Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bruno Verona está à solta

Depois de quinze dias de tranquilidade em nossa cidade, Bruno Verona está solto novamente.

Ele ficou preso nas últimas duas semanas por ter sido preso em flagrante ao invadir  nossa casa e tentar ludibriar minha mãe.

Já esteve aqui em frente a minha residência tirando satisfações.

Os "laranjas" da eleição

Meu amigo Pauliquinho resolveu organizar um protesto bem original, e muito bem humorado, contra os chamados "candidatos laranjas".

Primeiramente vamos explicar o que é um candidato laranja.

Conforme eu já disse outro dia, para um vereador ser eleito não basta ser bem votado, é necessário que seu partido atinja um determinado número de votos, que é chamado de coeficiente eleitoral.

Este coeficiente é determinado pela divisão do total de votos de todos os candidatos, e de todas as legendas, pelo número de cadeiras da câmara municipal, 9.

Acredito que neste ano este número seja algo próximo de 400.

Resumindo: Não basta ao candidato ser o mais votado da cidade. Se seu partido não fez 400 votos, estará fora da câmara. E não adianta chorar. Com 400 votos, o partido ganha uma vaga, com 800 ganha duas, e assim por diante.



Dessa forma, os diversos partidos procuram convidar dezenas de pessoas para serem candidatos a vereador, e assim, puxarem votos para a legenda. Não se preocupam se o cara sabe ler, se tem ficha criminal, se  tem algum ideologia, ou se é bom de voto. Nada disso interessa. O importante é que ele ajude trazer votos para a legenda eleger os seus candidatos fortes - os tubarões papa voto.

Entenderam agora o porquê de existirem candidatos inexpressivos que não chegam a ter nem 2 dúzias de votos?

Para protestar contra esse tipo de coisa, o Pauliquinho, e alguns outros amigos, organizarão um concurso que premiará (prêmio em dinheiro) o candidato laranja menos votado da eleição de outubro de 2012.

Com essa premiação, o candidato laranja entenderá que em vez de bancar o bobo, e ficar pedindo votos para ajudar o tubarão ciclano ou beltrano, será bem melhor cruzar os braços, não pedir votos e ainda ganhar um prêmio que, pelo que estou sabendo, poderá passar dos 5 mil reais. E o plano dos candidatos tubarões irá por água abaixo.

Mas, também não pode ter zero voto. Para ganhar tem de ter pelo menos um voto.

O BdR dará total apoio a esse protesto e acompanhará com entusiasmo o concurso, divulgando a partir das convenções de junho os nomes dos favoritos à "laranja do ano".


PS: Falo isso com conhecimento de causa, pois já fui laranja, entretanto, minha campanha foi patrocinada inteiramente pelo partido e não gastei um real sequer.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...