Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Psicopata à solta matando animais?

Que mal este cãozinho poderia te fazer?
Acabo de saber que no domingo, alguma pessoa imbuída de uma perversidade fora do comum, retaliou e perfurou um cachorrinho poodle de uma senhora nossa amiga.

O malfeitor, como se não bastasse o que já tinha feito, ainda cortou as partes genitais do pobre cão.

O cãozinho ainda procurou a casa de sua dona e morreu em seus braços.

Leitores, não pode ser considerada normal uma pessoa tão cruel como essa. É um psicopata. Vive entre os normais, tem noção de seus atos, mas sente prazer em ser cruel.

Esse covarde precisa ser preso.

A população tem de ficar atenta com seus bichinhos domésticos e denunciar qualquer ato covarde contra estes animais.

Isso é crime. Já escrevi aqui e torno a repetir.

PS: quando mataram o gatinho, de minha vizinha Érica, atravessaram um espeto de ferro em seu corpo.

Artigo 32-LEI 9.605 de 12/02/1998: 

Praticar ato de abuso, maus trato, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Parágrafo 2º: A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.

Pena: Detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

Uma pessoa que tem coragem de matar um cão doméstico, indefeso, com atos de barbarismo e covardia, é também capaz de matar outro ser-humano.

Alô, Polícia!! 
Tem criminoso à solta. Façam alguma coisa.


Ulisses Guimarães em Sabino -1986

Em agosto de 1984 eu entrei em contato com a assessoria do então vice-governador Orestes Quércia (morto em dezembro de 2010) e, por intermédio deste, obtive autorização para fundar o PMDB em Sabino.

Fiz isso com a ajuda de alguns amigos, que tinham ideias comuns às minhas e que foram tão sonhadores quanto eu na ocasião: "Seu" Evandro, gerente da Caixa Estadual, João Leiva, que era o delegado de polícia, Ageu, escrivão de polícia, e Rubens Rípoli, funcionário público da Casa da Agricultura.

A "façanha" disso era o fato de na época só existir em Sabino partidos ligados aos dois grandes líderes políticos de então, Hélio Savazzi  e Fuad Weby, ambos ex-prefeitos.

Eles comandavam respectivamente o PTB e o PDS, onde seus grupos políticos eram filiados.

O prefeito era o Toninho, Antonio Ferreira Costa, eleito pelo grupo do Fuad.

Hélio comandava a oposição. Fora derrotado por Toninho na eleição anterior, 1982, e se preparava para disputar a prefeitura novamente, em 1988, contra o Fuad.

Em 1984, o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar. Não elegíamos presidente da república. E o PMDB era o principal partido que lutava pela redemocratização do país.

O PMDB era presidido por Ulisses Guimarães e reunia políticos como Franco Montoro, governador do estado, Fernando Henrique, senador, Mario Covas, prefeito da capital, Quercia, e muita gente boa.

O PMDB de Sabino cresceu com o sonho de lançar um candidato a  prefeito para entrar na disputa que seria travada ente Hélio e Fuad.. Nosso candidato seria Pedro Santana, dentista.

A fundação do PMDB em Sabino teve um simbolismo maior, que enxergo hoje, que seu peso eleitoral.

Sua fundação mostrou que todo cidadão poderia ser candidato e participar da política, independente da vontade dos caciques políticos da cidade.

Algum tempo depois, o jovem vereador Gilmar Siviero, a convite meu,  ingressou no PMDB.

Em 1986, Tancredo Neves do PMDB, já tinha sido eleito presidente da república, já havia morrido, e José Sarney assumido em seu lugar.

Sarney cumpriu alguns compromissos de Tancredo Neves e convocou eleição para a formação de uma Assembléia Constituinte - bandeira de luta do PMDB e de Ulisses Guimarães. O povo iria às urnas escolher representantes para escreverem uma nova constituição para o Brasil e transformá-lo em uma democracia.

Eu apareço de braços cruzados. Tinha apenas 21 anos e era muito crédulo.
Esta foto ao lado mostra um comício organizado por nós do PMDB de Sabino, realizado em setembro de 1986 em apoio às candidaturas de Orestes Quercia para governador e Ulisses Guimarães para deputado federal constituinte. Este na ocasião era presidente da câmara federal, ocupava a função de vice-presidente da república e presidente nacional do PMDB.

Na foto, aparecem pela ordem, da esquerda para a direita, Roque Citadini, hoje conselheiro do Tribunal de Contas de SP e do Corinthians; eu, Gilmar, Roberto Purini, ex-deputado estadual de Bauru; atrás dele Pedro Santana, Eugênio Comparini,  João Grande, pai do Peninha, e Ulisses Guimarães.

Escola de tempo Integral: um sonho que sonhei junto com a Dona Irma

Manhã: aulas convencionais
No ano 2000, quando o Gilmar concorreu à reeleição, eu e a Dona Irma Siviero sugerimos, e ele aceitou, que fosse incluída em sua proposta de governo a "escola de tempo integral" para os alunos do ensino fundamental da rede municipal.


Eu e a minha colega educadora imaginávamos uma escola em que no período da manhã os alunos teriam as aulas convencionais - mas de uma forma mais dinâmica e participativa - e na parte da tarde, após almoçarem,  fariam atividades diversas relacionadas à preservação do meio-ambiente, iniciação ao trabalho, arte, esporte, informática. Tudo isso usando os próprios e equipamentos públicos municipais já existentes, como a praia, o ginásio de esporte e campos de futebol, o viveiro, o antigo grupo escolar (hoje EMEI). O gasto maior seria na contratação de mais professores.


Esporte, Arte e Meio-Ambiente, à tarde


Isso tudo começaria no ano 2001 ou 2002.

Entretanto, naquela eleição o Gilmar não foi reeleito. Das suas eleições seguintes eu não tive participação.

Mas, vejam...  Se a escola de tempo integral tivesse sido implantada, a geração de alunos que na época tinham 6, 7, 8 anos de idade, hoje teriam 16, 17, 18. Seriam jovens com uma formação mais completa, que tiveram menos tempo ocioso, mais conscientes. Poderiam estar trabalhando e hoje muitos deles não fariam uso de drogas.

Infelizmente, em 2000,  o Gilmar não foi reeleito, e esse projeto não foi posto em prática.

Tenho certeza que se isso tivesse acontecido, hoje, teríamos menos preocupações  com os nossos jovens.

Fica aqui a ideia registrada para ser usada por quem quiser aproveitá-la.

Fora da Caridade Não Há Salvação

Caridade não é simplesmente o ato de doar  para cumprirmos uma obrigação social. Para ser caridade tem de existir o prazer de doar.

Caridade não é doar o que nos sobra e não nos faz falta. Para ser caridade, o que foi doado tem de nos ter valor.



Caridade não é  apenas doar bens materiais, pois é mais fácil dar comida, dar roupa, dar dinheiro, que doar nosso tempo, nossa atenção, nosso descanso.

Na verdadeira caridade não existe publicidade e sim discrição.

Caridade é amar quem não nos ama. É compreender quem nos critica. É perdoar quem nos ofende. É tolerar quem nos incomoda. É  respeitar cada um como ele é. É não permitir injustiças. É disseminar a verdade.

Caridade é difícil de ser realizada, por isso ela nos é cara.

Mas é ela a passagem para a grande viagem que todos desejamos um dia fazer. 

A viagem que nos levará à terra da paz, do amor, da felicidade. ou seja, à nossa salvação

Busquemos a caridade, pois sem ela não há o porquê viver, já que vivemos para conseguir a salvação. Entretanto, fora da caridade não há salvação.


PS: Lembre-se também você que, talvez, não acredite na vida após a morte, em céu, em Deus. A caridade, por si só,  transforma este mundo num mundo melhor, sem precisar da interferência do Pai Celestial.

Acabei de ver o filme que fala sobre a vida do Dr Bezerra de Menezes e me deu uma vontade de escrever o texto acima.

Para o médico Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti , o doente representava o anjo da caridade que lhe vinha fazer uma visita e lhe trazia a única moeda que podia saciar a sede de riqueza do Espírito. Seus gestos de bondade e sua infatigável compaixão tornaram-se lendários. Dedicou toda sua vida para a realização do bem, sem buscar nada em troca e não se importando com seu sacrifício pessoal. Dizia ele: "Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate à porta”

"Agente móvel" no conserto

Nesta segunda-feira, logo de manhãzinha, o "agente móvel", carro utilizado pelos agentes de saúde para visitarem a zona rural, foi recolhido à oficina pelos mecânicos da prefeitura municipal.

A direção do posto de saúde disponibilizou um outro veículo para a realização das visitas dos agentes às famílias da zona rural. Desta forma, a população não foi prejudicada por falta de veículo para os agentes.

Quem me passou esta informação foram os mesmos agentes que reclamaram ao BdR sobre os problemas do "agente móvel".

Parabenizo as senhoras Irma e Simone, que respondem pelo posto de saúde.

É a segunda vez que este blog publica uma reclamação referente à repartição que dirigem e que apresentam a solução de forma imediata, dando exemplo de como devem agir os servidores públicos.

Apelido... todo mundo tem um... e em Sabino também é assim

Nos acostumamos tanto a chamar as pessoas por apelidos que acabamos esquecendo de seus nomes verdadeiros


Atendendo a uma sugestão de meu irmão, Dalthon Cézar, resolvi listar os diversos apelidos de diferentes pessoas de nossa cidade.

Veja se você conhece alguém e se sabe seu  nome verdadeiro.


Animais:

Mandi, Pintado,  Mané Mulinha, Peru, Cobra, Cobrinha, Rato, Boi, Periquito, Paca, Bodão, Cabrita, Jacaré, Jabuti e Dragão


Cachorros  Famosos:

Scooby e Bidu


Comestíveis:

Pepino, Jiló, Abobrinha,  Goiaba, Meu Pão, Pinga Véia , Xarope


Numerais:

Cinco mil,  Duzentão


Partes do Corpo:

Pezão, Cabecinha, Cabeção, Queixada, Toquinho, Chico "Tripa", Boca Dura, "Oreia"


Parte do Corpo das Aves:

Bicão, Peninha


Coloridos:

Zé Preto,  Zé Branco,  João Vermelho


Assombrações:

Cuca, Pererê, Coiso, Zé Capeta


Personagens da Literatura:

Peri e Cici (já que não tem Ceci)


Objetos Variados:

Estilingão, Caroço, Cabaça, Barbante

E mais...

Dibó, Labica, Melosa, Manco, Psti, Neuso, Neca, Lió, Perê, Gola, Véio, Tó, Tiburcio, Poneis, KunKum, Dilão, Sonho, Sebinho, Nozoca, Tirisco, Pierrô, Tico da Mantina, Tiroteio, Betão ( que na realidade se chama Arthur), Borsão, Bureza, Tem, Madado, Penteado, Queco, Natureza, Titê, Obelix.



Quando este blogueiro era goleiro, o Chico Tripa o chamava de Olívia Palito, com a quadra lotada. Graças a Deus, eu fingia que não ligava e o apelido não pegou.


Se você lembrou de mais algum apelido de algum sabinense,  coloque ele ai nos comentários.


Obs: deixando as brincadeiras de lado, recomendo aos professores do ensino infantil e fundamental que visitem este site da UFMG (clique aqui), pois apelido é uma coisa que marca e pode até prejudicar o rendimento de uma criança ou adolescente na escola.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...