Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sábado, 15 de dezembro de 2012

Matéria de hoje do jornal "A CIDADE"

15/12/2012

SABINO - Compra de Votos em Sabino – Definição deve sair depois da diplomação do dia 18

Jornal A Cidade


Juiz Eleitoral – Dr. Antônio Apparecido Barbi chamou a atenção de algumas testemunhas

Município de Sabino aguarda a decisão da justiça
Compra de Votos em Sabino – Definição deve sair depois da diplomação do dia 18
Resultado das perícias nos computadores apreendidos e transcrição da audiência ainda não foram juntados ao processo

A definição de quem deve assumir o cargo de Prefeito de Sabino no dia 1º de janeiro, deverá sair depois da diplomação, que acontece na próxima terça-feira, dia 18 de dezembro.

Seguindo o rito especial da ação, que pode resultar na cassação de Tetão e Lelo, após a juntada no processo dos resultados das perícias nos computadores apreendidos com Bruno Rípolli, bem como das transcrições dos depoimentos das testemunhas em audiência realizada no dia 7 (sete), cada parte terá o prazo de 3 (três) dias para apresentar as Alegações Finais.

No caso dos advogados de Pedrão, as Alegações Finais são o momento de se apropriar das provas que foram produzidas durante o processo, argumentar que todos os fatos alegados na inicial, foram provados, e que as provas são favoráveis a teses. Estes ainda deverão em alegações fazer um resumo da inicial e logo depois demonstrar que as provas foram favoráveis, por isso, isso e aquilo, e pedir a condenação dos réus.

No caso dos advogados de Tetão e Lelo, estes deverão fazer um resumo da tese de defesa e demonstrar que o autor não conseguiu provar as teses por ele alegadas, ou seja, a compra de votos. Deverão ainda em alegações apontar que com as provas produzidas restou comprovado fato modificativo/impeditivo ou extintivo do direito do autor.

Por tudo isso, a decisão deve sair depois da diplomação.

Audiência do dia 7 de dezembro

Na última edição, afirmamos que seriam publicados maiores detalhes, com relação a audiência que ouviu as testemunhas de acusação e de defesa.

Das 6 (seis) testemunhas arroladas pelo autor, Pedro de Paula “Pedrão”, duas delas não compareceram. Segundo o advogado de Pedrão, Dr. Ruy de Arruda, o motivo da repentina ausência das duas testemunhas é muito suspeito, para não afirmar outra coisa.

Ainda segundo o Dr. Ruy, mesmo desfalcadas as 4 (quatro) testemunhas que foram ouvidas descreveram claramente o suposto esquema de compra de votos. Uma das testemunhas teria afirmado a veracidade do vídeo onde aparece o candidato Tetão.

Por sua vez, as testemunhas arroladas por Tetão e Lelo não souberam esclarecer com clareza, o porque das listas com nomes de candidatos, de eleitores e o número dos seus respectivos títulos. 

Segundo informações passadas e ainda não confirmadas, com relação aos fornecedores da campanha de Tetão e Lelo, estes se limitaram a informar que uma pessoa desconhecida autorizou a abertura de conta um em nome da campanha e que alguns vereadores se aproveitaram dessa, para retirar produtos. Os fornecedores afirmaram que tudo isso se deu sem o consentimento e conhecimento de Tetão e Lelo. 

Em determinados momentos o Juiz Eleitoral – Dr. Antônio Apparecido Barbi chamou a atenção de algumas testemunhas, para o fato de estarem afirmando fatos, nitidamente contrários às provas dos autos.

Segundo o advogado de Pedrão, Dr. Ruy de Toledo Arruda Neto este esta confiante com o resultado positivo da ação. Este não vê nenhum problema, com relação a possível diplomação de Tetão e Lelo, pois assim que sair a sentença esta tem efeito imediato, ou seja, cassa os registros das candidaturas como os diplomas. Além disso, salientou que se baseando no artigo 41 A da lei 9.504/97 e em julgamentos anteriores, este não oferece efeito suspensivo, ou seja, em caso de cassação Tetão e Lelo não poderão recorrer e serem empossados no dia 1º. Ruy garantiu que no dia 1º de janeiro, o candidato a Prefeito Pedro de Paula “Pedrão” tomará posse como Prefeito de Sabino. 

                                                  ---- --------  // -------------

Quanto a matéria acima, publicada no jornal A Cidade, queria apenas esclarecer a frase final, em que eu teria "garantido" que Pedrão tomará posse como prefeito no dia 1º de janeiro.:

O que eu expliquei ao jornal foi o seguinte: Saindo a sentença condenatória, o diploma de Tetão será cassado e a lei manda que se diplome e de posse a Pedrão. Entretanto, os condenados poderão recorrer e poderão até conseguir uma liminar para tomarem posse. Mas, a regra atual é que se de posse a Pedrão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...