Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sábado, 6 de agosto de 2011

O médico da família, os agentes de saúde, o bom atendimento e o carro quebrado

Médico da  Família: prevenção de doenças
Em sua entrevista ao BdR, o Marquinhos comentou sobre sua intenção de instituir o "médico da família", programa de saúde preventiva em que um médico visita as famílias periodicamente e acompanha a saúde destas.

Sempre entendi que esse programa é necessário e possível de ser implantado em nossa cidade.

O prefeito Gilmar já deu o primeiro passo para isso. Ao abrir concurso e nomear 12 agentes de saúde, iniciou um programa de saúde familiar, e de prevenção de doenças que vai ao encontro do que propôs Marquinhos. As propostas de ambos não se anulam. Ao contrário, elas se convergem para o mesmo objetivo.

Já ganhei uma causa na Vara da Família, em que um pai de outra cidade reivindicava a guarda de seu filho alegando que em  Sabino seu filho não teria uma boa qualidade de ensino e de assistência de Saúde. Mostrei para o juiz, detalhadamente, como funcionam as redes sabinenses  de saúde e de ensino, e este então indeferiu o pedido do pai, dando a guarda da criança para sua mãe, moradora de nossa cidade.

Sou um admirador do que o prefeito fez e está fazendo na área de saúde em nossa cidade. Uma prioridade que em muitos municípios é deixada de lado.

Piscina do Centro de Reabilitação Física

Algumas ações feitas na área da saúde em Sabino são encontradas em países desenvolvidos, mas não no Brasil. Quem duvida, basta  conferir visitando o Centro de Reabilitação Física.

Também, costumo observar como os funcionários do Posto de Saúde tratam  bem, com atenção e interesse, os usuários da saúde. Coisa rara em estabelecimentos públicos de saúde.




Mas...

Um morador da zona rural trouxe para este blogueiro a reclamação de que o atendimento à sua família tem sido prejudicado pelo fato do veículo que transporta os agentes de saúde estar quebrado.

Fui conferir e conversei com 5 agentes de saúde.

Fiquei chateado em saber que os agentes de saúde estão momentaneamente insatisfeitos em seu trabalho. Em especial, com o "agente móvel" que vive quebrado e compromete o atendimento da população rural.

Um deles me relatou por e-mail:

"...sou agente comunitário de saúde, e a minha bronca é a respeito do chamado "agente móvel", um apelido que colocamos no carro que nós agentes usamos para fazer as visitas rurais. Já tem uns 2 meses que nosso carro vive quebrando e nossas visitas ficam a desejar...porque quase nunca tem outro carro pra colocar no lugar daquele. Hoje mesmo (05/08/2011), o carro já estava lá quebrado, e a semana que vem...eu quero só ver como é que vamos fazer. Até o próprio mecânico da prefeitura já desistiu de arrumar o carro.
Se quiser tirar dúvidas, é só ir na segunda feira no posto de saúde e ver com seus próprios olhos..."


Desde que iniciei este blog, uma das pessoas que mais me incentivou foi a "dona" Irma Siviero, que se colocou à disposição para qualquer esclarecimento relacionado à área da saúde. Sempre que a procuro, juntamente com a Simone, não têm se negado a explicar tudo que questiono.

Tenho certeza que quando lerem este post  enviarão para o BdR todas as explicações necessárias ao leitor e a solução deste problema que compromete o atendimento das famílias  da zona rural.

Equipe de agentes de saúde de Sabino: programa implantado pelo prefeito Gilmar



  


Sabino precisa de suas igrejas

Fiquei curioso e fui contar.

Sabino possui, entre igrejas, templos e, ou, casas de oração 15 instituições  religiosas.

São elas: uma igreja católica, um centro espírita Kardecista e 13 igrejas evangélicas, ou, cristãs não católicas.

Todas essas 15 instituições religiosas possuem mais coisas em comum do que divergências entre si.

São todas adeptas do cristianismo, seguem os ensinamentos de Jesus Cristo.

Divergem apenas na liturgia, na nomenclatura de seu dirigente espiritual, e em um ou outro detalhe que não é suficiente para dizer que não são iguais.

É muito bom que nossa cidade tenha tantos templos religiosos. A proporção  é de uma instituição religiosa para cada grupo de 367 habitantes.

Independente da crença ou não crença de cada um, as instituições religiosas ajudam a incutir nas pessoas valores éticos e morais, que são muito necessários para o exercício da cidadania e para o convívio na sociedade.

Clamo aos pastores, ao padre, aos dirigentes espirituais de uma maneira geral, para uma tarefa  de salvação, na qual todas essas instituições  que dirigem precisarão marchar juntas.

Você precisam se unirem para salvarem a juventude sabinense e a nossa cidade da maldição das drogas.

É mais fácil evangelizar aquela pessoa que procura e frequenta a igreja, entretanto, estes já estão no caminho do bem.

Existe uma necessidade das igrejas irem em busca daqueles que estão desencaminhados e que talvez já perderam o discernimento para escolher entre o certo e o errado.

"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo."

O ensinamento maior que procuramos sempre seguir nos pede para amarmos o próximo. A todos eles. Mesmo aqueles que não nos faz o bem, que não frequenta igrejas, que nos perturba, que nos rouba. Mesmo aquele que não está tão próximo.

Vamos dar uma prova maior de amor ao próximo, de amor a nossa cidade. Unamo-nos num só objetivo e juntos vamos buscar uma solução para tirar a juventude das drogas e reverter um quadro negro que se apresenta em nossa cidade.

Mesmo que desta união consigamos tirar do mundo das drogas apenas um único irmão, a luta terá valido a pena. Pois, como diz um ensinamento do judaísmo: "Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro".


Curiosidade sobre as eleições sabinenses




Que em Sabino já ocorreram 14 eleições para se escolher o prefeito municipal? E que em apenas 3 não houve um ex-prefeito na disputa?

Que  Carlão Morales se candidatou pela primeira vez a vereador nas eleições de 1988, e perdeu, mas venceu as 5 eleições seguintes?

Que Carlão Morales, junto com os ex-vereadores Orlando Savazzi e Zinho Ravagnani, são os recordistas de mandatos em nossa Câmara ? (5 mandatos de vereador cada um)

Que Zinho Ravagnani é o recordista em anos na Câmara? ficou 22 anos consecutivos ocupando o cargo de vereador ( os eleitos em 1982 tiveram mandato de 6 anos)

Que o ex-prefeito Hélio Savazzi foi o mais votado nas eleições de prefeito de 1982, mas não foi eleito? Foram somados os votos dos três candidatos adversários e este total superou o número de votos de HS. Nesta época a legislação determinava que a vaga seria do partido que obtivesse mais votos. Assim, a vaga ficou com o candidato mais votado do PDS. Hélio Savazzi disputou a eleição sozinho dentro de seu partido, o PTB, e não teve mais votos para serem somados aos seus.

Que o ex-vereador João Carnicer foi convidado para se candidatar a vice-prefeito em 1982, mas não aceitou; de novo  em 1988, e também não aceitou; em 1992 aceitou ser candidato a vice-prefeito... e perdeu. Sabia?

Que o ex-prefeito Hélio Savazzi é o recordista  em vezes que disputou a prefeitura de Sabino? 5 vezes, ganhou 4

Que em segundo lugar vem o atual prefeito, Gilmar, que disputou 4 vezes e venceu 3?

Que a primeira mulher a ocupar um cargo eletivo em Sabino foi a ex-vereadora e professora Thereza Santanna?

Que em 1988 o PL só conseguiu eleger 1 vereador, mas 3 vereadores ocuparam esta vaga como titulares do cargo? É que o vereador eleito faleceu antes de completar um ano de mandato; o primeiro suplente que assumiu sua vaga, poucos meses depois renunciou a ela; e que quem completou o mandato foi o segundo suplente

Que em 1972 Hélio  havia vencido a eleição por apenas um voto. Foi feita a recontagem e a diferença aumentou para 11?

Que dos sete prefeitos que Sabino já teve, 4 ocuparam o lugar mais que uma vez?

Coordenador de Esportes corrige site "oficial"

Depois que o BdR mostrou o erro cometido, a Coordenadoria de Esportes de Sabino reconheceu-o e retirou do site, cujo endereço é http://www.bruanesport.com.br, os símbolos municipais e todas as inscrições que o identificavam como site oficial.

Agora, onde estavam o brasão do município e sua bandeira aparecem um leão e um macaco. Foram retirados também todos os dizeres que identificava o blog como sendo da Coordenadoria de Esportes de Sabino.

Quando noticiou a irregularidade, o BdR deixou bem claro que não via (e não vê) má fé no ato; que acredita na idoneidade do senhor Afonso Gomes; que na realidade, com sua atitude, deveria crer que estava economizando dinheiro público, pois usava um endereço na rede que já lhe pertencia; dessa forma a prefeitura não teria de pagar por um novo endereço na rede mundial de computadores para a coordenadoria de esportes. (interpretação deste blogueiro, pois até agora ninguém se manifestou a respeito)

O senhor Afonso Gomes é cidadão participativo de nosso município. Mesmo antes de ser convidado para ser o Coordenador de Esportes da Prefeitura de Sabino, já desempenhava um trabalho voluntário com os jovens da cidade, treinandos para o futebol e contribuindo para a educação destes, evitando que caíssem nas drogas.

Sempre que este blogueiro o procurou para discutir questões relacionadas ao esporte, o senhor Afonso Gomes o tratou com a maior atenção e interesse nas sugestões que lhe são passadas.

Assim que teve ciência da possível irregularidade que poderia estar cometendo,  reformulou o site.

O senhor Afonso Gomes merece o respeito e admiração deste blogueiro.

O site estava assim:
clique nas figuras para ampliá-las


Agora está assim:
Nos locais marcados com um círculo vermelhos estavam o brasão do município e sua bandeira; foram retirados também os dizeres que o identificavam como um site oficial



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...