Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

domingo, 28 de outubro de 2012

Dia do Funcionário Público e de São Judas Tadeu

Tenho cometido um engano nos últimos dias e só agora me dei conta disso.

Estava achando que amanhã fosse 28 de outubro, dia do funcionário público, e que fosse feriado.

Até publiquei no blog que Lelo e Tetão seriam citados após o feriadão. Muita gente deve ter pensado que me  referia ao próximo final de semana. Mas, não.

Aproveito a oportunidade para parabenizar os funcionários públicos sabinenses, municipais, estaduais e federais, pelo seu dia.

Nem sempre o trabalho dos funcionários é reconhecido, e, particularmente aqui em Sabino,  na sua maioria realizam um bom trabalho, principalmente o pessoal da área da saúde.

Meu abraço a todos vocês.

Hoje também é dia de São Judas Tadeu, meu santo favorito, apesar de eu nem ser católico.

São Judas Tadeu é chamado de "o santo das causas impossíveis", eis aí um dos motivos de minha afinidade com ele. O outro motivo é o fato dele ter sido discriminado pelos fiéis (infiéis) católicos por muitos anos, que deixaram de devotar o santo, por confundi-lo com o outro Judas, aquele que traiu Jesus, o Iscariotes.



Judas, o Apóstolo Fervoroso
São Judas Tadeu é natural da Galiléia, na Palestina, descendente da linhagem real de Davi, irmão de Tiago o Menor, e primo de Jesus. Filho de Alfeu (também chamado Cleófas) e Maria, que era prima de Maria, Mãe de Jesus. O nome Judas deriva de Judá, que significa Fortíssimo. Recebeu o nome de Tadeu, que significa Valente, justamente pela força com a qual pregou o Evangelho. Era a força de seu testemunho de vida, era uma fé inabalável, o que levou a numerosíssimas conversões e causou a fúria invejosa de falsos pregadores e de ministros pagãos.
Diz a tradição que São Judas era o noivo nas Bodas de Canã e alguns estudiosos dizem que este milagre foi a causa de Judas Tadeu se tornar um seguidor de Jesus. Lucas também chama Judas o "Zealote" (o fanático). Alguns pensam que o "Zealote" seria zeloso e não fanático devido ao fervor com que São Judas Tadeu seguia a lei judaica e mais tarde os ensinamentos de Jesus.
Há um episódio, no Evangelho de São João (14,22), em que Jesus estava confidenciando aos apóstolos as maravilhas do amor do Pai e lhes garantia uma especial manifestação de si próprio, quando Judas Tadeu não se conteve e perguntou: “Senhor, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?”. Jesus lhe respondeu afirmando que teriam a manifestação dele todos os que guardassem sua palavra e permanecessem fiéis em seu amor. Um ponto que merece destaque na vida de São Judas é o fato de ele ter sido um dos doze apóstolos, escolhidos pessoalmente por Jesus. Desta forma, ele presenciou muitos milagres realizados por Jesus, participou da instituição da eucaristia na última ceia, testemunhou a morte, ressurreição e ascensão do Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...