Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cassação dos vereadores: Vereadores do 40 deveriam dialogar com Pedrão

Se eu fizesse parte do grupo de vereadores eleitos do 40, em vez de ficar combinando estratégias malucas de defesa, mandaria um embaixador ir conversar com o grupo do Pedrão para uma trégua, um acordo, ou algo do tipo.

Tetão e Lelo não têm mais salvação.

Pedrão será o novo prefeito.

Tem gente boa (na minha opinião) do lado do 40, que sabe conversar, sabe  fazer acordos (morais e não materiais), e nesta hora um bom diálogo talvez seja melhor.

O meu amigo Marquinhos, pai do Henry, que esteve do lado do 40., é um político veterano, pessoa educada, que sabe dialogar. Seria uma pessoa excelente para estabelecer uma linha diplomática de diálogo.

Estranhei até hoje eu não ter recebido um telefonema dele. Afinal, tenho muito respeito e admiração pelo Marquinhos.

As vezes queremos salvar tudo e perdemos tudo. As vezes é melhor perder alguma coisa para não se perder tudo.


Gosto muito do João Carnicer, que conheço há anos. Já fui seu aliado político. Vim uma vez de São Paulo só para ajudá-lo a se eleger vice prefeito. Penso que o João poderia procurar o grupo do Pedrão para uma conversa... E rápido.

Tentar querer que os candidatos a vereador que não se elegeram sustentem uma mentira, dizendo que não foram distribuídas cestas, churrasco, gasolina, remédios, dinheiro, etc.... Vai ser uma estratégia quase impossível.

Pensem bem, Respirem fundo. Assimilem a perda. Raciocinem.

Usem apenas a política. Quem sabe consigam salvar alguns mandatos.

Porém, aqui é apenas um tonto aqui que está escrevendo sua opinião pessoal.

Cassação dos vereadores: situação de Professor Brandão é a pior

Dentre os vereadores que foram eleitos no último dia sete e que correm o risco de verem o registro de suas candidaturas cassados, o que se encontra em pior situação é o Professor Brandão, pessoa das mais queridas e estimadas pela população sabinense.

Professor Brandão, em foto da urna de votação


Explico.

Mesmo que não houvesse essse escândalo todo do esquema de compra de votos armado pela dupla Tetão e Lelo, e posto em prática com a ajuda de todos os candidatos a vereador que os apoiavam, Professor Brandão correria o risco de ter o registro de sua candidatura cassado, e, consequentemente, perder seu diploma para ser empossado, já que cometeu duas práticas vedadas a candidatos:

- lecionou gratuitamente para seus alunos no período de campanha eleitoral, infringindo o artigo 41-A da lei 9504/97, que diz " ... constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil Ufir, e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no artigo 22 da Lei Complementar 64 de 1990.".  Segundo o que diz este artigo, Professor Brandão ofereceu vantagem pessoal em troca de voto, comprou voto.

Veja o quadro abaixo que foi retirado da cartilha "Cidadania e Eleições".

clique na imagem para ampliá-la

Outro motivo que poderá levar à cassação do registro da candidatura do Professor Brandão foi:

- ter utilizado o Centro Comunitário, que é um estabelecimento que sobrevive de verbas públicas e assistenciais para lecionar para seus alunos.. Mais uma vez infringiu a legislação eleitoral:  art 73, inciso I da lei 9504/97 - "ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária";


Só temos a lamentar a situação que se encontra a candidatura do Professor Brandão. Apesar deste blogueiro ter apoiado coligações adversárias à sua, cheguei a comemorar sua eleição, por seu caráter e seu trabalho social.

Porém, os vereadores não eleitos, estão ávidos por mandatos, e não perdoarão Brandão. Mesmo que não houvesse essa  picaretagem toda de compra de voto de sua coligação, seus próprios companheiros iriam brigar por sua cassação, para assim assumirem seu mandato.

Não entendo uma coisa:

Tetão e Lelo gastaram tanto dinheiro comprando votos e não contrataram um advogado para assessorá-los juridicamente durante a campanha.

Realmente, não são as pessoas adequadas para assumirem a prefeitura de Sabino. Além da questão da desonestidade, podemos notar o quanto são despreparados para administrarem. Não souberam administrar a própria campanha. Tanto a coligação que apoiou Pauliquinho, como a que apoiou Pedrão possuíam advogados.

Se Tetão e Lelo fossem competentes, as provas da compra de votos não teriam sido encontradas 3 semanas depois da eleição.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...