Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pesquisa ajuda candidatos a vereadores escolherem seus destinos

A pesquisa publicada hoje pelo BdR serve mais para os futuros candidatos vereadores tomarem suas decisões a que rumo seguir, que aos eleitores.

Até o final de setembro, quem tem interesse em se candidatar tem de escolher um partido político, pois deve estar filiado a ele uma ano antes das eleições.

Do mesmo modo, os candidatos com maior intenção de voto têm agora maior poder de atração para buscarem candidatos a vereadores para suas chapas.

É mais fácil ser eleito vereador concorrendo ao lado de um candidato a prefeito mais competitivo.


Enquete do BdR - Prefeito de Sabino

Leitores e eleitores,

Coloquei ai ao lado uma enquete para vocês colocarem suas intenções de voto.

Candidatos, não se preocupem que não é possível ninguém votar duas vezes, pois o Blogger impede isso.

A enquete será fechada dia 20 de setembro às 18 h.

Ela não tem cunho científico e só consegue registrar a intenção de voto de quem tem internet.

Estou postando a enquete atendendo a pedidos de eleitores dos diversos candidatos que estão aí.

Analisando os números da pesquisa

Como eu já comentei, o BdR não possui todos os dados da pesquisa, sendo assim, não é possível fazer analises mais profundas que a que vou tentar aqui.

Algo que é possível notar com muita clareza na pesquisa é a estabilização do candidato Tetão. Em quatro cenários diferentes em que foi testado suas intenções de voto, praticamente, permanecem a mesma, dando a entender que não tenha potencial para crescimento.

Situação semelhante ocorre com o candidato Marquinhos, cujas intenções de votos são a mesma tendo o candidato Pezão, ou sem ele, nas eleições. Este blogueiro esperava um desempenho melhor de Marquinhos, pelo fato de ter sido candidato a prefeito na eleição anterior. Também esperava que com a retirada do nome de Pezão, sua intenção de voto aumentasse, já que durante longo tempo ambos militaram politicamente ao lado do prefeito Gilmar.

O mesmo eu posso dizer das intenções de voto de Pezão, que não aumentam quando se retira o nome de Marquinhos.

Entretanto, seus 11% de intenções surpreenderam, já que pouco se fala na cidade sobre sua candidatura a prefeito, que inclusive já foi descartada pelo próprio em entrevista ao BdR.

Notei também que a ausência dos candidatos Marquinhos e Pezão alteram pouco as intenções de voto de Pedrão e Tetão, que permanecem praticamente as mesmas em 4 cenários diferentes. 

Esse tipo de situação é bom para Pedrão que lidera a pesquisa/enquete com quase 40% das intenções, mas é ruim para Tetão.

Leitores, pesquisa testa apenas um momento da campanha e não é previsão de futuro. Não vi outros dados, como por exemplo "brancos", "nulos", "não responderam", como também não vi os dados que mostram a renda, sexo e idade dos entrevistados. Apenas com os dados completos, coisa que eu não tenho, é que eu poderia fazer uma análise com maior precisão e indicar uma tendência do eleitorado. Por enquanto, só escrevi o óbvio do que foi revelado pela pesquisa.

Não foram testados os candidatos Bruno Caramel e Lelo. Gostaria muito de saber a intenção de votos destes dois candidatos, pois acho que surpreenderiam, pelo que tenho escutado na cidade.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...