Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Marquinhos fala ao BdR

Candidatíssimo
Marcos Lúcio Osório Dias , ou, simplesmente Marquinhos,  teve uma boa prosa com este blogueiro.
Como sempre muito gentil e simpático, foi muito objetivo em suas respostas.
Demonstrou ser uma pessoa que conhece bem os problemas de Sabino e tem idéias bem claras de como resolvê-los.


BdR: O senhor é candidato a prefeito de Sabino em 2012?

Sim. Neste momento sou candidato. A política é bem dinâmica. Pode acontecer de por decisão e conveniência do diretório do partido, que talvez prefira formar alguma aliança,  eu não seja candidato, mas no momento me preparo para isso.

BdR: Por que o senhor rompeu com o prefeito Gilmar em 2007 e deixou o PSDB?

Eu espero que não tenha ficado mágoas pessoais da parte do Gilmar e sua família comigo. Durante todo o tempo que estive ao seu lado fui fiel  à sua liderança política. Cheguei a ficar sozinho na Câmara defendendo o Gilmar, no período de 2001/2004. Deixei o PSDB e o grupo político do prefeito porque naquele momento achei que deveria procurar um espaço político próprio e que poderia realizar muito mais por Sabino.


BdR: Como assim?

Acabei me aproximando do deputado Arlindo Chinaglia. O Arlindo Chinaglia ajudou,  e continua a ajudar, muito Sabino. Graças a ele realizamos a maior obra de saneamento básico que a cidade já teve. Foi trocada  a rede de encanamento de água,  de amianto.
O Arlindo Chinaglia foi líder do PT na Câmara Federal, depois presidente desta casa... Ele não me convidou para transferir-me para o PT, mas, depois de nossa aproximação política, e como o PT estava ocupando  governo federal, achei melhor mudar de partido, pois, com isso, eu conseguiria trazer muita coisa para Sabino. E o PT e o PSDB, atualmente, possuem poucas diferenças em seus programas.


BdR: O senhor se arrepende de ter se candidatado a prefeito em 2008?

De maneira alguma. Fui candidato concorrendo com dois candidatos que possuíam um eleitorado cativo muito grande. Acabei tirando 700 votos do prefeito Gilmar, o que é algo bem difícil. Mas, pude apresentar minhas propostas e são propostas todas possíveis de serem realizas em nossa cidade.


BdR: O senhor foi convidado para ser candidato a vice do "Tetão"?

Não. Ele realmente conversou comigo. Perguntou se eu seria candidato e sondou sobre a possibilidade de aliança eleitoral. Falei para ele que eu e meu partido estaremos conversando com todos os partidos que são aliados do PT no governo federal. Possibilidade de alianças em política sempre existe. Mas não assumi compromisso algum com o Tetão.


BdR: Qual o principal problema que o senhor percebe em nossa cidade?

Antes, pessoas de fora vinham visitar nossa cidade. Reparavam  como ela era bonita, sossegada, acolhedora. Tínhamos a praia, eventos culturais e esportivos. Queriam se mudar para cá. Procuravam terrenos e construíam casas e se estabeleciam em Sabino. Os terrenos eram valorizados. Hoje não temos mais turismo, não temos eventos culturais e nem esportivos. Tivemos um evento cultural recentemente, mas isso é muito pouco. A juventude esta entregue às drogas. A cidade está se deteriorando economicamente e socialmente. A grande prova disso é a desvalorização dos terrenos.

BdR: Então se o senhor fosse eleito prefeito de Sabino, sua principal ação seria a recuperação econômica e social da cidade?

 Sim.


BdR: Mas como o senhor faria isso?

Ruy. Você não estava aqui em Sabino, mas pode perguntar para qualquer um. Na época do prefeito Labica eu fui secretário de esportes e lazer. Eu promovia bailes mensais. percorria as cidades da região e as  convidava para participarem de competições esportivas em nossa cidade. Chegamos a reunir 16 municípios diferentes num campeonato, em que só havia jogos em nossa cidade.. O campo vivia lotado. organizávamos desfiles cívicos-militar. Convidava o quartel para desfilar aqui em Sabino. Organizei com outros companheiros o Carnapraia e diversos outros eventos. Tínhamos credibilidade com os prefeitos das cidades vizinhas que não se negavam a colaborar com a nossa. Fiz isso tanto como secretário como nos dois mandatos de vereador. Fui presidente da Câmara por quatro anos. Dirigi a Câmara sem deixar predominar radicalismo de um lado ou de outro. Eu tenho experiência, conheço a cidade, já fiz uma vez e poderei fazer novamente. Creio que com uma ano de administração já conseguiria fazer Sabino retornar ao que era no auge de seu turismo.


BdR: Mas e a praia...o cheiro??

O cheiro permanece por poucos dias apenas. Mas não me refiro a turismo somente na praia. Podemos promover eventos, festa do peão, competições, etc.


Finalizando, Marquinhos disse que tem profunda admiração pelo prefeito Gilmar. "Não tem prefeito capaz de conseguir recursos e programas assim como ele"-  e completou - "é inteligente e aprendi muito com ele. Mas, o Gilmar se acomodou. Fico decepcionado porque eu o conheço e sei que ele é capaz de realizar uma administração bem melhor que  este mandato de 2009/2012".

Marquinhos também explicou que não pretende administrar a cidade sozinho e que vai procurar se cercar de pessoas que possam contribuir para que o desempenho de sua administração seja bom nas diferentes áreas. principalmente na saúde.

BdR: Mas o sistema de saúde de Sabino é muito bom...

É bom sim. Mas, sempre podemos melhorar mais.

BdR: O que o senhor melhoraria?

O médico da família por exemplo, para acompanhar a saúde das famílias e preveni-las das doenças. Isso eu coloquei em minhas propostas quando fui candidato em 2008.


BdR: Marquinhos, muito obrigado pela entrevista ao BdR. Peço a você que me mande uma foto pois vou publicar a entrevista ainda hoje.

Ruy, eu quem agradeço esta sua iniciativa de fazer o blog e trazer o debate político a público. Espero que o blog se mantenha desta forma como você começou, democrático, ouvindo a todos.


BdR: Será sempre assim. Quando você ler algo que não seja sua versão, poderá entrar em contato que publicarei a correção do que estiver errado.



Vereador Buno apresentará projeto sobre Código de Postura

O vereador Bruno Caramel enviou-me mensagem de e-mail,  que publico integralmente:



           " Ruy, bom dia!

            Diante da polemica e da real necessidade de um código de postura em nosso município, já estou dando andamento no projeto e pretendo protocolizá-lo na semana que vem.

             Abraço,

             Bruno"

Agora só temos de conferir qual vereador estava realmente querendo votar o Código de Posturas.

Dia da Torta

O Centro Espírita Aprendizes do Evangelho estará promovendo, no próximo dia 20, o "Dia da Torta".

É uma boa oportunidade de você unir o útil ao agradável.

Você estará fazendo uma caridade, colaborando com a construção da sede própria do CEAE, e  terá a oportunidade de saborear uma gostosa torta.



Ligue agora e encomende a sua com a Luzia: (14) 3546-1022 e 9702-4407.Você poderá encomendar uma para 2 pessoas e  que custa R$ 15,00, ou, uma para 3 a 4 pessoas, por apenas R$ 20,00. E poderá escolher os seguintes recheios: Palmito, Frango, Quatro Queijos, e Escarola com Calabresa.



Se você é de outra religião  e não conhece o CEAE, saiba que seus membros são todos Cristãos, seguem  o evangelho, pregam o amor ao próximo e a prática da caridade,  sem a olhar a quem.

Faça a caridade você também, ajude o CEAE.

Curtinhas da Nossa História

Escrevi estas curtinhas para não perdermos nossa memória.


Manivela

Você manivelava e pedia auxílio à telefonista, Dona Amélia


Até 1977 os telefones de Sabino eram a manivela. Não havia disco ou teclado. Eram poucas pessoas que o possuíam  Lembro-me que o número de telefone da farmácia era 1.









Multidão

Até o final dos anos 80, o dia de maior movimento em nossa cidade era a sexta-feira "santa". Toda a população da zona rural, que era grande, vinha à cidade para participar da procissão. No cinema, cine Santo Antônio ( até os anos 70) era exibido  "A Paixão de Cristo" - filme mudo - e a fila para compra de ingresso dobrava o quarteirão.


Mazzaropi

Mazzaropi
Por falar em cinema, os dias em que ele lotava eram quando se exibiam filmes do Mazzaropi, Tarzan e Drácula.


Rádio Sabino

"Ao som deste prefixo vai ao ar o serviço de auto-falante do cine Santo Antonio. Senhora e senhores ouvintes, boa noite!".
Era assim que as 19h, todos os dias a senhora Preta Banhara iniciava a programação do serviço de auto-falante que supria a ausência de rádio ou jornal em nosso município. Anunciantes de Sabino e de Lins  pagavam pelas propagandas que garantia a programação, dentre eles as Casas Pernambucanas.



Gramado

Um dos campeonatos de futebol de salão mais animados que já ocorreu em Sabino aconteceu em um gramado, exatamente onde hoje se localiza a praça Alfredo Guerrero, rodoviária. Não existia quadra na cidade e a competição foi feita na grama mesmo.

Futebol e Amendoim

Quando foi construída a quadra municipal, atrás da casa da agricultura, todos os meses de janeiro e de julho, ocasião das férias escolares, tínhamos campeonatos de futebol de salão. Isso ocorreu até o ano de 1988 quando foi inaugurado o Ginásio de Esportes. 
Para a quadra municipal ia a população inteira, que lotava suas arquibancadas e saboreava o amendoim do "seu" Fanico que se sentava  bem próximo ao portão.





Festa do Quentão

As melhores festas do quentão ocorriam nesta quadra, onde era armada uma grande barraca de bambu e lonas emprestadas dos sitiantes que a usavam para cobrir o café no terreirão. Não faltavam quadrilhas.




Escolas Rivais

Tínhamos na cidade duas escolas: o Grupo Escolar, onde é hoje a EMEI, e o Ginásio, onde hoje funciona a Escola Estadual. 
Estas escolas mantinham uma rivalidade entre suas fanfarras que se exibiam em todos os desfiles de sete de setembro, onde todos os alunos eram obrigados a desfilarem.
Havia também rivalidade no futebol e em gincanas.
Em 1976 as duas escolas foram unidas e nasceu a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau "Prof. João Cândido Fernandes Filho".



Asfalto

Até 1977 a cidade só tinha 300 m de ruas asfaltadas. O asfalto da estrada Lins-Sabino só foi inaugurado em 1980. E as primeiras vicinais a serem asfaltadas, 1986,  em nosso município foram as estradas do Baguaçu e da Água Sumida...



Eu era ninguém

O curioso sobre os asfaltos das vicinais, é que eles só aconteceram por solicitação ao governo estadual de dois oposicionistas ao prefeito da época. O então jovem vereador Gilmar Siviero, e este blogueiro, que não tinha mandato nenhum, e tinha 21 anos. Nessa época, éramos oposição ao prefeito, mas pertencíamos ao partido do governador do estado, Franco Montoro.




MOJOSA

Nos anos 70 existia uma agremiação formada pelos jovens da cidade. Eles promoviam bailes e brincadeiras dançantes no antigo salão paroquial, atual rodoviária. Também era comum produzirem peças de teatro. Até participei de uma delas, quando precisaram de uma criança para determinado papel.
O nome da agremiação era Movimento Jovem de Sabino e o Gilmar foi seu primeiro presidente.



Hotel

O hotel era o principal "point" da cidade. Estava sempre lotado. Lá os sabinenses se reuniam para tomar cerveja e fazer uma roda de violão que varava a madrugada. O dono do hotel era o João Goulart.



Enterro do Padre

Quando faleceu o padre Silvestre Longo, 1981 ou 1982, vieram padres de toda a região. A igreja parecia o Vaticano. Na hora do enterro todos estes padres acompanharam o caixão até o cemitério, a pé.
Anos depois estudando na FAL, era da minha classe um destes padres que estiveram no enterro. Seu nome  era Eraldo. Comentei com ele sobre o episódio e disse que achei muito bonita a atitude deles de irem a pé até o cemitério em homenagem ao Padre Silvestre.


- "Não foi nada disso, Ruy. Como a cidade era muito pequena pensamos que o cemitério fosse a poucas quadra da igreja. Se soubéssemos que era tão longe teríamos ido de carro."

Esqueci de dizer que nessa época a estrada do cemitério não era asfaltada e se fosse tempo de chuva tinha muito barro, e sem chuva muita poeira.


Minha casa está bem protegida

Eu sou uma pessoa que não pode reclamar da falta de segurança.

A viatura da polícia militar está sempre passando em minha rua ou bem  perto aqui de casa. Sinto-me protegido.

Creio que todos que moram aqui nas redondezas se sentem seguros.

Para os leitores que não sabem onde moro, vou explicar. Se eu falar nome de rua, talvez, muitos não saibam onde é, então vou citar um ponto de referência.

Conhecem a Lanchonete do Barbosa?? 
Pois é. Moro perto. Na rua da lanchonete. Aqui é bem seguro.

Leitor reclama da falta de segurança em Sabino

Publico aqui trecho de e-mail que recebi de um leitor indignado:

"A segurança em Sabino deixa demais a desejar. Como no seu artigo "epidemia",outro dia presenciei pelo menos 10 jovens consumindo drogas no centro da praça,a 100 metros  de duas delegacias.O pior é que ao entrar em contato com o COPOM,nada foi feito. A viatura que estava em frente a delegacia militar,ali permaneceu do mesmo jeito. Como sei disso?? No outro dia os mesmos jovens estavam no mesmo lugar, fazendo a mesma coisa. Como isso é um mal que cresce, em breve a cidade presenciará uma epidemia de roubos e outras ocorrências ligadas ao uso de entorpecentes."


Caro leitor, (vou preservar seu nome)

Por enquanto, e somente por enquanto, não vou comentar nada a respeito da polícia militar de Sabino.
Em breve, falarei sobre esta questão.
De resto, procure saber o que a população de Sabino pensa a respeito de seus policiais militares.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...