Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Faleceu Shizuo Fugihara




Acaba de falecer na  Santa Casa de Lins, o senhor Shizuo Fugihara.

Shizuo é uma personalidade muito importante de Sabino.

Comerciante, morador dos mais antigos, era dono do único cinema que a cidade já teve.

Sofeu um infarto em sua residdência por volta das 14h30mim, foi socorrido no PS de Sabino e levado com urgência pela equipe de enfermeiros da unidade.

Chegou na Santa Casa com vida, mas não resistiu por muito tempo.

Deixa viúva a senhora Clotilde, os filhos Rosângela, Rosana e Ronaldo.

Fica registrado os pêsames do blogueiro para toda a família.

Administração Pedrão adotará medidas radicais na área da Saúde

Desperdício de Remédio do Posto de Saúde

Eu já comentei aqui no BdR, há algum tempo atrás, sobre o desperdício de remédio, distribuído pelo posto de saúde municipal, por parte da população sabinense.

Ano passado, inclusive, foi encontrada em uma caçamba de lixo uma enorme sacola contendo centenas de cartelas de comprimidos, sequer abertas.

Lembro-me que naquela ocasião ouvi o Dr Albertone sobre esse assunto, e ele, médico experiente em atendimentos em postos de saúde públicos, do estado de São Paulo e até de outros estados, me relatou que com apenas 70 tipos de medicamentos é possível atender a real necessidade da população.

Em Sabino são distribuídos mais de 200 tipos diferentes de medicamentos. Sendo assim, existem vários remédios que são usados para combater o mesmo problema. E eles muitas vezes possuem diferença de preço gritante, embora tenham a mesma finalidade.

Essa enormidade de variedade de medicamentos gratuitos, facilmente distribuídos à população, proporciona condições para uma cultura de auto-medicação por parte dos usuários do posto de saúde. Bem como, esses mesmos usuários passaram a desvalorizar esses remédios.

Grande parte dos sabinenses, por não pagarem diretamente pelos medicamentos distribuídos, passaram a desvalorizá-los, esquecendo-se que esses remédios não são de graça não, e sim pagos pelos próprios contribuintes através de impostos.

Não é raro pessoas procurarem os médicos do PS com o intuito de conseguirem apenas receitas médicas, prejudicando inclusive o atendimento daqueles pacientes que necessitam realmente serem consultados.

Não é raro ouvirmos moradores de Sabino comentando que têm em suas casas cartelas deste ou daquele remédio, e oferecendo-os para amigos.

O desperdício é grande.

BASTA! CHEGA!

Decidida a acabar com o abuso do dinheiro público e com o desperdício de medicamentos, a administração municipal adotará medidas drásticas para impedir que o dinheiro da Saúde seja jogado no ralo pela própria população.

Serão adotadas metidas para se restringir a distribuição de remédio aos que  realmente necessitam.

Será coibida a emissão de receita médica somente com o intuito de atender o pedido do usuário do PS.

Somente serão distribuídos os remédios prescritos em prontuários médico e justificados nos mesmos.

Também será proibida a distribuição de remédios para períodos longos ( exemplo: comprimidos para serem tomados ao longo de 30 dias).

A partir de agora o a farmácia do PS trabalhará com apenas 140 tipos diferentes de medicamentos necessários para  o combate as doenças de qualquer município brasileiro. Ou seja, o PS estará trabalhando com o dobro dos medicamentos necessários.

Moradores de outros municípios gastam o dinheiro do povo sabinense

Também estará sendo providenciado o recadastramento da população sabinense junto ao PS.

Muita gente de fora, de outros municípios e até estados, tem vindo se aproveitar da boa qualidade do serviço de saúde sabinense.

Para você, leitor, ter uma ideia, a população sabinense é composta de 5.000 habitantes (aproximadamente), entretanto, existem no PS 7.500 prontuários de usuários ativos, ou seja, 2.500 a mais que o número de habitantes de nosso município.

Fora isso, ainda existem mais 2.500 prontuários de usuários eventuais. Aqueles que aparecem em nosso município vez ou outra, de passagem, de visita, e necessitam serem consultados.

Está mais que óbvio que pessoas de outros municípios estão burlando o cadastramento exigido pelo PS através de falsos comprovantes de residência.

E o triste é que isso acontece com a própria ajuda da população sabinense, que atesta falsamente que seu amigo ou parente mora em Sabino, quando isso não é verdade.

Haverá o recadastramento da população. Serão confeccionados cartões magnéticos de atendimento no PS, e quando a administração municipal suspeitar de que esse ou aquele usuário deu declaração falsa (verbal ou documental) para ser beneficiado com atendimento em nossa unidade de saúde, a polícia será acionada.

O morador de outro município atendido em Sabino, economiza as finanças de sua cidade de origem, entretanto gasta o dinheiro do contribuinte sabinense e atrapalha o planejamento de nossa política pública de Saúde, que é feito com base em 5 mil habitantes.

Vejam quais são os gastos que o morador de fora nos traz: 1) mais remédios a serem distribuídos, inclusive de alto custo; 2) Transporte em veículos da saúde para essa ou aquela cidade, para ser examinado ou tratado; 3) Necessidade de maior contratação de funcionários, já que aumenta o movimento do PS; 4) Pagamento de horas-extras a funcionários que trabalham em atendimentos de emergência, já que esse número de atendimento acaba subindo; 5) Maior desgaste com os equipamentos do PS, inclusive do prédio; 6) Mais gastos com limpeza e manutenção do prédio e de seus equipamentos; 7) Desgaste dos funcionários;

Esse são apenas alguns dos prejuízos á administração e aos cofres públicos que me ocorrem no momento para serem relacionados.

Sabino não chegou a esse ponto, mas temos de evitar que isso aconteça
através da boa aplicação do dinheiro público na Saúde.


Economia de dinheiro e melhora do atendimento

Com essa duas medidas - Rigidez na Distribuição de Medicamentos  e  Rigidez no Cadastramento de pacientes/usuários do PS - a administração Pedrão pretende por fim ao desperdício de dinheiro público na  Saúde sabinense.

A princípio, com certeza, muita gente irá reclamar. Porém, ao longo do tempo, a população sabinense sairá ganhando como um todo.

Com a economia de dinheiro público que essa medidas proporcionarão, poderá ser distribuído mais remédios de alto custo a sabinenses realmente necessitados; a qualidade dos serviços, bem como a variedade desses, prestados no PS de Sabino, melhorará e será ampliada; e muitas outras coisas mais que serão conseguidas graças ao fim do desperdício.

Haverá uma grande campanha de informação e conscientização da população a respeito dessas mudanças e de sua necessidade.

Por já, a administração Pedrão conta com o apoio da população sabinense, para que ajude a esclarecimento de cada munícipe a respeito dessa medidas de proteção ao dinheiro público sabinense.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...