Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Atenção!!! Surto de Catapora (ou Varicela) em Sabino

A Diretoria de Saúde da Prefeitura Municipal de Sabino informa que a população de nosso município foi acometida por um surto de Catapora  (Varicela).

Por causa disto, a partir d e amanhã, quarta-feira, 21/09/2011, todas as crianças, entre 9 meses e 6 anos de idade, que não tenham sido vacinadas e nem acometidas por esta doença, devem ser levadas ao posto de Saúde para tomarem a vacina que as protegerão.


Lesões típicas de catapora


"A catapora, ou varicela, é uma doença viral, causada pelo Herpesvirus varicellae, e que se manifesta com maior frequência em crianças. Na maioria das vezes, apresenta-se de forma benigna e as pessoas acometidas tendem a apresentar cansaço, dor de cabeça, febre e perda de apetite.
O mais característico, no entanto, é o surgimento de pequenas feridas de cor avermelhada e número variável, que costumam se manifestar no tronco, rosto, membros e, em alguns casos, nas mucosas. Logo, essas lesões evoluem para bolhas com líquido e, em cerca de cinco dias, começam a cicatrizar. Como aparecem em grupos, em uma mesma pessoa acometida, tais lesões são visíveis, apresentando-se em diferentes estágios.
A transmissão se dá por meio de gotículas ou secreções nasais contendo o vírus, mesmo que os sintomas ainda não tenham surgido. Além disso, a secreção das feridas também é contaminante, até mesmo quando já formaram as “casquinhas”. Há, também, a possibilidade de transmissão de mãe para filho, durante a gestação.
Gestantes, recém-nascidos e pessoas nas quais a imunidade se encontra comprometida, devem receber cuidados especiais, já que a doença, nesses casos, pode evoluir para quadros mais graves, como pneumonia, edema, infecção de ouvido, herpes-zóster (erupção cutânea bastante dolorosa) e síndrome de Reye (doença grave, de rápida progressão e muitas vezes fatal, que compromete o fígado e o sistema nervoso). Além disso, todos os pacientes devem evitar tocar ou coçar as feridas, já que tais atos podem provocar infecções bacterianas, causando complicações e aumentando a probabilidade de a pele ficar manchada.
Quanto ao diagnóstico e tratamento, devem ser feitos sob orientação médica, sendo que esse último se foca no controle dos sintomas e prevenção de complicações, já que não existem medidas que provoquem a expulsão do vírus do organismo. Em hipótese alguma a pessoa deve se automedicar, principalmente se se tratar de salicilatos, como a aspirina, já que este ato pode provocar a síndrome de Reye. Não há comprovação científica acerca da eficácia do permanganato de potássio.
Em razão do seu alto grau de transmissibilidade, é importante que os pacientes permaneçam em casa, de repouso, por pelo menos uma semana, para evitar que outras pessoas sejam afetadas. Introduzida no ano de 1995, outra medida eficaz para a prevenção da catapora, ou de manifestações mais severas, é a vacina. No caso de pessoas imunocomprometidas, e que tiveram contato com o vírus, deve ser avaliada a possibilidade da imunização através do uso de globulinas.
Vale lembrar que pessoas que já contraíram esse vírus se tornam imunes a essa doença. Entretanto, por permanecer, de forma latente, no organismo, o H. varicellae pode provocar a manifestação da herpes-zóster."

          (Fonte: site Brasil Escola http://www.brasilescola.com/doencas/catapora.htm)
                                         

Alex Beloto, sabinense e advogado: "Um país onde o faz-de-conta acontece"



O Alex é um grande amigo meu de Sabino que há alguns anos reside e trabalha na capital do Mato Grosso, Cuiabá.

Eu, relatar aqui para vocês sobre sua inteligência e capacidade, seria  uma redundância diante do texto de sua autoria, publicado na imprensa de sua cidade, que posto aqui agora.







"Um país onde o faz-de-conta acontece"


ALEXANDRE BELOTO

Uma vergonha. 

Poucas palavras, talvez, expressem tão bem o atual momento de nosso País. A corrupção instalou-se de forma avassaladora. Os números são eloquentes. Se, por um lado, somos uma das dez maiores economias do mundo, com um PIB superior a U$ 510 bilhões, pelo outro vemos bilhões escoarem criminosamente pelos ralos da malandragem, da picaretagem e do compadrio, amargando um sistema de saúde falido, uma educação deficiente, uma segurança insegura, entre outras desventuras.

E o eleitor faz de conta que de nada sabe e na hora de votar, fecha o olho, aperta o botão e pronto. Tudo fica como dantes no quartel de Abrantes.

Num primeiro momento de nossas vidas, aprendemos com nossos pais a fase do ser: é preciso ser honesto, ser educado, ser respeitoso, ser leal, ser digno.

Atualmente, estamos presenciando a fase do faz-de-conta.

Hoje, as pessoas fazem de conta que está tudo bem. Os pais fazem de conta que educam seus filhos, filhos fazem de conta que são educados, professores fazem de conta que ensinam, alunos fazem de conta que aprendem, tudo isso alicerçado numa política de governo de faz conta que é pelo bem do Brasil.

Os mandatários fazem de conta que se preocupam com o povo e o povo, infelizmente, faz de conta que acredita naquela preocupação e, como cordeiro, vai indo em frente.

Doentes nas filas mil fazem de conta que tem uma saúde onde podem se socorrer quando necessitar de tratamento. Estes mesmos doentes fazem de conta que não sabem que o pessoal do andar de cima tem um tratamento diferenciado, gratuito, nos melhores hospitais e médicos.

A marginalidade faz de conta que é digna e que é injustiçada socialmente.

Muitos pais fazem de conta não saber que seus filhos são usuários de drogas e que estão se matando aos poucos e os filhos fazem de conta que os pais a tudo desconhecem.

A maioria da população faz de conta que está tudo bem, fechando os olhos para os problemas que assolam os lares das pessoas de bem.

Neste país, faz de conta que todos são iguais perante a lei.

Uma coisa, porém, é certa. Não podemos olhar no espelho de nossa consciência e fazer de conta que está tudo certo. Podemos até arranjar algumas desculpas para explicar nosso faz de conta, mas não justificá-lo. Importante dizer que esta representação no dia-a-dia, esse faz de conta, causa prejuízo para aqueles que lançam mão desse comportamento. 

As pessoas, em assim procedendo, acabam confundindo a si mesmas e caem num vazio, pois nem elas mesmas sabem quem são de fato e acabam numa frustração sem fim, como aquela de tentar responder "quem sou, de onde vim, para onde vou?"

Entretanto, como em toda regra existe exceção, raras pessoas agem com autenticidade, realmente. Por isso, elas se destacam em seus ambientes de trabalho, não fazem tipo, são o que são, sem fazer alarde. São profissionais éticos, competentes, amigos leais, pais zelosos na educação dos filhos, políticos honestos, religiosos íntegros. São pessoas especiais, descomplicadas, de atitudes simples, mas coerentes e, acima de tudo, fiéis a si mesmas e a seus ideais.

Quem esconde a realidade, finge, faz tipo, quer sempre dar a impressão que está tudo maravilhoso, quer mostrar ser perfeito, bonzinho, acumulando, no seu dia-a-dia, toneladas de problemas, tornando-se uma estátua de ouro com pés de barro.

Verdade seja dita. Concordar com tudo é, apático, ver as coisas como estão é fazer de conta que é brasileiro, que é patriota, que é esperançoso em grandezas mil.

Afinal, temos sempre que sonhar com um Brasil melhor, pois não há nada mais trágico do que saber o que é certo e tomar atitude diversa. Depois, não adianta choramingar, uma vez que não é aos outros que prestaremos contas das nossas ações, e sim a nossa própria consciência.

ALEXANDRE BELOTO DE ANDRADE é advogado na Procuradoria Fiscal do Município de Cuiabá, pós-graduando em Direito Empresarial, membro da Comissão de Direito Administrativo, da Comissão de Estudos Tributários e Defesa do Contribuinte da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Mato Grosso.

Hoje, às 18 horas, se encerra a enquete - Prefeito de Sabino 2012

Daqui poucas horas termina a consulta realizada pelo BdR sobre a preferência do eleitor sabinense para o cargo de prefeito de Sabino em 2012.

Depois de encerrada farei uma análise sobre seus resultados e sobre os últimos acontecimentos na política sabinense.

Não deixe de votar. Ainda há tempo.

Prefeitura criará a Coordenadoria Municipal Ambiental

O prefeito Gilmar informou ontem através de seu perfil no FaceBook que criará a Coordenadoria Municipal Ambiental.


Há iniciativa é excelente.

Se a questão ambiental interessa a todos os habitantes do nosso planeta, que há muito tempo pede socorro, interessa ainda mais á população sabinense que mora em um lugar privilegiado pela natureza e por Deus.

Parabéns, prefeito Gilmar.

Entretanto...

Leitores, eu ainda não sei, não quero e não gosto de ser injusto, mas mais uma vez parece que o projeto será votado em regime de urgência.

O regime de urgência é aquele instrumento/estratégia pela qual um determinado projeto é apresentado e aprovado na mesma sessão, não dando tempo para que se leve o seu conteúdo para ser debatido com a população. E que assim, essa população possa dizer aos seus representantes o que pensa sobre o assunto.

Foi graças a esse regime de urgência que os vereadores puderam aprovar na última sessão um aumento de 53% em seus salários, sem que os seus eleitores sequer  soubessem disso.

Quando um projeto deve ser votado em regime de urgência?

Somente quando a demora em votá-lo possa prejudicar o seu objetivo, a sua finalidade, o seu interesse.

Exemplo: 

Ocorre uma enchente que destrói parte da cidade e deixa milhares de desabrigados. O prefeito encaminha para a Câmara um projeto autorizando X milhares de reais serem usados em socorro às vítimas e em obras que ajudarão a tirar a cidade do caos. Se o projeto demora a ser votado, é lógico que muita gente já terá morrido quando o dinheiro puder ser usado e a situação da cidade se tornará mais caótica ainda. Num caso como esse, se usa o regime de urgência.

Isto foi apenas um exemplo que talvez nem seja o mais adequado, e eu o corrigirei caso necessário

No caso da criação da Coordenadoria Municipal Ambiental, não há necessidade alguma desse projeto ter sido apresentado ontem e já votado hoje.

Não estamos sendo vítimas de nenhum desastre ecológico ou qualquer coisa que justifique sua aprovação com urgência.

Eu não sou hipócrita em deixar de dizer que sou, de certa forma, discriminado por esse projeto, pois ele restringe ao cargo de Coordenador, ou seja, o responsável na implementação de políticas públicas de preservação, educação e legislação ambiental, somente os profissionais de Engenharia Ambiental, e não há razão de ser nisso.

Sou geógrafo (com direito a CREA e tudo), pedagogo e advogado. Por qual razão a soma dessas qualificações não é suficiente para permitir que eu concorresse ao cargo, ou fosse nomeado para o cargo?

Trabalho com a tese de que será cargo de preenchimento por concurso. Mas, mesmo que seja de livre provimento por parte do prefeito. Se o prefeito de daqui 16 anos quisesse me nomear, ele não poderia fazê-lo.

Este é apenas um item que notei no projeto porque me chamou a atenção pelo fato de me atingir diretamente, hipoteticamente falando.

Espero que o Gilmar seja sensível ao que coloquei aqui e ao que o Dinho, o Bruno Caramel, a Márcia Galo e outros que tenham participado do debate, sobre estas questões, no Facebook, e retire a ideia de votação em regime de urgência do projeto que cria esta importante coordenadoria.

OBS: Cliquem nas escritas em azul e vejam as brilhantes argumentações que, no FaceBook, foram postadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...