Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A campanha dos candidatos a prefeito na semana que passou

Há mais ou menos uma semana fiz uma análise bem fria e realista do cenário eleitoral sabinense.

Analisei a chance de cada candidato e como cada um agiria em sua campanha eleitoral.

O artigo foi muito lido. Nem eu esperava que meu blog voltasse a "bombar" (prá usar um termo mais popular) na internet, como ocorreu na eleição passada.

Bem, passada uma semana, vamos a mais uma análise.

Como eu previ, os adversários de Dinho caíram de cacete em sua cabeça. E com toda razão, pois não restava a eles outra alternativa a não ser essa.

Como disse na semana passada, o candidato "dez" aparenta liderar a disputa e indica que se sairá vitorioso na eleição de 2 de outubro.

E ninguém precisava, me refiro aos 3 candidatos, ler o Blog do Ruyzinho para saber da liderança de Dinho.

As campanhas dos 3 candidatos a prefeito contratam empresas de pesquisa e monitoram constantemente a tendência do eleitorado.

Tanto Marquinho, como o Pedrão, sabiam que Dinho saiu na frente da disputa. 

Porém, se eu disse que Dinho ganharia a eleição na semana passada, quero que meus assíduos leitores saibam que algumas coisas mudaram. E vou dizer o que mudou.

1)  Se a eleição fosse hoje, Dinho ainda seria vencedor, porém sua vantagem já não é a mesma de quando começou a campanha eleitoral.

E o que fez essa vantagem diminuir?

Eu analiso da seguinte forma:

Primeiro que os outros dois candidatos passaram a fazer campanha e a visitarem casas e pedirem votos, coisa que antes somente o Dinho estava fazendo;

Segundo, e o que eu considero o que será o divisor de águas desta campanha eleitoral:  A fala de Marquinhos na visita do Arnaldo Jardim. Seu discurso de propagou na internet. Num tom de quem sabia o que estava falando, e sem medo de dizer o que dizia, Marquinho cobrou experiência de Dinho e de seu vice. Literalmente desafiou o candidato "dez" a mostrar a carteira de trabalho. Isso fez diminuir a empolgação, o "oba oba" que estava havendo com a candidatura Dinho, e colocou o eleitorado para refletir sobre a real competência do advogado para assumir a prefeitura de Sabino.

2) O número de eleitores indecisos está aumentando em vez de diminuir.

Creio que isso esteja ocorrendo justamente pelo fato de ter terminado a procissão a que me referi no artigo da semana passada, onde Dinho desfilava pela cidade, tal qual a imagem de São Cristovão, e todos mundo somente aplaudia e buzinava em sua homenagem. Tanto Pedrão como Marquinho saíram para o jogo e o eleitor, que antes  achava que só existia um candidato disputando a eleição, agora sabe que tem 3. E está os comparando e decidindo para quem vai depositar seu voto de confiança.

                           _________________________________________________

Agora que já falei da alteração no cenário eleitoral,  vamos contar e analisar o que fizeram os 3 corredores na disputa pela cadeira de prefeito nos últimos 7 dias:

Dinho 10 : Continuou a colocar seu plano de governo na internet.  Infelizmente, algumas propostas inviáveis e fora da realidade técnica e financeira continuaram a ser postadas. Teve até proposta de alteração da grade curricular para se colocar aula de turismo para alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano, antigas 1ª à 4ª séries do ensino primário - crianças com menos de 10 anos de idade).  - Desafio qualquer educador da região para me demonstrar que essa alteração na grade curricular das crianças é uma atitude correta.

Mas, voltemos a falar da semana do Dinho. Esteve com diversos deputados do PRB, seu partido, que lhe declararam apoio e prometeram ajuda caso fosse eleito.

Dinho continua na estratégia inicial de não entrar em bola dividida (para usar um termo futebolístico como o ex presidente Mula, ops, Lula adora fazer).

Faltam apenas 24 dias para as eleições e Dinho não quer saber de polêmica. Quer ser reconhecido como um homem de ideias, educado, respeitador, uma pessoa da paz. Prá ficar melhor esse figurino que adotou como candidato, Dinho deveria usar em seu carro de som, como jingle de campanha, o maior sucesso do então ídolo da jovem guarda Wanderley Cardozo, a música "O Bom Rapaz".


Lí na página do candidato Dinho, que suas propostas foram elaboradas por técnicos e pessoas especializadas em cada uma das áreas. Até acredito que isso seja verdade. Porém, estão dizendo nos bastidores da campanha, que os outros dois candidatos estão com um relatório, preparado e assinado por especialistas  que mostra toda a fragilidade e a inexequibilidade (impossibilidade de ser feito) de muitas das propostas do candidato que é "dez".

De um jeito ou de outro Dinho terá de ir para o embate político e poderá demonstrar alguma fragilidade (coisa que até agora não fez).

Continua a ter largo apoio na juventude, seguimento esse que atua com toda a força nas redes sociais, facebook principalmente.

Porém, sabemos que este seguimento é o de menor instrução política e são os que menos entendem da relação boa administração - melhora da qualidade de vida - aquecimento da economia.

Não são os jovens ( 16 a 20 anos ) que costumam arcar com as despesas de sua casas. Estes, esperam do prefeito e da prefeitura  mais esporte, mais eventos de lazer, um ônibus de estudantes que não fure o pneu na estrada.

Já seus pais, esperam mais empregos na cidade, mais renda, mais saúde, melhor qualidade de vida.

São esses eleitores que tinha precisa conquistar e que não sabemos se já conquistou, ou, se conseguirá fazê-lo.


                                                 --------------------------------------------



Pedrão 25 : Teve uma semana positiva. Duas grandes notícias ajudaram a combater a maior crítica de seus  dois opositores, que o chamam de incompetente. Uma foi a colocação de Sabino como sendo um dos município de maior eficiência administrativa do Brasil, ficando à frente de todos os demais de nossa região, até de Bauru, Lins, Pirajuí, Promissão e Cafelândia.

A segunda boa notícia foi o fato de Sabino ter sido incluído na relação de municípios de interesse Turístico do estado de São Paulo. Essa inclusão trará muita renda para Sabino a partir de 2017, e proporcionará aquecimento da economia e geração de empregos. Também postou na internet várias realizações de sua administração, e que talvez não fossem do conhecimento do eleitorado.

Ainda está saindo muito pouco para fazer visitas e não está sabendo explorar o que tem de mais forte para a campanha eleitoral, que é seu carisma pessoal, sua simpatia com o cidadão mais humilde. Diante das classes mais pobres da população, Pedrão é visto como sendo um deles. Contudo, não tem se aproveitado dessa vantagem que vários políticos gostariam de ter, e está indo pouco prá rua.

Já seu vice, Sebastião Pilla, tem andado de casa em casa com um calhamaço de documentos embaixo do braço e mostrando para o eleitor o que a atual administração fez ou deixou de fazer, e o porquê. Se Pedrão não for para as visitas, deve abandonar a eleição, porque o ganha eleição é saliva e sola de sapato.

Também conseguiu ganhar e gravar o apoio do senador Aluisío Nunes Ferreira, que foi candidato a vice presidente da república junto com o Aécio. O senador tucano, mesmo sabendo que o PSDB apoia o PC do B em Sabino (Marquinhos) fez questão de gravar apoio a Pedrão do DEM. Disse que não concorda com o PSDB de Sabino em apoiar um partido que é inimigo do seu

Pedrão gravou também com o deputado Ricardo Izar, e sábado estará junto com Rodrigo Garcia, secretário da habitação estadual, com quem Pedrão conseguiu 144 casas, e para quem promete pedir mais.

Entretanto, sua situação eleitoral tem melhorado muito desde o início da campanha eleitoral. Mas tem de correr mais prá chegar na frente no dia da eleição.







-------------------------------------------------------------





Marquinho 65 : Sua semana também foi muito boa. Visitou muitas casas e gravou um vídeo onde falou sobre sua candidatura. Sem grandes produções, um filmagem bem simples, porém com muito conteúdo. Marquinho demonstrou credibilidade e seriedade. Mais uma vez, agora de forma indireta, deu espetadas em Dinho. Disse que tem experiência, contou que já foi vereador, presidente de câmara e secretário de esporte do Labica, que teve  sua administração como uma das  melhores avaliadas de Sabino.

Também, para espetar  Dinho, disse que não vai apresentar plano de governo mirabolante. Na realidade usou o termo utópico (fantasioso).

Marquinho confessou a um amigo deste blogueiro que não tem dinheiro para a campanha eleitoral e que quer ser eleito apenas falando a verdade para a população, sendo sincero naquilo que pode prometer e que pretende não mentir ao eleitorado.

Disse que não quer ganhar a eleição a qualquer custo. Também falou que é comerciante e sabe como a crise está atingindo sua empresa, então consegue imaginar o porquê das dificuldades financeiras da prefeitura.

Marquinhos também relatou e pediu que avisassem a este blogueiro que cometeu um erro quando criticou a merenda servida nas escola municipais, no dia em que esteve presente o deputado Arnaldo Jardim. Marquinhos pediu que fossem apresentadas suas desculpas publicamente à administração Pedrão, pois cometeu um erro ao fazer essa critica. Foi mal informado por alguém que lhe assessora - "Não tenho acanhamento em pedir desculpas e dizer que errei e falei algo da administração atual

que não é verdade. A merenda é boa e reconheço isso. Não acho que nenhum eleitor irá pensar mal de mim, por eu reconhecer um erro que cometi. Pensariam mal de mim, se me vissem contando qualquer mentira e criticando qualquer coisa somente para ganhar a eleição de maneira fácil. Meu pai, o Oílio, que foi policial em Sabino e muito querido pela população, criou eu e meus irmão de uma maneira em que tínhamos sempre que falar a verdade e sermos honestos. Estou honrando o nome de meu pai e de minha família e reconhecendo um erro que cometi. Tenho críticas sim à administração Pedrão e a farei no decorrer da campanha, mas jamais vou ficar jogando lama na administração somente pra ganhar IBOPE" - (essa foi a declaração de Marquinhos que foi entregue ao blogueiro por um amigo comum).

Em resumo, Marquinho quer se diferenciar dos demais candidatos se apresentando como um candidato sincero, honesto, competente e com o pé no chão.

___________________________________________________________________________________ 

Essa é a minha avaliação sobre a campanha e os candidatos nos últimos 7 dias.

Lembre-se sempre quem estiver lendo meu blog que eu voto no Pedrão e minhas opiniões são tendenciosas a enxergar coisas boas no meu candidato, e ruins nos outros. Isso é natural, isso é normal, e não é nada desonesto.

Por isso sempre digo, leia o blog quem quiser.

Eu sabendo de mais novidades, informarei a todos vocês. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...