Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

domingo, 21 de agosto de 2011

Multas e Perseguições

Sempre sou procurado por pessoas que receberam multas de trânsito aqui dentro de nossa cidade.

Noto algumas coisas, que para mim, são curiosas nessas multas.

1º - A grande maioria dos autos de infração são elaborados por apenas um soldado PM. Poucas vezes encontrei multas de outros soldados PM's. Parece até que só ele que consegue enxergar infrações;

2º- Quase sempre, junto com a multa "principal", o cidadão multado recebe outra por ter se "evadido" do local e que por causa disso o competente soldado PM não pode entregá-la pessoalmente.

Leitores, foram várias multas que vi com essas características. Muitas vezes, ou quase sempre, o cidadão dizia nem ter estado no local da ocorrência.

Estranho também o fato das multas não serem entregues aos condutores numa cidade tão pequena, onde todos sabem onde todos moram, e onde não tem congestionamento de trânsito nenhum, sendo muito difícil alguém se evadir - na minha opinião é claro.

Do tempo que estou morando aqui em Sabino, somente uma vez vi um motorista fugir da polícia - fato que condeno veementemente.
Recordo-me deste fato porque a cena ficou gravada na minha cabeça.

"Um garoto de 15 anos, pilotando uma motocicleta, deu um "baile" no soldado que dirigia a viatura policial e o perseguiu de forma implacável pela cidade toda. O garoto adentrou com a moto pelo calçadão e ao passar pela rampa da calçada e, na velocidade em que se encontrava, foi a uma altura tão grande que quase nem passou no portal. Caiu ao aterrissar a moto; levantou-se, montou nela novamente e mais uma vez deixou a viatura na poeira."

Lógico que isso que o menino fez é errado. Não aprovo o fato e culpo os pais por permitirem que seus filhos menores dirijam moto ou carro. São irresponsáveis. Mas que foi engraçado o baile foi. Parecia o filme "Velozes e Furiosos".

Sabem quem era o soldado? 

O mesmo que é recordista de aplicação de multas. É o que dizem.

Ainda sobre a PM de Sabino

Fundada em 1831
Quando é para criticar eu critico, mas sei também reconhecer as boas qualidades de qualquer um.

Na madrugada de segunda (dia do fato da rua Antonio Camilo) para a terça-feira, precisei acionar a polícia militar de Sabino, algumas horas antes do jovem K se apresentar à delegacia de polícia. A família do adolescente recebia naquele momento diversos telefonemas com ameaças e o garoto achou que seu esconderijo havia sido descoberto e que seria morto. Fui ao encontro da família que estava apavorada. Quando retornei à minha casa ouvi barulhos e achei que esta estivesse sendo invadida.  Liguei para o 190 e, poucos instantes depois, o soldado PM Barbosa veio até minha residência e verificou o local. Nada encontrou. E foi muito atencioso.

Ontem, novamente precisei acionar a polícia militar, pois a casa da família do adolescente K, mais uma vez foi invadida e diversos pertences foram subtraídos do local. 

Não sei como pode existir pessoas que se aproveitam da desgraça alheia para obter vantagens.

Estiveram no local os policiais Fernando Rossini e Ivan. Verificaram o local. Tomaram as medidas que lhe cabiam e também foram muito solícitos com este blogueiro.


A Polícia Militar do Estado de São Paulo ( PMESP ) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública paulista.

Circo em Sabino

Irei assistir o espetáculo do Circo agora à noite, às 20h.

Estive lá nesta tarde, junto com o Fernando Peres e a Juliana Caperucci. Entrevistamos o  Rodrigo, dono do circo e seu filho Kevin.

Mais tarde, depois de assistirmos o espetáculo, publicarei para vocês um post contando nosso papo e a nossa opinião sobre o show circense.






Até mais tarde .




Soldado PM Santana faz trabalho social voluntário em horas de folga

Eu que sou um crítico da PM de Sabino sou obrigado agora a escrever este post em homenagem ao soldado PM Santana, bacharel em direito.

Soube que em sua horas vagas, quando deveria estar descansando após seus plantões exaustivos de 24 horas ininterruptas de policiamento, ele faz um trabalho social voluntário, e não remunerado, ou seja, apenas para ajudar o próximo.

Sabem onde leitores?

No supermercado Amigão, da cidade de Lins.

Eu fui muito injusto  com o soldado Santana. Quando eu o via parado, e sempre alerta, no supermercado Amigão, pensava que ele estivesse trabalhando como segurança, fazendo bico, algo que não é permitido para os policiais militares fazerem.

Mas, não, eu estava erradíssimo, segundo o que eu ouvi da boca dele mesmo. O soldado Santana trabalha desarmado no Amigão - sem qualquer arma dele ou da corporação da PM - sem receber remuneração alguma, e lá fica orientando as pessoas e ajudando a quem precisa. Isso tudo, segundo ele ainda, com o conhecimento de seus superiores.

Parabéns, soldado Santana. Não é todo mundo que está disposto a trabalhar de graça para que uma empresa privada e lucrativa como o supermercado Amigão prospere cada vez mais.

É isso que a humanidade precisa: CARIDADE e SOLIDARIEDADE.

Tenho certeza que a população sabinense vai gostar muito de saber desse seu lado humano, que não conhecia. A polícia militar também deve se sentir muito honrada com este fato. Creio que será até promovido, se houver justiça.

Vou dar-lhe uma sugestão, não sei se a seguirá. Poderia fazer este trabalho voluntário também, nas creches ou asilos, que não são entidades lucrativas. Mas, se prefere somente atuar com seu trabalho social voluntário em empresas particulares, poderia trabalhar um pouco de graça nos mercados de Sabino. Assim os lucros destas empresas aumentariam e gerariam mais empregos e se recolheria mais impostos aqui na cidade, onde o senhor trabalha.

É disso que a sociedade precisa
Agora eu não tenho uma foto do soldado Santana realizando seu trabalho social voluntário no Amigão, mas um amigo meu prometeu enviar-me, e assim que chegar eu coloco aqui. Afinal, o soldado Santana merece. Não é verdade?


Soldado PM Santana

O soldado PM Santana, ou melhor, Marcelo Souza Santana, bacharel em direito, como ele nos costuma lembrar sempre, foi muito elogiado em sua atuação no caso da rua Antônio Camilo.

Sozinho, isolou o local e manteve a população afastada da cena do crime para que a polícia pudesse trabalhar.

A competência foi tanta que o advogado do adolescente K, acusado de ser o autor do fato, foi impedido de transpor a corda de isolamento para comunicar a ele, e ao escrivão de polícia Renato, que também estava no local, que seu cliente iria se entregar naquele momento  e aguardava apenas a presença da polícia numa casa a poucos metros de onde estavam. 

De maneira ríspida, tratou o advogado do adolescente como se este fosse apenas mais um curioso querendo privilégios de tratamento.

Todos na cidade de Sabino conhecem o advogado e não precisaria ser muito inteligente para deduzir que se estava ali era por algo importante e relacionado ao fato.

O soldado Santana obrigou o advogado a aguardar na linha de isolamento e o escrivão Renato fora ao seu encontro para saber  qual o assunto a ser tratado. 

Como o advogado estava cercado de pessoas que ouviam a conversa e diante da importância do assunto, desconversou e foi embora.

Entregou o adolescente no dia seguinte, após tratar do assunto com o investigador João Carlos que deu a devida atenção ao advogado.

Parabéns, soldado Santana !!!

PM tem novo comandante na região

Nesta semana que passou tive a oportunidade de conhecer o Capitão José Antonio de Melim Junior, novo comandante da Primeira Companhia de Polícia Militar do 44º Batalhão, ao qual estará subordinado o comandante do destacamento de PM de Sabino.

Pessoa muito simpática, acessível e que pareceu ser de muito bom senso.
Conversamos por um bom tempo.

Toda a população sabinense sabe que sou um crítico ferrenho da polícia militar de Sabino, e todos sabem também quais são as reclamações que faço. E passei isso para o novo comandante.

Capitão Melim - apesar de ainda jovem,
tem vasta experiência na área, se
formou no ano de 1989 e já trabalhou
na capital paulista, Presidente Prudente, Lins,
  Novo Horizonte e região.

Contei também  ao Capitão Melim que houve um tempo em nossa cidade em que o trabalho dos PM's era muito facilitado pelo bom relacionamento e proximidade que mantinham com a população. Um tempo em que a polícia militar de Sabino organizava campeonatos de futebol e deles participava com o time de policiais; treinava crianças para a vida num programa de polícia mirim inventado pelo querido Oílio; promovia encontros festivos ao final do ano. Foi um tempo em que a polícia militar de Sabino era muito respeitada e querida.
Fiquei 20 anos fora e não sei o que aconteceu nesse meio-tempo.

Quando voltei a residir em Sabino me contaram, e vi, coisas que me surpreenderam. Soube até que a sede do Destacamento de Polícia Militar foi assaltada e que o autor só fora capturado porque permanceu na praça desfilando com o colete à prova de balas e armas na mão. 

Quem me contou isso foi o próprio autor dos fatos, e se você leitor ouvir os detalhes do que ele conta, realmente ficaria tão ou mais surpreso que eu.

O Capitão Melim também se manifestou favorável a um estreitamento na relação população-polícia militar e disse que trabalhará para que esta atenda da melhor maneira possível a população e "procurará estabelecer parcerias com a sociedade, para o combate a criminalidade e o aumento substancial da sensação de segurança, colocando para isso, à disposição de todos, os serviços oferecidos pela Corporação da Polícia Militar" - como ele declarou ao City News.

Ontem também conversei bastante e, informalmente, com o Sargento Serrano, comandante do destacamento da PM em Sabino. Foi muito gentil comigo e fomos muito francos um com o outro. 

Disse a ele que gostaria muito de colaborar com a polícia militar; que acredito que a sociedade sabinense toda deseja colaborar com a polícia militar, para que esta possa lhe oferecer melhor segurança.

O Sargento Serrano comentou comigo que o CONSEGCONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA - será reorganizado em Sabino.

Os CONSEGs - CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA - são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Muito boa a iniciativa do Sargento Serrano. Torço para que dê certo. E sei que dará.

Sargento, a população de Sabino sempre foi parceira da Polícia Militar, e não se negará em voltar a estabelecer uma parceria com o senhor e seus comandados. 

Tenho certeza que o senhor saberá o que fazer para conseguir novamente o apoio e admiração da população para a Polícia Militar.

Coluna do Ruyzinho - 20 de agosto de 2011 - "A CIDADE"

Para quem não leu a minha coluna que sai todos os sábados no jornal "ACidade", publico ela aqui.

Você pode escolher se quer ler a cópia do jornal ou o texto original.



12  Conselhos de um Educador

Quando o humorista Chico Anísio escreveu um livro sobre como fazer para um casamento dar certo, uma repórter lhe indagou se ele teria condições de escrever sobre o assunto, já que ele havia se casado e depois se separado seis vezes, ou, sete, nem me lembro mais:
- Tenho sim - respondeu o humorista da Globo, que ainda completou – Quem fica casado 10, 20, 30 anos com a mesma mulher, entende apenas da sua esposa, ou seja, entende da Maria, da Cristina ou da Joana, mas não entende de casamento. Eu como tive várias esposas diferentes, posso dizer que, hoje, entendo de casamento.

Parafraseando o Chico eu digo que os pais não entendem de adolescentes e crianças, eles entendem apenas do Luquinha, do Juninho ou da Stelinha, ou seja, apenas de seus filhos. E às vezes, muito mal.

Trabalhei com crianças e adolescentes por mais de vinte anos. Conheci e convivi com milhares deles, de diferentes etnias, religiões e classes sociais.

Creio que eu seja um especialista no assunto “criança e adolescente”

É próprio da infância e da adolescência o egocentrismo – acharem-se o centro das atenções de todos. Acreditam que a família existe em função deles apenas e sendo assim, deve atender a todos os seus desejos.

Confundem a liberdade com o direito de fazerem o que querem e quando querem, e fazem seus pais crerem que os desejos não realizados lhe causarão traumas irreversíveis.

Os pais que acreditam nestas balelas acabam criando adultos desajustados, cidadãos descomprometidos e até bandidos.

Para evitar tudo isso, deixo aqui algumas recomendações aos pais:

1-   A melhor educação é o exemplo. Nunca faça perto de seu filho aquilo que você nunca gostaria que ele fizesse. Não xingue, não beba, não brigue com sua esposa ou seu esposo, não ultrapasse o semáforo no vermelho, não use drogas, etc.

2-   Converse sempre com os seus filhos sobre qualquer assunto, principalmente os mais polêmicos. Não se acanhe de conversar sobre sexo e suas conseqüências – fale sobre camisinha, gravidez, doenças venéreas. Fale sobre as drogas, pergunte se já usou, explique sobre este mal. É melhor ele aprender sobre as coisas da vida com vocês que o amam que na rua.

3-    Dizer não para o filho é tão importante quanto dizer sim. Mas, lembre-se sempre de explicar o não. Seu filho precisa entender a razão de você negar-lhe algo.

4-   Coloque horários, regras e limites. Horário para chegar e sair de casa; para estudar; para brincar; e até para namorar. A sociedade tem regras e limites e seu filho precisa se acostumar a viver assim.

5-   Não compre tudo que seu filho quer e quando quer. Qual a necessidade de uma criança ter um celular de quatrocentos reais ou um tênis de oitocentos? Ensine ele a valorizar o que tem. A vida é dura, e cara, e seu filho precisa saber disso.

6-    Computador no quarto de seu filho para acessar a internet a qualquer hora do dia é tão ou mais perigoso quanto passar a madrugada na praça com os amigos. O computador coloca o jovem em contato com qualquer parte do mundo. Ele pode estar em seu computador fazendo uma pesquisa de geografia, ou, pode estar teclando com um traficante, um maníaco ou um pervertido qualquer. Procure sempre saber o que seu filho faz no computador e com quem ele conversa.

7-   Procure saber quem são os amigos de seus filhos, onde moram, quem são seus pais e o que fazem. A mesma medida em relação aos namorados e namoradas. Companhia não leva ninguém para o mau caminho, mas ajuda a encontrá-lo.

8-   Dê crédito também à palavra dos professores de seu filho e das pessoas que o conhecem fora de casa. Quando fizerem uma reclamação sobre ele, pense que podem estar certos, pois os filhos não se comportam fora de casa da mesma forma que dentro.

9-   Eduque seu filho para o trabalho. Mesmo quando criança, dê alguma responsabilidade para ele, nem que seja apenas colocar o lixo na rua diariamente. Ensine-o a ser responsável e apto ao trabalho.

10-Pai e mãe não são “amiguinhos” dos filhos. Não confunda ser próximo do filho, amá-lo, respeitá-lo, ter dialogo com ele, com o relacionamento que ele tem com seus amigos. A relação pai-filho é algo que fica acima de qualquer outra. O amiguinho é aquele que sai para a balada com seu filho e, muitas vezes, comete os mesmos erros que seu ele. Você, pai ou mãe, é aquele que zelará pelo seu filho e dirá sim ou não quando necessário.

11-Não procure realizar seus desejos de vida frustrados através de seus filhos. Deixem que vivam as próprias vidas, sigam as carreiras que desejarem, escolham os namorados e namoradas que lhes forem convenientes.

12- Independente de qual religião, ou igreja, freqüentá-la nunca fará mal aos seus filhos, pois lá se ensinam princípios morais e éticos que são os mesmos que necessitamos para viver em sociedade.

Penso que se seguirem estes “mandamentos”, muita coisa que daria errado na vida de seu filho poderá dar certo.
  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...