Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sábado, 21 de janeiro de 2012

"Garotos de fora" tiram os lugares dos sabinenses na equipe de futebol


Para ganhar da equipe de Teresina, a equipe de Sabino
 foi reforçada com 3 garotos de outros municípios
Fiz de maneira bem técnica e respeitosa. 

Coloquei a crítica em um artigo elogioso e que cuja manchete era a vitória da equipe sabinense no amistoso contra a equipe sub 18 de Teresina, Piauí.

Você pode ver o que escrevi clicando aqui.

Hoje me surpreendi ao ver na sua página do facebook ( do Afonso) a seguinte frase: " PODE BATER QUE AQUI É PEROBA, AQUI A COISA É SÉRIA...!!! EU NÃO CRITICO, EU FAÇO...!!!"

Realmente não posso afirmar que a frase foi uma resposta à minha crítica publicada no BdR, em que questiono e afirmo que não é correto do ponto de vista educacional, ético e jurídico, usar os investimentos da prefeitura de Sabino para desenvolver a prática esportiva em adolescentes de outros municípios. Mas, penso que foi sim uma resposta a mim.

Um leitor do BdR, inclusive, resumiu a questão da seguinte forma  "Sempre concordei que desenvolvesse atletas da nossa cidade. Quem da cidade de Lins vem buscar atletas aqui para representá-la? Nenhuma cidade investe em crianças de outra no intuito de educar, retirar das drogas etc...apenas em vencer. O correto é mesmo investirmos nas nossas crianças, ou seja, nós Sabinenses Concordo com você, Ruy."

Ninguém aqui está criticando o Afonso por criticar. E nem é todo o seu trabalho, que este blogueiro já elogiou diversas vezes, que está sendo criticado. Foi criticada apenas uma medida adotada, que eu, e muitas pessoas, acreditam não ser correta.

Lamento o Afonso não estar preparado para receber uma crítica negativa. Afinal, está no futebol há tantos anos e deveria saber que é normal um técnico ou dirigente esportivo ser criticado.

Mas, agora, Afonso, você não é um técnico ou dirigente qualquer. Você é o servidor público responsável pelo esporte de nossa cidade. Cabe a você traçar um planejamento de educação esportiva para os nossos jovens e crianças. Seu cargo têm bônus e ônus. Você não deve satisfação apenas ao prefeito, e sim a toda a população sabinense.

Melhor, em vez de você ter postado uma frase como a que postou em seu facebook, seria você enviar para este blog uma explicação oficial e fundamentada da razão da verba do esporte sabinense ser gasta com adolescentes de outra cidade, quando os da nossa precisam tanto.

Página do facebook de Afonso Gomes, coordenador de esportes
Mas, Afonso, continuo com a mesma opinião ao seu respeito. Você é pessoa séria, respeitosa, batalhadora, e o mais importante, tem grande carinho pelos jovens de Sabino, e o contrário também é verdade. Nunca se negou a atender a este blogueiro e a discutir sobre o esporte de forma democrática.

Vou continuar aqui com minhas críticas, pois, cada uma na sua função. A do Afonso é fazer o futebol sabinense acontecer, a minha é escrever o que eu penso a respeito do que ele faz, registrar também o que a população pensa, e, se ele quiser, publicar neste espaço sua ideias.

Aliás, quero que os leitores do BdR saibam que numa atitude bem democrática, já há algum tempo o Afonso autorizou este blogueiro a visitar sua página no facebook para colher fotos e notícias sobre o futebol sabinense. E é o que estou fazendo.

Sacolas plásticas serão retiradas do comércio regional. Mas, e em Sabino?

O comércio de Lins irá banir de seus balcões as malditas sacolas plásticas, que tanto prejudicam o meio ambiente.

Isso já está sendo feito também em várias outras cidades do estado de São Paulo, e não por lei, mas por acordo entre comerciantes, administrações municipais e população, que precisa ser incessantemente conscientizada do problema.

Vejam o que contou o jornal "Debate" de Lins, em sua edição digital de hoje.

"Reunião de supermercadistas e representantes de estabelecimentos comer-ciais com sindicatos patronais e autoridades linenses na terça-feira pôs fim ao uso de sacolinhas plásticas para embalar mercadorias no comércio da cidade a partir da próxima quarta-feira. A ideia é substituí-las pelas sacolas retornáveis.
Um termo de compromisso ainda será assinado pelas partes envolvidas. Campanhas de conscientização, por exemplo, no meio educacional, devem ser iniciadas de imediato. O presidente da Câmara, Edgar de Souza, disse que vai pedir atualização de lei complementar de setembro de 2009 que versa sobre o tema".

Quando eu fiz a sugestão para um vereador sabinense, para que fosse elaborada uma lei que proibisse a distribuição dessas pragas, que são as sacolas plásticas, em Sabino, ele me respondeu que a população o reprovaria e seria sempre lembrado como o culpado de não se ter sacolinhas.

Que coisa linda para o turismo e para a natureza!

Que pena ele e muita gente ter pensado assim.

As sacolinhas irão acabar em nossa região.

Enquanto isso, em Sabino... que é cidade turística, né? ... elas devem continuar bor um bom tempo ainda... destruindo a natureza.

Futebol: Sub 16 de Sabino vence Sub 18 de Teresina, Piauí

O coordenador do Setor de Futebol da prefeitura de Sabino, Afonso Gomes, informou em sua página no facebook:

"A EQUIPE SUB-16 DE SABINO, VENCEU O AMISTOSO CONTRA A EQUIPE SUB-18 DO TERESINA FUTEBOL CLUBE DO PIAUÍ PELO PLACAR DE 3 A 0. OS GOLS FORAM MARCADOS PELOS ATACANTES OLEGÁRIO E MAURICINHO. E PELO ZAGUEIRÃO JOÃO. JÁ NA CATEGORIA SUB-21, SABINO PERDEU DE VIRADA PELO PLACAR DE 3 A 1. O MEIA ATACANTE IGOR FEZ O GOL DE SABINO. ESTES JOGOS ACONTECERAM A TARDE NO ESTÁDIO MUNICIPAL ARY SABINO E FIZERAM PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO 59º ANIVERSÁRIO DE SABINO. APÓS AS PARTIDAS, O PREFEITO GILMAR OFERECEU UM JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO A TODOS PARTICIPANTES: ATLETAS, DIRIGENTES E ORGANIZADORES DO EVENTO. FOI SHOW DE BOLA: MUITA DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA E INTEGRAÇÃO SOCIAL DA RAPAZIADA..!!! "

"NA FOTO OS TRÊS NOVOS INTEGRANTES DO GRUPO AVANÇADO DE SABINO
 CATEGORIA SUB-16: EVERSON, VITINHO E CAIO...!!!"
Parabéns para a garotada e parabéns para o Afonso por seu trabalho.


Entretanto...


Depois que publiquei este post, fiquei sabendo que os três garotos que aparecem na fotografia não são residentes em Sabino.


Gostaria que o Afonso nos esclarecesse qual a razão de se trazer garotos de fora para representarem nossa cidade nas partidas de futebol.


Para fortalecer a equipe?


Mas o objetivo principal é desenvolver a prática esportiva entre as crianças e adolescentes ou somente  vencer?


E se vencer é o mais importante, porque não melhorar a qualidade técnica dos garotos de Sabino?


Não importa que o time sofra diversas derrotas, mas um dia vai chegar lá.


Qual o valor de uma vitória sabinense, se para vencer precisa de reforço "estrangeiro"?

Trazer garotos de fora para  comporem as equipes de futebol de nossa cidade não é uma medida correta, justa, na opinião deste blogueiro.

Pois, esse tipo de atitude frustra e decepciona os garotos que se esforçam durante os treinos, e que sonham representar nossa cidade, mas perdem seus lugares para meninos de cidades vizinhas. Como também, do ponto de vista jurídico, creio que seja algo ilegal, afinal, os investimentos da prefeitura municipal são feitos para proporcionarem lazer, esporte e educação para os jovens de nossa cidade e não de outros municípios.

Espero que o Afonso, que faz um trabalho muito sério, o qual é sempre elogiado e reconhecido, por todos em nossa cidade, reveja esta opção de enxertar a equipe sabinense com garotos de outros municípios.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...