Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Olha a viatura da PM...no mesmo lugar...e sem ninguém...


Enquanto isso, ocorriam vários assaltos à mão armada, na cidade de Lins. Um inclusive a poucos metros da viatura..

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, inciso VIII – "os veículos [...] de polícia, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente [...]"
De ontem para hoje, apenas mudaram a posição e a viatura, pois a de ontem era da ronda escolar e placa CDV 8178.

A viatura não está atendendo emergência. Não está com a luz intermitente vermelha ligada. Não está com sirene ligada. Por qual razão está parada neste local, apenas atrapalhando a passagem dos pedestres? O calçadão virou garagem das viaturas da PM?

E se um cidadão comum estacionar seu carro aí por várias horas?? Será multado ou não?

O número da viatura de hoje  é 22413, pertencente ao 44ºBPM, placa CDV 4677.

Que faz aí essa viatura da PM?

Foi o que muita gente perguntou ontem, logo após o assalto da lotérica que está localizada bem em frente ao local onde essa viatura permaneceu estacionada a maior parte do dia.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, inciso VIII – "os veículos [...] de polícia, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente [...]"
Logo após o assalto à lotérica, perguntei a dois soldados da PM, que atenderam a ocorrência policial, o porquê de na viatura que aparece na foto não ter ninguém dentro ou próxima dela, durante o dia todo.

Eles me responderam que o policial que usa a viatura fica andando por todo o calçadão vigiando o comércio local.

Nem quis questioná-los mais e perguntar então o porquê do policial que faz a segurança do comércio do calçadão vir de viatura sendo que não a usa. 

Ainda mais uma viatura da ronda escolar. Já que é para ficar o dia todo estacionada/parada, melhor seria que ficasse de frente à uma escola. Pelo menos serviria para inibir as criancinhas de fazer travessuras com os professores, ou algumas crianças de ficarem perturbando na porta da escola. Mas... ela parada no calçadão... sem ninguém dentro... com certeza não serviu para inibir os assaltantes da lotérica. Creio que eles ficaram até mais tranquilos quando tomaram conhecimento que naquela viatura, estacionada no local durante horas, não havia um policial sequer. Talvez seja o caso da PM colocar um manequim dentro da viatura, vestido de soldado da corporação (em São Paulo isso já foi feito para inibir desrespeito às leis de trânsito). Quem sabe assim possa ter serventia essa viatura parada sobre o calçadão.

O contribuinte paga impostos, e paga muito, para dentre outras coisas ter segurança pública. Não sou especialista em segurança pública, mas procurei obter alguma informação a respeito do assunto, e a todos que perguntei me disseram que é inadmissível uma viatura ficar tanto tempo parada, fora de utilização, sem um policial próximo, correndo o risco até de ser roubada, como já aconteceu aqui em Sabino (não me lembro se foi a viatura ou a sede do destacamento da PM de Sabino, ou os dois...mas que a polícia militar de Sabino já foi roubada , isso foi).

Sem dizer ainda que permaneceu estacionada em local impróprio, já que não estava atendendo à emergência alguma, e, muito menos, as luzes vermelhas intermitentes estavam ligadas. Deu um péssimo exemplo para todos que a viram durante a tarde do dia 30 de novembro de 2011... Se é que foi só ontem que isso aconteceu.

O povo quer segurança. O povo quer ser respeitado. A polícia militar existe para servir o povo. Devem cumprir a lei igual a todo cidadão. Mais que isso: devem ser exemplos de conduta. Com qual autoridade  irá multar, um cidadão qualquer, o policial que largou essa viatura por várias horas atrapalhando o tráfego dos pedestres no calçadão?

Há muito tempo o modelo de polícia ostensiva no Brasil já deveria ter mudado. Essa PM deve ser repensada. Todos os dias, no Brasil inteiro, escutamos falar de diferentes casos de abuso de poder e desrespeito à lei por parte da polícia militar. Alguma coisa deve estar errada. Este blogueiro acredita que seja uma questão cultural.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...