Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A Administração Pedrão e o Karatê do Professor Brandão

Passei a última noite, a madrugada toda, atendendo a uma ocorrência policial na Delegacia de Polícia de Sabino.

Mais uma vez, cidadão inocentes agressões físicas de policiais militares. Um inclusive foi torturado com uma sacola plástica, que foi usada para lhe sufocar e assim o obrigasse a confessar o que não fez.

Foi uma noite agonizante, e isso me impediu de escrever no blog nesta quinta-feira.

O assunto da agressão dos policiais militares tratarei em outro momento, pois hoje escreverei sobre esportes e, mais precisamente a questão do Karatê.


           

                 A Administração Pedrão e o  Karatê
         do Professor Brandão


Por causa  do processo de cassação de prefeito, vice e vereadores, eleitos em 2012, eu e o Professor Brandão acabamos nos confrontando de maneira séria.

Três anos depois, resolvemos nossos problemas, na justiça, e,  o mais importante, conversando calmamente e sem rancores.

Cada um de nós reconheceu os erros que cometeu e os que não cometeu.

Isso agora é passado.

Faço essa introdução, pois jamais quero que pensem que pelo fato de eu apoiar o Pedrão serei cego e não enxergar coisas boas do lado de quem quer que seja.

Que o Brandão realiza um ótimo trabalho, há anos, junto às crianças, aos adolescentes e aos jovens, isso é fato incontestável.

Ele ajuda a todos eles  a aprenderem a conviver,  em suas famílias e na sociedade de uma forma geral, com respeito ao próximo, com solidariedade, com disciplina, com ética.

Seu trabalho ajuda não só seus alunos, mas a sociedade como um todo.

Não eu, somente, reconheço isso, de forma pessoal, mas a administração Pedrão sempre também reconheceu a o valor do trabalho  do Brandão.

Agora então, muitos daqueles que leram este texto até este ponto perguntarão: "E porque então ele não ajudou o Karatê (ou a família Karatê, como costumam dizer) ?

Primeiramente é preciso dizer que administração Pedrão ajudou sim o Karatê do professor Brandão, e o fez dentro das possibilidades financeiras e legais.

Pedrão participando de Sessão, na Câmara Municipal,em homenagem aos Karatecas
          Nesta ocasião, o professor Brandão agradeceu publicamente a administração Pedrão.

O professor Brandão, antes de 2013, ocupava cargo comissionado na prefeitura. E ocupando esse cargo, pelo qual recebia, ministrava suas aulas, no Ginásio de Esportes, onde ainda o faz.

Porém, em janeiro de 2013, Brandão foi empossado como vereador sabinense, e como tal não podia ocupar cargo comissionado na administração, nem mesmo ser contratado por essa.

Lembro-me também, que logo que Pedrão assumiu a prefeitura, Brandão enviou um requerimento solicitando uma série de coisas para melhor ministrar suas aulas (coisas simples, como bebedouro, por exemplo). Foi atendido imediatamente.

A prefeitura continuou a ceder o Ginásio para a realização das aulas de Karatê, e pediu a Brandão que cadastrasse seus alunos no programa  "+ esportes", coordenado pelo Afonso Gomes, e assim atendermos esses de forma legal (dentro da lei).

Quando os karatecas do professor Brandão foram disputar campeonatos regional, estadual e nacional, a prefeitura ajudou-os nessas viagens, dentro dos limites financeiros que dispunha.

Vejo muita gente xingar o Pedrão e dizer que ele não ajudou o Karatê. Não é verdade mesmo.

O karatê foi ajudado enquanto a prefeitura tinha condições de fazê-lo.

Para vocês terem uma ideia, em 2013 ou 2014, não me recordo com exatidão, a administração Pedrão
Professor Brandão e Afonso Gomes, em Bady Bassitt,campeonato estadual de karatê
custeou grande parte das despesas da equipe de Karatecas, quando estes disputaram competições regional, estadual e nacional.

Quando foram se programas para uma competição na Argentina, eu participei de uma reunião com o Brandão e seus coordenadores, e fui muito franco em dizer que a prefeitura não teria condições de custear as passagens de avião e estadia dos atletas naquele país.

Expliquei ainda que tínhamos uma quantidade bem maior de atletas que praticavam futebol, e que com eles não investimos nem um terço do que já havíamos gasto com o Karatê. O professor Procópio é testemunha das dificuldades enfrentadas para se "tocar" o futebol.

Dê 2014 para cá, é difícil encontrar alguém que não enxergue a crise econômica que o Brasil atravessa, e que levou os municípios para o buraco.

As prefeituras, e Sabino inclusive, foram obrigadas a conter despesas e fazer funcionar somente o básico do básico, ou seja, pagar os funcionários e manter saúde, educação, coleta de lixo, fornecimento de água e a iluminação pública.

Pedrão não deixou de fazer mais pelos karatecas por maldade, porque não quis, ou por razões políticas.

Silvinha, Massarioli, Ruyzinho, Afonso e Silvinha Rocha, em Promissão acompanhando o Karatê de Sabino
Se o Pedrão misturasse questões políticas com administração, não teria, por exemplo, convidado o professor Procópio (que não era seu aliado político) a assumir os treinamentos do futebol, Procópio foi convidado formalmente por mim, em nome da administração Pedrão, e foi lhe dito por este blogueiro que ele poderia aceitar a incumbência que oferecíamos, sem o compromisso de ter que algum dia votar no Pedrão ou em qualquer outra pessoa por ele indicada.

Perguntem ao Procópio se o que estou dizendo é verdade ou não.

Em resumo, Pedrão fez o que pode pelo karatê e pelos karatecas do Professor Brandão. Se não fez mais, foi porque não pode.

Contudo, agora, época de eleição, muita gente usa de mentiras para desgastar o prefeito. E uma das mais contadas é a de que ele nada fez pelo karatê.

Sei que é normal blá blá blá em época de eleição. Mas, mentira é desonestidade.

Façam críticas a administração. Afinal ela é publica e tem de ser criticada. è até uma maneira de se garantir qualidade dos serviços prestados. Mas, não contém mentiras apenas para conquistarem um voto de forma fácil, jogando lama no candidato que não é de sua preferência.

Tudo que eu disse aqui tenho como comprovar documentalmente. Quem quiser conferir é só procurar o departamento de finanças da prefeitura que os funcionários, por lei, serão obrigados a mostrar, para quem quer que seja, todos os pagamentos e gastos efetuados com o Karatê.

Em 2017, embora muitos candidatos, do Brasil todo, não digam (por malandragem ou por ignorância) a crise econômica estará pior que 2016 e os municíos terão menos dinheiro que agora.

Espero que o Pedrão seja reeleito e que possa fazer mais pelo karatê, mas sei que só poderá fazer isso a partir de 2018.

O Marquinhos, também é ligado ao Esporte e, se chegar a ser eleito, também fará bastante nessa área  da qual já foi Secretário Municipal. Porém, creio que ele também sabe da crise econômica, pois é um empresário e a sente na pele, e fará algo maior pelo karatê somente quando a condição financeira permitir. E olhem que o Marquinhos foi um dos responsáveis pela introdução do karatê em Sabino.

O Dinho é um amante do esporte. Tenho certeza que também quer ajudar o Karatê. Contudo, não sei o que está acontecendo com ele, que é um rapaz de muitíssima inteligência. Está fazendo tantas promessas para quando assumir o cargo de prefeito, que, sinceramente, não sei como ele poderá concretizá-las, se for eleito.

O Pedrão teve falhas em sua administração. Teve mesmo.

Mas teve dezenas de acertos que infelizmente não são reconhecidos por algumas pessoas, que não os enxergam ou não querem enxergá-los.

É triste essa situação. Pois Pedrão nunca deixou de atender ninguém em seu gabinete, e o então vereador Brandão usou desse direito de falar e pedir para o prefeito inúmera vezes, e foi sempre atendido, como ainda  é até hoje. Sua palestra na última segunda-feira foi num próprio municipal, cedido pela administração sem restrição alguma, porque o trabalho dele é bom.

Volto a dizer, muito daquilo que o Pedrão não fez foi porque a situação financeira do município e do país não permitiu.

Não querem votar nele por isso, tudo bem. Mas não usem de mentiras para justificarem seu voto contra o prefeito e a favor desse ou daquele candidato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...