Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nossa Gente: Jordino Pinto Mariani

Soldado Mariani, em 1947: 1ª autoridade policial
de Sabino.


Jordino Pinto Mariani nascido em 06 de novembro de 1912, na cidade de Cotegipe BA. Veio para o Estado de São Paulo com 17 anos de idade, no antigo vapor (barco a vapor, também chamado de Ita).

Logo após ingressou na extinta força pública que seria hoje a PM (Polícia Militar), iniciando sua carreira militar no ano de 1942, na cidade de Araçatuba, onde conheceu sua esposa Cadi Abrão Mariani, uma bela jovem filha de sírio com italiana, com quem teve três filhos: Elísio, Arnaldo e Rita.


Dona Cadi Abrão, considerada a mais bela sabinense,
no primeiro concurso de beleza de nossa cidade.
O soldado Mariani teve sua transferência para nossa Vila (assim chamada na época), em 1947 já que essa não contava com nenhuma autoridade policial e a desordem prevalecia com baderneiros e capangas do Coronel Ribas, que adentravam aos bares e aterrorizavam à população com seus cavalos crioulos.

Mariani "arrochava" com eles já que era um baiano muito bravo. 

A molecada com estilingue se amedrontava toda com o soldado Mariani, já que ele cortava as borrachas (tripa-de-mico) das forquilhas com seu belo canivete corneta (quem lembra bem disso e sempre conta essa história é o Milton Cabeleireiro).

Com  sua chegada a Sabino, o soldado Mariani, fez imperar a Paz e a obediência em nossa cidade (ainda era vila).

Em 1950 foi designado para comandar um pelotão na cidade de Promissão, época em que foi inaugurada a cadeia, lá  ficando por 10 anos. Logo em seguida mudou-se para a capital, São Paulo, onde se aposentou como segundo sargento.

Faleceu no ano de 1993, no hospital de Barro Branco da Polícia Militar, vítima de um erro médico.

Hoje, em Sabino, ainda moram seu filho Arnaldo e seu neto Rodrigo Ortiz, que nos trouxe essa história, de um homem tão importante para a história e formação da sociedade sabinense.

Obrigado, SOLDADO MARIANI e que Deus o tenha em sua santa paz.
                                                              
                                                                            ( texto de Rodrigo Ortiz)


Doutor Albertoni será candidato a prefeito pelo PSDB ...

... de Sales.

Este nosso amigo querido, que atende todas as noites e manhãs no Posto de Saúde de Sabino, será candidato a prefeito no município vizinho ao nosso, onde reside há mais de 20 anos.

Dr Albertoni é médico em Sabino já há alguns anos e também seu nome foi cogitado em diversos momentos para ser candidato aqui em nosso município.

O BdR deseja ao Dr Albertoni sucesso na sua nova empreitada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...