Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Contagem regressiva para o final do mandato do prefeito Gilmar Siviero

Dia 4 de janeiro de 2012. Faltam, contando com o dia de hoje, 363 dias * para terminar a administração Gilmar Siviero.

Eleito em 2004, reelegeu-se em 2008 com facilidade, graças à excelente avaliação de sua administração.

Aliás, o reconhecimento de Gilmar como bom administrador, ao longo de 11 anos de mandato, é constante, inclusive na boca de seus opositores.

Mas não é a questão administrativa somente que abordarei neste post, a política também.

Em pesquisa já publicada por este blog em setembro último, ficou constatada a boa avaliação que a população faz da administração Gilmar Siviero.

A pergunta que me fazem é a seguinte: Como Gilmar usará esse patrimônio de aprovação á sua gestão somado à sua experiência política na eleição de 2012 ?

Não tenho a menor dúvida de que Gilmar terá um candidato próprio, do PSDB, e que trabalhará para elegê-lo. Até bem porque, caso não apoie candidato algum, sua administração se encerrará em junho, quando ocorrem as convenções partidárias e as escolhas dos candidatos a prefeito e a vereadores.

Não tendo candidato próprio, Gilmar terá dificuldade para concluir planos e projetos que traçou. Já disse a ele que até o cafezinho em seu gabinete faltará, caso os servidores públicos municipais enxerguem sua administração como algo descontínuo e com fim agendado.

Segundo me falaram, até os fornecedores da prefeitura deixam de tratar com prefeito em exercício para tratarem com o prefeito que tomará posse.

Penso que Gilmar queira que seja eleito alguém que dê continuidade a alguns projetos seus.

Apesar de já ter participado direta ou indiretamente de 20 anos da administração sabinense, não é sensato dizer que Gilmar se aposentará da política. Ao contrário. Ele é novo, 53 anos,  e está no auge da experiência, de vida,  política, administrativa e profissional.

Não ter candidato seria o mesmo que se aposentar.

Mas não basta ter candidato, penso que, para Gilmar, o melhor seja  eleger esse candidato.

Um prefeito só consegue eleger seu sucessor se faz uma boa administração, e se essa avaliação positiva de sua gestão ocorre exatamente no ano da eleição.

Sendo assim, não basta para eleger seu sucessor que Gilmar tenha feito uma boa gestão até agora. É decisivo o que ele fará durante este este ano até o dia da eleição.

Se este blogueiro fosse consultado sobre em quais áreas o prefeito deveria investir em 2012, responderia de pronto: segurança pública e ações direcionadas à criança e juventude.

Em pesquisa encomendada pela própria administração municipal foi detectado que a população sabinense apontou como os principais problemas da cidade a segurança e o desemprego (empatados).

Na área da segurança a prefeitura poderia instalar algumas câmeras em alguns locais estratégicos e nos próprios municipais (praças, calçadão, escolas, praias, ruas, avenidas). Poderia criar uma central de monitoramento e contratar uma empresa de vigilância para rodar a cidade durante a noite. Poderia também colocar sistemas de alarme que poderiam ser acionados pelos próprios moradores quando necessário fosse (assim como ocorre em algumas ruas de Curitiba). Os vigilantes munidos com rádios e atuando preferencialmente em equipe, ajudariam inibir o tráfico, o consumo de drogas e por consequência os furtos.

As ações relacionadas á juventude a que me refiro são educação, cultura, esporte e lazer.

A educação e cultura ajudam na formação e capacitação profissional.

Ano passado, o próprio prefeito me informou que instalaria lousas digitais nas salas de aula.

A ideia é boa e vai ao encontro da formação do jovem para a era digital. Mas, precisa haver capacitação dos professores e a  elaboração de um projeto pedagógico maior.

Seria muito bom também se a prefeitura investisse um pouco mais e também comprasse as mesmas lousas para a escola estadual e proporcionasse capacitação para esses professores. Ao contrário da boa avaliação que a população sabinense faz da escola municipal, a estadual é pessimamente avaliada (estou reproduzindo apenas o que escuto, pois não acompanho diretamente o trabalho).

Mais investimentos no lazer e esporte afastarão os jovens das drogas e melhorará seu desemprenho na escola e no trabalho. Entretanto é necessário que as pessoas que agem nestas áreas na atual administração repensem um pouco o que fizeram e diversifiquem deixando de lado a mesmice,

Agindo nestes dois pontos, Segurança e Juventude, a prefeitura estará solucionando um problema que foi detectado por ela própria na pesquisa que encomendou.

E os resultados positivos e eleitorais virão. Não é mágica e sim ciência.

Embora bem avaliado, inaugurações e realizações
de anos anteriores não devem ter grande impacto
na eleição, mas sim aquilo que for feito neste ano.
As casas populares não farão diferença alguma no resultado eleitoral, até bem porque elas serão entregues apenas após a eleição.

A Saúde, área altamente bem avaliada da atual administração, também não fará diferença para eleger um candidato da situação. Prejudicaria sim um candidato que deixasse dúvidas na população sobre a continuidade do atual sistema.

Outras obras e realizações até poderão ajudar também ao prefeito Gilmar eleger seu sucessor, mas em minha análise, as que mencionei são fundamentais.

Lembro também, não somente ao prefeito, mas todos os candidatos, que os eleitores com menos de 40 anos usam a internet com grande frequência e desta forma, ações positivas, ou negativas, direcionada à juventude se propagam com uma velocidade muito grande. Os efeitos dessa divulgação via internet poderá tanto jogar uma candidatura qualquer para o alto, como também destruí-la.

* Obs: coloquei um contador no lado direito superior da página para ilustrar este post, mas o retirarei no final da semana. Não consegui colá-lo aqui.




Feliz Aniversário, Dona Irma e Bruno Rípoli !

Tá bem na foto, heinm!!
Hoje é aniversário de minha amiga, colega, e sempre professora Irma Siviero Rípoli.

Por causa do tempo em que fui seu aluno, só a chamo de "Dona" Irma.

Desejo a senhora, nesse seu dia, muita felicidade.

Deus lhe deu muita força, e a senhora sempre mostrou ser uma mulher de fibra. Sendo assim, vai conseguir enfrentar e superar os momentos difíceis que a vida nos dá.






Acho que vai ficar careca
 em breve

Também hoje é aniversário do meu amigo, e sobrinho de coração, Bruno Luiz Rípoli Roza.

Se eu não estiver enganado, já chegou aos 29 anos. Está quase me ultrapassando na idade.

Parabéns, Bruno!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...