todo o Brasil, ficou claro que em casos de corrupção (compra de votos é corrupção eleitoral) bastam os indícios para se condenar alguém, já que o criminoso faz de tudo para apagar seus rastros. Porém, não é o caso atual de Sabino. Não foram apresentados apenas indícios. Existem provas sólidas contra Lelo e Tetão.

Quarto: Ao contrário de 2004, o caso da compra de votos caiu no conhecimento de toda a população que está indignada e clama por justiça. Sabe-se que as testemunhas já até deram entrevistas para uma grande Rede de TV, e que estas irão ao ar assim que a justiça tomar certos procedimentos, e desta forma as reportagens não atrapalharem as investigações.

Este colunista não tem dúvida alguma que Lelo e Tetão perderão seus mandatos. Por enquanto, a única dúvida que tenho é se serão suspensas as diplomações de ambos.

É lamentável que isso tudo tenha acontecido.

Sabino, em questão eleitoral, ainda está muito atrasada em relação á história e acultura brasileira.

Muitos políticos ainda se comportam como os coronéis, tal qual é mostrado na novela Gabriela. Além de comprarem os votos, o fazem com a maior naturalidade e ainda criticam quem reclama desse comportamento.

Mas o grande culpado disso tudo é o eleitor que se deixa comprar e que coloca seu voto à venda.

Ele prefere a satisfação de cem reais, que gastará logo que imediatamente ao momento que recebeu, a ter uma cidade bem administrada, com boa saúde e educação, resultado de uma boa escolha, que deveria ter sido feita na eleição.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...