Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

domingo, 31 de julho de 2011

Professora pede socorro ao BdR

Realmente o BdR está fazendo sucesso e prestando serviços à população, algo que eu desejei desde o início de seu lançamento.

O que eu não imaginava é que teria tantos leitores e de tantos lugares diferentes.

Como eu já disse, todos os dias o BdR é acessado nos EUA, Reino Unido, e outros países.

Sei também que o blog tem leitores de diversas outras cidades. E são estes os que mais participam com comentários publicados.

Hoje recebi um e-mail de uma professora de um outro município brasileiro. Diz ela:

"Acompanho através de seu blog as notícias de Sabino. Sou nascida em Sabino, mas há muito tempo me mudei. Meus pais moram ai e sempre os visito. Gosto muito de Sabino e por isso sempre quero me informar sobre o que está acontecendo na cidade. Parabéns pelo seu blog. Estou gostando muito. Vi que você é advogado e responde dúvidas dos leitores. Poderia me responder algumas perguntas?"

A professora faz em seu e-mail um breve relato sobre os problemas que está passando na instituição em que trabalha e depois fez suas perguntas:

1) A instituição em que trabalho exige que nós professoras trabalhemos de branco, além do avental de professora, e com uma toquinha de cozinheira, aquelas de redinha. Somos obrigadas a isso?

BdR: Uniforme pode ser exigido em qualquer ambiente de trabalho, desde que seja adequado á função exercida e que não cause humilhação ao empregado ou funcionário. A instituição ou empresa que contrata o funcionário deve avisá-lo por escrito dessa exigência na data da contratação, e deve fornecer gratuitamente o uniforme a ser usado. No caso de professores, o normal é que se use um avental, jaleco ou guarda-pó, ou apenas uma camiseta com o emblema, brasão ou símbolo da instituição, e mais nada que isso, pois, não existe razão que justifique. Caso o uniforme exigido pela empresa cause vergonha, vexame, humilhação, constrangimento, por confundir o professor com qualquer outro tipo de funcionário, isto poderá configurar em assédio moral e este poderá mover ação por danos morais contra a instituição.

2) Quando os professores poderão ser convocados no recesso escolar?

BdR: Poderão ser convocados a qualquer tempo pela instituição para as seguintes atividades: terminar a correção de avaliações e  o preenchimento de documentos essenciais à vida do aluno; reuniões pedagógicas e de planejamento, ou por qualquer outro motivo pedagógico que eu não tenha relacionado. Apesar deste período não ser considerado como férias, a convocação não motivada do professor, ou motivada por motivo diverso de sua função, poderá caracterizar assédio moral e originar ação por danos morais.

3) Pode o professor ser convocado no recesso escolar para fazer faxina nas dependências da escola?

BdR: Creio que essa pergunta eu já tenha respondido. O professor não pode ser convocado para limpar a escola no recesso escolar, nem poderá ser convocado para fazer esta tarefa em ocasião nenhuma. Isso representa um desrespeito à categoria, um desvio de função, e exposição do professor ao ridículo, ao vexame, já que se fosse para desempenhar funções de faxineiro, não haveria a necessidade de exigir seu diploma de curso superior para contratá-lo. Isso configura  assédio moral e da origem a Ação por Danos Morais.

4) O presidente da Instituição de Caridade que dirige a escola pode interferir na aula, exigindo que o professor faça esta ou aquela atividade e proibindo atividades com lápis coloridos?

BdR: Professora, a senhora não conhece seus direitos de mestra? A liberdade de cátedra é uma garantia constitucional. A senhora desenvolve com seus alunos as atividades que julgar necessárias e com os materiais pedagógicos que julgar mais conveniente. Sua preocupação deve ser de apenas seguir o planejamento apresentado à direção da escola e á supervisão de ensino. O diretor da escola (e somente ele, o presidente da instituição não poderá interferir no pedagógico em momento algum)  poderá fiscalizar se a senhora está cumprindo o planejamento e se suas atividades pedagógicas ou os materiais que utilizou em sala de aula foram de alguma forma prejudiciais aos alunos. Quanto ao uso de lápis colorido, ele é altamente recomendado por qualquer pedagogo sério. Os lápis coloridos devem ser usados até por alunos mais velhos e adultos. Ajudam no desenvolvimento de habilidades diversas: comparação, memorização, discernimento, etc. 

5) O presidente da instituição pode arrancar da parede e rasgar atividades que não tenha gostado,  elaboradas pelo professor e feitas por seus alunos?

BdR: Já expliquei que o presidente da instituição não pode se envolver em nada relacionado às questões pedagógicas e às atividades dos professores. Quem pode fazer algo a respeito disso é somente o diretor (pedagógico) de sua escola. Mesmo assim, ele não poderá rasgar uma atividade sequer de seus alunos, pois estas são avaliações, e como tal são documentos, que só poderão ser descartados pelo próprio professor quando este achar que for oportuno.

6) O presidente da instituição pode exigir que os professores acompanhem seus alunos dentro do ônibus escolar, até suas casas?

BdR: Volto a repetir, professor ministra aula; auxiliar de limpeza faz a faxina da escola; quem acompanha aluno durante o transporte escolar são os acompanhantes devidamente contratados e treinados para tal função. Professor fazendo isso é desvio de função, é assédio moral e tal fato dá direito a ingressar com Ação Indenizatória para compensar estes danos morais.

7) A escola pode ter aluno fantasma? Aqueles que nunca aparecem mais lhe são atribuídas frequência escolar?

BdR: Não sei por qual motivo uma instituição particular teria interesse em apontar frequência para alunos ausentes. Em todo caso, isso é crime - falsidade ideológica. Se a escola é uma instituição de caridade e possui convênios com a prefeitura, estado ou governo federal, estes convênios podem ser considerados fraudulentos, pois o dinheiro público estará sendo desviado para manter uma quantidade de alunos que não existe. Os professores que atribuem a frequência em sala de aula para os alunos fantasmas, ou seja, inexistentes, colaboram com a fraude e estão também cometendo crime. A diretoria de ensino também precisa ser informada disso, pois estes dados estão sendo contabilizados pelos governos estadual e federal e influenciam na distribuição do FUNDEB. Isso é grave. Pare com isso. Avise seus colegas.

8) Os professores podem ser obrigados a trabalharem 45 min a mais todos os dias como contribuição para a instituição?

BdR: Se é obrigado deixa de ser contribuição. E não existe contribuição de trabalho gratuito dado por empregado contratado. O trabalho gratuito você poderá fazer em uma outra instituição que não esteja ligada àquela a qual você trabalha. Na instituição em que você trabalha,  e para a qual está contratada, você só poderá trabalhar de forma remunerada e a hora-extra não poderá ser obrigatória.

9) Posso ser obrigada a comprar artigos e fazer doações para ajudar a instituição?

BdR: De forma alguma você poderá ser obrigada a isso. Inclusive á anti-ético a venda de qualquer produto dentro do ambiente de trabalho. É lógico que o empregado ou funcionário fica constrangido a doar ou comprar algo, para não perder seu emprego. O patrão que age  assim , está extorquindo seu empregado. É crime.

10) O presidente da instituição pode retirar a cadeira do professor da sala de aula para impedir que ele se sente?

BdR: Não. Isso seria um absurdo. É uma humilhação ao professor, que pode e deve se sentar quando   quiser. Mais uma atitude que caracteriza o assédio moral ao professor e pode motivar Ação por Danos Morais.


Professora, suas perguntas me parecem absurdas.

Só as respondi porque eu fui supervisor de ensino e fiscalizava escolas (públicas e particulares, beneficentes ou não, com alunos comuns ou especiais) e sei que realmente estes tipos de absurdos e  abusos acontecem.

Se o presidente de sua instituição está agindo assim, ele na verdade está exercendo a direção, de fato, do pedagógico da escola. Mas, isto ele não pode fazer, porque creio que não tenha a habilitação para isso. Está usurpando um lugar que não é dele. Está pondo em risco o aprendizado e a integridade dos  alunos. E vocês permitindo isto estão sendo coniventes, inclusive, a diretora legal.

A senhora ainda me relatou que a diretora e o presidente ameaçaram e intimidarem os professores para que eles não fossem ao ministério público.

Mas, eu aconselho, vá ao ministério público sim. Fale com o promotor da infância e da juventude. Explique o acontecido e esclareça que você não irá formalizar a denúncia porque tem medo, assim como os seus colegas.

Através de tudo que a senhora me contou, será fácil de investigar a instituição que a senhora pertence e as atitudes do seu presidente. Nem será necessário ninguém testemunhar.

Informe também ao órgão público que ajuda e  mantém convênio com a escola a respeito dos alunos fantasmas

Procure suas fotos com o uniforme que a senhora e seus colegas usavam. Leve um presente que foi dado a algum aluno comprado com o dinheiro que você foi obrigada a doar. Filme com o celular a senhora dentro do ônibus levando os alunos. Filme com o celular a senhora e suas colegas faxinando a escola. Tire cópia de seu diário escolar e demonstre que as atividades com lápis de cor estavam proibidas.

Professora, o presidente de sua instituição não é tão poderoso quanto ele pensa.
A lei existe para todos.
Entretanto, gostaria de lhe dar  um conselho: Saia dessa escola. 

Ela não merece ter professores sérios. Tenha amor próprio, não se submeta à humilhação de quem quer que seja. A nossa dignidade vale bem mais que isso. A senhora não terá motivo de se envergonhar saindo dessa instituição, pois vergonha é trabalhar para uma pessoa autoritária, que parece ter complexo de superioridade, que abusa dos poderes que não tem.

E não se esqueça de colocar a boca no trombone. Conte a todos sobre o que viu e ouviu. Não deixe uma mentira perpetuar.

E o dia que a senhora pedir demissão ou for demitida, procure um advogado trabalhista e requeira os valores referentes ao danos que lhe foram causados. Na justiça trabalhista o ônus da prova é invertido. Será o patrão que terá de provar que não agiu da maneira como a senhora descreveu.

Leitores Sabinenses,

Tem hora que dou graças a Deus de morar no estado de São Paulo.

Esta professora me disse que leciona e mora num estado da região norte. Não falou qual.

Vejam os absurdos que acontecem ainda pelo Brasil a fora, nos estados menos desenvolvidos, onde a fiscalização é mais difícil de ocorrer. Em pleno século XXI.

Mas chegará o dia em que não veremos mais esse tipo de situação.

Ainda bem que isso não acontece em Sabino.

EDITORIAL - Mensagem do Ruyzinho aos seus leitores

O BdR, neste domingo, 31 de julho de 2011, publica uma longa entrevista com o vereador Xande.

A entrevista foi concedida por e-mail e confirmada em conversa pessoal, para assim ser publicado somente aquilo que realmente foi dito pelo vereador.

Mesmo não concordando com muito do que o vereador Xande disse em sua entrevista, cumpri o compromisso assumido no lançamento do BdR, no qual afirmei que o blog seria democrático e, assim, aberto para todos que quisessem expressar suas idéias.

Faço questão de registrar que sou amigo sim do prefeito Gilmar, e o respeito e admiro.

Por justiça, faço agora algo que eu faria até mesmo por um inimigo, ou seja, esclarecer que desde quando resolvi criar este blog, o prefeito Gilmar nunca me pediu nada relacionado a este.

Nunca me pediu para publicar algo favorável à sua administração, tão pouco me pediu para deixar de publicar algo negativo a ela.

Inclusive, na sexta-feira, o prefeito passou uma informação, que viria a ser publicada, ao City News - sobre a compra  de equipamento para o CRF - e não pediu que eu a publicasse.

As pessoas que pré-julgam o blog e este blogueiro, desconhecem o que é democracia, o que é liberdade de expressão e de consciência.

Seus preconceitos as impedem de entenderem que duas pessoas podem ser amigas e terem ideias próprias e diferentes.

Estão acostumadas ao tempo em que os eleitores do candidato a prefeito vitorioso apedrejavam a casa dos eleitores que votaram no candidato derrotado.

O mundo mudou e Sabino também.

Este blogueiro é simpatizante do PSDB, foi fundador do PSDB de Sabino, é amigo do Gilmar e de sua família, acha o Gilmar um ótimo prefeito, torce para que finalize sua administração com sucesso. E tem mais, acredita no seu caráter, seus princípios, e na sua honestidade. Acredita, inclusive, que em instância superior, o Gilmar conseguirá anular a condenação a qual o vereador Xande citou em sua entrevista

Estou dizendo tudo isso, leitores, para vocês conhecerem o meu caráter, minha personalidade e minha honestidade. E não terem dúvida nenhuma de que, desde que feita de forma devida, ou seja, sem leviandade e ofensas pessoais, qualquer um poderá usar este blog para o debate político-social sobre Sabino. E que eu continuarei a criticar a administração municipal quando tiver motivo para isso. Como fiz desde quando o BdR foi inaugurado.

Aqui não existe "jogo". Aqui não existe "armação".

Espero que tudo tenha ficado claro a todos.

BdR entrevista o vereador Xande parte 3 (final)

BdR: E sobre seu futuro político? Que pretende fazer?

"Não sei se vou me recandidatar"
"Ser vereador pra mim está sendo uma ótima experiência, mesmo com todos os obstáculos. Mas entrei na política sabendo mais ou menos como funcionava. Mas só quando você está dentro da política que você passa a ver realmente como o negócio funciona.

Sinceramente não sei se vou me candidatar na próxima eleição, tenho que consultar meus familiares, amigos e ver a opinião do eleitor. Também vai depender quem serão os demais candidatos com chance de se eleger, pois se eu notar que serão pessoas que não prezam pelo bem de nossa cidade, daí nem me candidato.


Sobre apoiar candidato a prefeito é complicado, ainda mais em Sabino que nunca se sabe quem está do lado de quem. E sem falar das “armações”. 

Dona Landa, prefeita 2001/2004

Já fomos prejudicados em eleições passadas, quando muita gente que nunca havia se envolvido em política, resolveu apoiar a candidata Yolanda Rossi, junto com seu marido Labica, surgindo o nome “Landabica”. Ela conseguiu se eleger com a força do povo, mas depois virou as costas para população. E foram quatro anos na total amargura. Então o meu medo é estar apoiando o “inimigo”. E a isso temos que ficar todos atentos.




Até o momento fui procurado por apenas um candidato a prefeito*, mas o mesmo não me convenceu, principalmente por ele dizer que o prefeito Gilmar vai o apoiar. Já de imediato eu disse que não teria como ele contar com meu apoio.Tenho até o final de setembro para me decidir, vamos ver o que vai acontecer.
E fica aqui meu convite ás pessoas que tem vontade de fazer algo de bom por nossa Sabino, e queira se candidatar. Vão em frente, analise a idéia e postura do candidato a prefeito que queira apoiar.
 Analise os demais candidatos a vereador, ficando atento se querem você no partido porque sabe que você tem potencial para lutar por uma cidade melhor, ou apenas para você trazer votos para eleger os outros candidatos de sua chapa. E você correr o risco de ficar de fora. Você tem até o final de setembro deste ano para já estar filiado a algum partido político.Enfim, devemos sim nos interessar por política e levar a sério. Pois se você não se interessar por política, os interessados é que vão decidir por você, por sua família, e por toda a população."

* Xande me revelou que o pré-candidato que o procurou foi o ex-vereador e produtor agrícola, Carlos Alberto Florindo, o Lelo.

BdR: Se a eleições para prefeito fossem hoje, em quem o senhor votaria?

"Com quais candidatos? Com esses que estão postos aí?"

BdR: Sim.

Bruno Caramel, colega de oposição
"Bruno Caramel. Com certeza. Inclusive ele me convidou para formar a chapa com ele, mas eu não quero"

BdR: Quantos e quais projetos o senhor apresentou em seu mandato?

"No inicio de meu mandato elaborei vários projetos, mas protocolei apenas alguns. Pois claro que os vereadores de situação, iriam derrubá-los. Assim com o andar da carruagem, percebi que  teria que focar mais em fiscalizar e denunciar o poder executivo.

Fui autor do projeto aprovado, para por fim a reeleição do presidente da câmara.E está tramitando na câmara o projeto de minha autoria denominado, Câmara Mirim, que objetiva envolver os jovens na política de nossa cidade, para que eles possam aprender na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e poderem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade. E com certeza se não quiserem seguir a carreira política, terão bagagem suficiente para ser um cidadão de bem.

Logo vou protocolar o projeto Ficha Limpa para os servidores públicos. Onde a proposta objetiva instituir a “ficha limpa” no âmbito do serviço público municipal, tanto para servidores quanto para aqueles que, eventualmente, ocupem qualquer função pública, inclusive os membros de Conselhos Municipais." 

BdR: Que avaliação o senhor faz da Câmara Municipal atual?

"É até meio antiético de minha parte eu criticar um grupo na qual faço parte. Lembrando que apenas faço parte como vereador, mas com pensamentos completamente diferentes. E com exceção dos vereadores Bruno e do Guino, que sempre obtivemos um bom diálogo.

"Certos vereadores vão contra a própria família"

Agora só o fato de certos vereadores abandonarem a câmara municipal na ocasião em que as contas da prefeitura iram ser votadas...Só aí já dá para perceber a falta de respeito desses vereadores perante o povo sabinense. E isso nenhum cidadão sabinense pode deixar cair no esquecimento.

Acredito que todos os vereadores atuais, de alguma forma, dependem da prefeitura, como: escola, maquinários para agricultura, transporte publico, esporte, saúde, entre outros serviços. Assim teríamos que todos nos juntar e fazermos o prefeito proporcionar sempre serviços de qualidade para toda a população. Mas não é isso que ocorre, certos vereadores vão contra sua família, amigos, enfim contra o cidadão sabinense, para apoiar o prefeito. Isso não concordo mesmo!

Concluindo, posso afirmar que certos vereadores brigam pela causa do prefeito e não pela causa do cidadão, este que ele deveria representar da melhor forma possível."

Xande disse que se sente decepcionado com o fato dos vereadores, da situação principalmente, se recusarem a debater e discutir as diferentes questões nas sessões da câmara - "é lá o lugar de fazermos isso". Disse ainda que com exceção dos vereadores Edson Poloni, Bidu e Carlão Morales, os demais se recusam a debater com ele e com o vereador Bruno Caramel, "também muito atuante" .


BdR: Mas o vereador Guino, que é da oposição junto com o senhor e o vereador Bruno, também não é de debater, concorda?

"Sim. Concordo."

Bidu, debatedor                                                  Guino, caladão.      


Xande encerrou a entrevista ao BdR com uma pergunta pública dirigida ao prefeito Gilmar:

"Prefeito Gilmar, por que o sr. nega informações? Por que agir com tanta falta de transparência?"

E despediu-se com esta palavras: "Ruyzinho, parabéns pela iniciativa, muito interessante você querer informar as pessoas, dos acontecimentos de nossa cidade. E por você, mesmo sendo amigo do sr. prefeito, mas querendo realmente contribuir com o progresso de nossa cidade. Pode contar sempre comigo."


Peço a todos que lerem esta entrevista, que  não deixem de ler esta mensagem (clique aqui)
.

BdR entrevista o vereador Xande parte 2

A primeira coisa que quis saber de Xande foi o porquê dele ser oposição ao prefeito Gilmar, e qual a razão então de ter se candidato a vereador pelo mesmo partido que ele, o  PSDB.



Educado e gentil, mas...uma metralhadora verbal

"Quando o Gilmar me convidou para filiar-me ao PSDB e ser candidato a vereador apoiando sua reeleição, apresentei a ele meus objetivos, propostas, meu modo de pensar. E ainda deixei bem claro que meu único interesse era, e é, o bem da população sabinense. E ele concordou com minhas idéias e então aceitei ser candidato na chapa do PSDB."





BdR: E romperam quando?

Carlão, presidente da Câmara - 2009/2010
"Já me decepcionei com ele desde o início, praticamente antes de eu tomar posse como vereador, pois ele indicou o Carlão Morales para ser candidato a presidente da Câmara e sequer me consultou, mesmo eu sendo de seu partido."


BdR: Não foi possível superar este episódio?

"Mas teve mais coisas... Ainda no início de meu mandato, eu juntamente com alguns colegas, resolvemos organizar um torneio de futebol. Criamos um projeto, e levamos ao conhecimento do sr. prefeito, onde prometeu nos ajudar no que fosse preciso. Paralelo a isso vinha tramitando na câmara a apreciação da prestação de contas da prefeitura municipal de Sabino, da administração Gilmar, anos de 2005, 2006 e 2007. E eu decidi votar pela rejeição dessas contas,  seguindo o o parecer desfavorável a elas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Por causa disso, o Gilmar negou apoio da prefeitura de Sabino à realização do evento esportivo, para o qual já tinha se comprometido."


BdR: E a partir desse fato, então,  o senhor se tornou oposição?

"Claro que eu queria aplaudir o sr. prefeito, caso ele estivesse fazendo uma ótima administração. Mas sinceramente, isso no momento não posso fazer, pois eu estaria indo contra a opinião da maioria da população sabinense. 
Queria que a população não me julgasse como oposição a pessoa do sr. prefeito, mas sim como contrário às suas atitudes administrativas, que vão contra as necessidades da população.
Sabe-se que o papel principal do vereador é representar seu povo. Fiscalizando, criando leis e cobrando sempre o prefeito, em beneficio da população. E isso eu faço.
Todo projeto de autoria do poder executivo (prefeito) que foi devidamente analisado e discutido na Câmara Municipal, pelo conjunto dos vereadores, e,  benéfico para o cidadão sabinense, votei favorável. Se é bom para o povo, porque eu iria votar contra? Só para dizer que sou contra o prefeito? Não tem lógica."

Quando o BdR pediu que avaliasse a administração do prefeito Gilmar, o vereador Xande fez elogios à rede de ensino e ao sistema de saúde municipais.

 Elogiou a criação do Centro de Reabilitação Física

Elogiou a construção da piscina  e do Centro de Reabilitação Física como um todo, entretanto, lembrou da demora "até hoje não explicada", para terminá-lo e da qual muitas vezes cobrou o prefeito. 





Elogios ao Prefeito
Prefeito Gilmar: "sempre me recebeu bem"
Elogiou também a capacidade do prefeito de captar  recursos junto aos governos estadual e federal. 

Disse ainda que o prefeito nunca se negou a recebê-lo, e quando o fez, foi muito bem recebido em seu gabinete.






Logo em seguida  passou a relacionar todas as suas críticas à administração do prefeito Gilmar.


"Quando solicitei apoio à fanfarra municipal, para poder comprar alguns instrumentos, que não totalizaria mais que R$3.000,00 reais. O sr. prefeito negou apoio.

Muitas foram as minhas reivindicações ao sr. prefeito, para que iluminasse e construísse uma calçada no trecho da estrada vicinal José Hermínio Giaretta (estrada do Baguassú), nas proximidades do estádio poliesportivo Ary Sabino. Mas o sr. prefeito não me atendeu, mesmo sabendo que alguma pessoa pode a qualquer momento ser vítima de acidente naquele trecho.

Organizou um concurso publico, em que a candidata aprovada em primeiro lugar, com todo o mérito, não foi convocada para assumir seu cargo. Mesmo com  a prefeitura precisando de seus serviços. 

Como posso me calar e não falar do péssimo serviço de internet que a prefeitura fornece para a população? Ou melhor, fornece o sinal excedente. Sendo que em muitas cidades, este serviço é gratuito e funciona. Sem falar do mau atendimento, quando recorremos ao funcionário responsável para nos dar suporte. O ultimo ajuste do valor de sua  mensalidade partiu dos R$15,50 para R$26,71, aproximadamente 70% de aumento.

Nosso asfalto, boa parte está todo esburacado. Sendo que foi liberado o montante de R$196.000,00 para o ultimo recapeamento. Onde apenas alguns trechos foram recapeados.

E o pessoal que mora na Rua Voluntários da Pátria, mais especificamente na “beira do rio”, em situação extrema de risco, os que moram no conhecido Sete Poste e lembrando também que Sabino tem gente que mora literalmente “embaixo da ponte”. Assim cadê o compromisso do sr. prefeito com estas pessoas, que há vários anos esperam por suas casas? 
As pessoas que estão pagando aluguel, sonhando com sua casa própria, fizeram suas inscrições no ano de 2008, e até hoje estas casas não foram construídas. Se o sr. prefeito realmente se preocupasse com seus munícipes, não mediriaa esforços e se empenharia mais para terminar o mais rápido possível a construção destas casas. Mas pelo que venho notando, o interesse do sr. prefeito é sempre votos. E estas casas com certeza vão ser utilizadas para angariar votos para o candidato que ele possa a vir apoiar na eleição do ano que vem – 2012.

A praça da Bíblia, que se encontra sem iluminação e devido o descaso do sr. prefeito, a mesma já precisa de uma reforma.

Temos dentro do Estádio Poliesportivo Ary Sabino, uma área que era para ter: uma pista de cooper, pista de atletismo, quadra de vôlei e futebol de areia. O sr. prefeito me informou que esta obra foi iniciada e terminada pela administração da prefeita Yolanda Rossi. Mas, hoje esta área serve apenas como pasto para cavalos, e criatório de cobras, escorpiões e aranhas. Também denunciei este caso aos órgãos competentes.

Foram destinado R$ 200.000,00 para a reforma do ginásio de esporte, do campo de futebol e dos vestiários. Fiquei na duvida se foi aplicado todo este recurso nesta obra. Mas quando entrei com um requerimento solicitando onde e como o recurso foi aplicado, o sr. prefeito não me atendeu.
Certa vez, eu e o vereador Bruno, fizemos um B.O. (Boletim de Ocorrência), na delegacia civil de Sabino contra o sr. prefeito. Isso porque ele não obedeceu a ordem judicial de nos apresentar a prestação de contas da reforma da praça da matriz, que dizem que custou mais de R$1.000.000,00 (um milhão de reais).O prefeito de Sabino nega informações aos vereadores. E sem falar que nem site nossa prefeitura tem mais, para poder ao menos expressar um pouco de transparência.

Vereador Tião da Sta Cruz, presidente da festa do peão, 2010.
O prefeito Gilmar só fez a festa do peão, em 2010, para não perder o apoio político do vereador Tião da Santa Cruz. Mas quando arrumamos, eu e outros vereadores, a verba para fazer a festa em 2009, ele negou ceder um local, água e luz, que lhe foram pedidos.

Xande ainda criticou o lixão que existia na rua D.Pedro I, no Jd Imperial. Citou os baixos salários dos servidores públicos municipais e a falta de plano de carreira para os professores do município. Falou da falta de lazer para os jovens e da falta de escola noturna, para os alunos que trabalham continuarem os seus estudos, fatos este que contribuem para o grande problema de dependência de drogas que atinge seguimento da população sabinense.

O então secretário teria concordado em instalar cursos técnicos
Responsabilizou o prefeito também por ainda não termos escola técnica estadual em nosso município - "cheguei a conversar pessoalmente com o Geraldo Alckmin, hoje governador do estado de São Paulo e na época secretario estadual de desenvolvimento. Mas o prefeito tinha que ter interesse na causa. E por isso ainda estamos sem este beneficio.". Apresentou também dados para fundamentar sua acusação de que o prefeito pouco fez pelo verde e o meio-ambiente. Atribuiu ao prefeito o fato de Sabino ainda não ser estância turística e destacou o desinteresse deste na geração de empregos e no apoio às pequenas e micro-empresas de nossa cidade. Salientou que o prefeito Gilmar poderia fazer bem mais do que faz porque o orçamento do município cresceu - "No ano de 2009 nosso orçamento  era R$8.100.000,00  (oito milhões e cem mil reais); Para este ano de 2011, nosso orçamento está estimado em R$14.500.000,00 (quatorze milhões e quinhentos mil reais)".

E concluiu.

"Recentemente, o sr. prefeito juntamente com outras pessoas, foi condenado pela justiça a devolver dinheiro aos cofres públicos.  Por ter montado um esquema que consistia em emitir notas inferiores a 8 mil reais para escaparem do processo licitatório, impedindo a fiscalização, a competição e a transparência. Depois, falsificavam as notas fiscais dentro da própria prefeitura, pois era disponibilizado talonários para que os malfeitores as preenchessem com os próprios punhos. Desta forma, as peças não eram entregues ao município e os valores “pagos” pela empresa eram depositados nas contas particulares dos envolvidos.

Então acredito que tenho argumentos suficientes para não ser aliado ao sr. prefeito Gilmar José Siviero. Que tem sim capacidade e influência para tornar Sabino uma cidade modelo. Mas pelo jeito ele não tem esse interesse.

Noto que o prefeito Gilmar, vê o cidadão sabinense como voto. E não como um ser humano que tem necessidades.

Lembrando que essa é puramente a minha interpretação, cada um tem sua liberdade para pensar de um jeito. Só não podemos fechar os olhos para realidade, dizendo que está tudo bem sendo que não está.
Tem gente que almeja o poder e faz de tudo para consegui-lo. Eu jamais seguiria este caminho. Penso que o poder é do povo, ele coloca e ele também tira" - disse Xande.


Clique aqui para ler a segunda parte da entrevista no post que segue.


Peço a todos que lerem a entrevista até o final, não deixarem de ler esta mensagem (clique aqui)

BdR entrevista o vereador Xande parte 1

Vereador Xande -  alfinetou até o entrevistador


O BdR entrevistou neste sábado o vereador Alexandre Ezídio, o Xande, como todos os conhecem.

Nunca, até então, este blogueiro tivera a oportunidade de conversar com o tão polêmico vereador.

Para minha surpresa, apresentou-se de uma maneira bem diversa do que meu pré-julgamento fazia com que o imaginasse. Pareceu-me um jovem seminarista - afável, sempre pronto a ouvir críticas, muito humilde e bastante sincero.

Porém, não demorou muito, também com muita calma e educação, mostrou ser uma metralhadora pronta a disparar palavras das mais duras.

Não se acanhou em me dizer que do mesmo modo como estava sendo gentil, concedendo a entrevista, criticaria com intensidade  o BdR se este fugisse de seus objetivos de informar o leitor e sempre dizer somente a verdade e ouvir a todos.

Disse mais - "Ruy, me falaram para não conceder entrevista ao BdR para eu não fazer parte do jogo".
Perguntei a que jogo se referiram. "De que o BdR é uma grande armação para favorecer um futuro candidato  a prefeito a ser lançado pelo Gilmar, que é seu amigo."



A entrevista foi longa. Quase duas horas.

Não a publicaria inteira, mas para que não me acusem de ter censurado a palavra do vereador Xande, segue ela, integralmente, nos próximos dois posts,

E peço a todos que lerem a entrevista que o vereador Xande concedeu ao BdR, não deixarem de ler esta mensagem (clique aqui)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...