Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Para quem não leu, segue a "Coluna do Ruyzinho" do último sábado, dia 17/09




 Hoje a “coluna do Ruyzinho” vai estar um pouco diferente. Aproveito o espaço que me é concedido no “A CIDADE” para trazer para vocês 4 assuntos que merecem ser discutidos, e bem discutidos, em Sabino:


Eleição 2012

Como eu já comentei aqui anteriormente, fiquei 20 anos fora de Sabino, retornando em 2009.
Até quando fui embora era muito “normal” se apedrejar e bombardear com fogos de artifício a casa dos candidatos derrotados na disputa pela prefeitura, ou, a de seus simpatizantes.
A minha mesmo foi uma vez bombardeada com ovos. Em outra ocasião fui ameaçdo de morte e sai escoltado da cidade.
Também se misturava a vida pessoal das pessoas com sua vida política.
Muitas pessoas mantinham inimizade apenas por militarem em lados políticos diferentes.
Hoje noto que isso mudou em Sabino.
Graças a Deus!
Vejo adversários políticos conviverem como amigos, da mesma forma que corintianos e palmeirenses mantém suas amizades independente da paixão por seus times do coração.
Essa mudança de comportamento da população sabinense ficou muito clara, para mim, nesta semana, quando o prefeito Gilmar Siviero, PSDB, e o ex-vereador Marquinhos, PT, costuraram uma aliança política para a próxima eleição sem nem ao menos tocarem no fato de terem rompido politicamente em 2008 e terem sidos adversários na eleição de 2008.
Da mesma forma, o prefeito Gilmar e seu grupo, convidaram Bruno Caramel, PSB, vereador independente, que já fez muitas críticas à atual administração, para se filiar ao PSDB.
Isso é amadurecimento político.
Bom para Sabino, que em muito não progrediu devido às rixas políticas.
Afinal, política se faz em torno de afinidades de idéias.


Caiu a Nota do ENEM

Esta semana foram divulgadas as notas do ENEM, exame nacional do ensino médio.
Criado no governo FHC, ele mede a qualidade dessa modalidade de ensino em nosso país, servindo para gestores de escola e das administrações municipais, estaduais e federal, replanejarem, se preciso, suas escolas.
Soube que a nota da única escola de Sabino, que ministra o ensino médio, EE “João Cândido”, caiu  e ficou bem abaixo da média estadual.
A média do estado de São Paulo foi  de 511, na prova objetiva, e a da escola sabinense 455.
A responsabilidade do ensino médio é do estado e não da prefeitura.
Constantemente tenho ouvido pais sabinenses dizerem frases do tipo “ano que vem meu filho termina o curso fundamental I e terá de ir para a escola do estado, não sei o que fazer, pois lá é péssimo e não tenho dinheiro para mandá-lo para uma escola particular em Lins”.
Vivi 20 anos de minha vida na escola pública estadual.
Seria uma grande injustiça de minha parte responsabilizar somente os professores e direção da escola, pelos baixos resultados do ENEM.
Mas, a “coisa” é preocupante.
Embora não seja responsabilidade da prefeitura, esta precisa agir de alguma forma para melhorar a qualidade do ensino médio de Sabino.
Recentemente, um aluno do terceiro ano do ensino médio de Sabino foi ao cinema, ao notar que o filme não era dublado, e sim legendado, se retirou da sala e me disse que não sabia ler.
A péssima formação dos nossos jovens os prejudica para que arrumem um emprego e prejudica o desenvolvimento social e econômico de nosso município.
O caso é alarmante e afeta toda a nossa sociedade.

SEGURANÇA PÚBLICA

Semana passada divulguei erroneamente que a segurança pública era a segunda maior preocupação da população sabinense,
É a primeira, empatada com o emprego.
Também contei da agressão sofrida pelo pai de aluno na porta escola, quando um policial o agrediu porque ele não quis ir embora para sua casa.
Pois é...
O policial mandou um recado ao pai por uma testemunha. Mandou dizer que se o pai “tem um advogado ele tem dois”.
O pai e sua família se apavoraram, segundo uma testemunha, com o “recado”, e ele nem foi fazer o exame de corpo de delito. Este colunista viu os braços do pai marcados pelas agressões, segundo ele.
Tenho comigo diversos registros, da própria polícia e justiça estadual, em que sabinenses  reclamam de arbitrariedades  que teriam sido cometidas pela polícia militar sabinense.
Mostro a qualquer um que me pedir, pois são documentos públicos.
Acharia muito importante se o comandante da polícia militar em Sabino, sargento Serrano, e o capitão Melim, comandante da 1ª Cia, não deixassem a população sem resposta quanto a estes fatos. Já conversei algumas vezes com estes militares e se mostraram abertos ao diálogo e à aproximação da PM com a população.
A população precisa confiar na polícia e se sentir segura com a polícia.
Este caso e outros precisam ser investigados.
É preciso também parar com a hipocrisia de se dizer que se não tem exame de corpo de delito para comprovar a agressão, ela não existiu. Todo mundo sabe que quem bate covardemente faz de maneira que não se deixa marcas, e que muitas pessoas agredidas, e marcadas,  não tem coragem de reclamar no momento em que isto acontece.
Na opinião deste colunista, está mais do que na hora do comando da PM  rever o quadro de soldados de Sabino.




“Criança em Flor”

Todos os projetos de assistencial social são importantes e merecem ajuda dos entes públicos e da população como um todo.
Em Sabino existe a entidade “Criança em Flor” que faz um excelente trabalho e não tem tido a atenção que merece por parte da prefeitura.
Esta entidade recebe mais de 90 crianças e lhes dá diariamente ocupação com  atividades de lazer,  artísticas e educacionais.
São crianças que poderiam estar nas ruas  à mercê das drogas.
O trabalho dessa entidade, presidida pelo senhor Tonico Duenhas, é excelente e a prefeitura poderia muito bem ajudá-la com mais verbas, um maior espaço, oficializá-la como uma entidade educacional e assim contratar educadores, dentre entre outras ações.
Já escrevi aqui sobre ações a serem realizadas para combatermos às drogas.
A “Criança em Flor” já há algum tempo está nessa luta.
Clamo aos sabinenses, que se forem ajudar alguma entidade filantrópica, no atual contexto de Sabino (problema das drogas), a “Associação em Flor” é que precisa de maior auxílio da sociedade. Seja com doações, seja com trabalho, ou de qualquer outra maneira.


Até sábado que vem.


Nesta quinta-feira, algumas rapidinhas para vocês, pois o blogueiro está atarefado

Política

Várias pessoas estão cometendo um erro de avaliação ao acreditarem que se a oposição lançar mais que um candidato estarão se prejudicando. Isso poderia ser verdade caso o candidato fosse Gilmar. Se lideranças novas, como Bruno Caramel, Carlos Eduardo - Tetão, e qualquer outra que sonhe em ser prefeito deixar escapar esta oportunidade, deverão saber que em 2016 a briga será bem mais difícil, pois terão de enfrentar um prefeito que concorrerá a reeleição, seja ele Pedrão, seja Marquinhos, ou qualquer outro.

                                           ----//----

Os políticos já estão sentindo a força da internet. Já estão no FaceBook, além do prefeito Gilmar, os vereadores Pezão e Carlão. Bruno Caramel, Xande e o vice-prefeito Tetão há muito tempo navegam na rede mundial.

Esses políticos devem se lembrar sempre que a internet é um excelente veículo/espaço para divulgarem suas idéias e realizações, mas também estão mais sujeitos a cobranças duras e críticas dos eleitores. Ou será que estou errado?

                                          ----//-----
Se alguns vereadores estão pensando que em breve o assunto do aumento de 53% cairá no esquecimento da população e ano que vem, ano da eleição, os eleitores não mais se lembrarão disso, estão enganados.
Está surgindo um movimento popular que pretende deixar o assunto fervilhando até as vésperas da eleição em 2012.

O movimento atacará o aumento de três maneiras: Ação Popular na justiça estadual para anular a tramitação de urgência do projeto que concedeu os 53%; projeto lei de iniciativa popular com a redução dos salários dos vereadores para apenas um salário mínimo, a ser apresentado no início do ano; várias manifestações populares, inclusive um abaixo-assinado eletrônico, um grande outdoor, que ficará em um lugar de muita visibilidade com o nome dos vereadores que aprovaram os 53%, e antes do dia 29, uma grande manifestação ( não entendi se será passeata ou carreata), na qual o prefeito Gilmar será pressionado a vetar o projeto.

Pois é...o tempo passa, o mundo muda e a população de Sabino também mudou.


Dia dos Professores     

Leitores, peço por gentileza, que além de fotos dos mestres, me enviem historinhas marcantes com seus professores e nomes e endereços destes. Também gostaria que me enviassem os nomes daqueles que já faleceram, pois também merecem serem lembrados.  
                                            

Saúde

Apesar do surto de catapora, quando a população sabinense foi perguntada do que tinha de melhor em seu município , a saúde pública foi a resposta que alcançou o primeiro lugar.

                                          ---//----

Outro dia no FaceBook, meu amigo e colega Dr Dinho perguntou ao prefeito Gilmar sobre qual a quantidade de esgoto recolhido que é tratado em nosso município.
Eu mesmo respondi, pois já havia feito essa mesma pergunta recentemente ao prefeito.
100% do esgoto sabinense é recolhido e tratado.
Todos os prefeitos que contribuíram para isto merece nossas homenagens, pois o saneamento básico é algo essencial para a qualidade da saúde pública.
Para quem não sabe, não é todo município brasileiro que possui este índice de recolhimento e tratamento de esgoto.

                                        ---//---

Soube ontem, através da encarregada da vigilância sanitária, que aquele cavalo, que andava doente pela cidade, será sacrificado.
Que Deus o tenha.


BdR

Se alguém já clicou nesse botão vermelho que aparece ao lado do blog, com um número que indica quantos leitores estão online no momento, já deve ter percebido, ao visualizar o mapa, o alcance e a variedade de localidades onde se encontram os nossos leitores.
Tem pontinho vermelho espalhado por todo o estado de São Paulo, por vários estados brasileiros e diversos países. Ontem o mapa acusava leitores na Rússia, na República Tcheca, Reino Unido, Suiça, Estados Unidos, Ilha da Madeira (África), Índia e Portugal.
Fico muito curiosos em saber quem são esses sabinenses que rodam pelo mundo

                                          -----//-----

Na última semana a audiência do blog aumentou absurdamente, chegando a alcançar o dobro da semana passada, como aconteceu na terça-feira com 852 acessos.
A média da última semana foi de mais de 500 acessos diários, era de 350.
Atribuo isso ao noticiário político.

                                         ----//----
Em breve o BdR passará a organizar eventos.
Por enquanto, peço a todos os leitores que já separem suas melhores receitas culinárias.

Humor

Enquanto a mae, empetecada, se embrulha no casaco de pele, o menino de 8 anos atacado da ecologite aguda, comenta:
- Puxa, mae, eu so fico pensando no animal que teve de morrer para que voce tivesse esse casaco.....
- Que e isso, Junior? Nao fale assim do seu pai.

                               -----//-----

De aeromoca para passageiro:
-O senhor aceita jantar?
-Quais as opcoes?
-Uai, sim ou nao.

          ----//-----

Dibó gabava-se a outro pescador, Felicinho,
sobre uma corvina de 10 kg que tinha pescado.
- Dez quilos, hein? - respondeu Felicinho, desconfiado.
- E havia testemunhas???
- Claro! Se nâo tinha pesado uns vinte- respondeu Dibó.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...