Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sábado, 20 de agosto de 2011

A internet melhorou a qualidade da educação?

Eu acreditava que a internet deixaria as pessoas melhor informadas e mais cultas e inteligentes..

Melhor informadas elas se tornaram, entretanto, quanto à cultura e quanto ao crescimento intelectual conquistado com  a internet, eu estava enganado.

Achava eu que o computador se tornaria, e é, um grande instrumento de pesquisa para os estudantes, e que estes, se interessariam assim cada vez mais por seus estudos. Mas, não é nada disso que acontece.

Os estudantes passaram a usar o computador e a internet apenas para fazerem cópias de textos que nem se preocupam em lerem antes de "dar o Ctrl c e Ctrl v".

A leitura abandonara, Digitam no Google o assunto procurado e copiam o primeiro texto que aparece.

Porém, se isso acontece também é culpa dos professores, pois existem orientações bem simples que poderiam ser dadas em sala de aula, que permitiriam ao aluno usar o computador e a rede mundial ,mas que lhe obrigaria a ler diferentes textos e realmente pesquisar o que estuda.

Quando surdiu a internet, este blogueiro pensava que a escrita dos alunos melhoraria e que com a difusão de textos, com o passar do tempo, todos escreveriam de forma correta e teriam uma boa redação.

Aconteceu exatamente ao contrário. A língua empobreceu, a redação dos adolescentes piorou, até a escrita se transformou, e os erros ortográficos se propagaram como uma violenta epidemia.

Acho que existe solução para isso tudo que escrevi, e isso passa pelas escolas e professores que ainda não sabem usar e nem quantificar o quanto os computadores e a internet pode ser útil aos seus alunos e o influenciam.
 Deixo agora um texto bem humorado que meu irmão me repassou pelo Facebook:

CAMPANHA EM FAVOR DO NOSSO PORTUGUÊS


DESDE - se escreve JUNTO;

MENAS - NÃO existe;

SEJE/ESTEJE - está ERRADO, o certo é seja ou esteja;

COM CERTEZA - se escreve SEPARADO;

DE REPENTE - se escreve SEPARADO;

MAIS - antônimo de MENOS;

MAS - sinônimo de PORÉM, todavia, contudo, entretanto;


A GENTE - Separado;

AGENTE - só secreto;

MIM - não conjuga verbo.


 Se não for INCOMODAR (sim... é com I, e não com E como você costuma escrever) cole no

 seu mural e melhore o seu convívio linguístico com as pessoas.




















Sobre o post "Professora pede socorro ao BdR"

Há algumas semanas publiquei um post com o título "Professora pede socorro ao BdR".
Este post teve muita repercussão e tornou-se um dos mais lidos do mês.
Muita gente falou comigo e disse que as reclamações feitas pela professora se referem à uma entidade beneficente de Sabino.

Como a professora não se identificou até hoje e como suas indagações, e minhas respostas,  serviram para qualquer professor, não vejo necessidade de, por enquanto, publicar o nome da instituição sabinense que as pessoas acusam ser a que está assediando moralmente os professores e que está cometendo diversas irregularidades, inclusive com o dinheiro público. Até bem porque, eu não tenho condições de afirmar nada.Não sei se a instituição reclamada é de Sabino ou não.

Foi informado ontem a este blogueiro que uma diretora dessa tal instituição sabinense, ao tomar conhecimento através do BdR, das reclamações feitas pela professora, renunciou ao cargo que ocupava, e que reduziu substancialmente a contribuição financeira mensal que fazia para ajudar a entidade.

Mais uma vez informo, não sei se a instituição é sabinense ou não, mas se forem verdadeiras aquelas acusações apresentadas pela professora, temos muito de lamentar existir uma escola onde aconteça tudo aquilo, não importando se é de Sabino ou não.

Uniforme de professora é avental
Se aquilo tudo está acontecendo no Pará, no Chuí, no Araguaia ou em Sabino, é um fato menos importante que sabermos que as crianças estão em mãos de pessoas despreparadas para dirigirem uma instituição de ensino. Isto é, se as acusações forem verdadeiras, é claro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...