Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

As chances e estratégias de Dinho, Pedrão e Marquinhos

Hoje comentarei sobre os três candidatos a prefeito de Sabino.

Falarei das possibilidades de cada um e quais são suas estratégias para conquistarem o eleitor.

Eis o que penso, eis como eu enxergo a corrida pela cadeira de prefeito: 






Dinho:


Estratégia:                      Dinho pretende vencer a eleição apresentando-se como uma pessoa capaz e com propostas que resolverão todos os problemas da cidade. Procura se mostrar como uma pessoa bem preparada e qualificada para exercer o cargo de prefeito. Faz o possível para a "água não ferver" para que não haja polêmica na disputa eleitoral. Faz isso porque sabe que está na frente dos demais candidatos e teme que se a disputa virar uma guerra, como na eleição passada, a radicalização poderá levar a um resultado inesperado.

Pontos positivos: -        É jovem, 32 anos, representa o novo na política, seu discurso agrada aos eleitores de 16 a 25 anos. É inteligente, advogado dos bons, muito estudioso e capaz. Honesto, possui boa índole e reputação. Educado, e extremamente simpático e brincalhão. Conseguiu aglutinar o maior número de candidatos a vereador  para apoiá-lo. Tem apoio do Lelo, que colocou seu filho como candidato a vice, e assim sendo, não deverá ter dificuldades financeiras na campanha eleitoral.

                                    Aproveitou que a oposição a Pedrão se esfacelou após a cassação de Tetão e Lelo, e ganhou a confiança desse grupo ao advogar para os candidatos cassados. Uniu todos eles em torno de si e formou um grupo coeso. Largou na frente na corrida eleitoral. Se fosse hoje o dia da eleição, Dinho a venceria.

Pontos negativos:-        É inexperiente, nunca administrou nada, começou a advogar há pouquíssimo tempo, pois até 2 anos atrás se dedicava apenas aos estudos para ingressar no serviço público. Sua simpatia e seu senso de humor, exagerado talvez, faz com que alguns o enxerguem como "uma pessoa que não é séria", ou, "um meninão brincalhão". Alguns outros o veem como aventureiro e/ou sonhador, tese colaborada por propostas de governo que apresentou e que são impossíveis de serem realizadas e que demonstram total desconhecimento da realidade financeira dos municípios, e de nosso país, como também desconhecimento do que é a administração pública. Exemplo: "Conceder férias nos períodos requisitados pelo funcionário, para que ele possa usufruí-la da melhor maneira" - Será que o Dinho dará férias para todos os funcionários que pedirem férias no mês de janeiro ( o mais solicitado)? Se fizer isso parará a prefeitura.

                                        Tem o apoio de Tetão e Lelo, ambos cassados por corrupção eleitoral. Dizem até que está evitando aparecer ao lado do Tetão para manter imaculada sua imagem de pessoa correta.

                                      Até agora não soube explicar do porquê da escolha do filho do Lelo como vice, que também é jovem e inexperiente em administrar ( por causa do dinheiro do pai, para financiar a "campanha" é o que se comenta pela cidade).

                                     Também arranhou a sua boa reputação o fato de ter se lançado candidato a prefeito somente quando faleceu o  franco favorito, Gilmar.  Até então o candidato do grupo seria o Eder Miesse, pessoa competente, honesta, e que costurava sua candidatura (com o apoio do próprio Dinho) há meses. Dizem que o próprio Dinho teria puxado o tapete do Eder Miesse.

Situação atual:                É o grande favorito a vencer, no atual momento eleitoral.


__________________________________________________________________________________

Pedrão:

 Estratégia:                          Pretende vencer a eleição mostrando para a população tudo que fez e justificando aquilo que não fez, já que seu mandato foi prejudicado pela crise econômica nacional, que atingiu todos os municípios. Pretende usar do carisma pessoal que tem.


Pontos positivos:            Fez muitas obras e ações importantes, embora isso não seja do conhecimento da grande maioria da população. Tem experiência por ser o atual prefeito e é o único candidato que tem o real conhecimento do que poderá ser realizado, ou não, no próximo mandato. O município de Sabino foi considerado um dos mais eficientes na prestação de serviços á população pelo instituto DataFolha. Por ser prefeito,  tem mais visibilidade e pode ainda realizar muitas coisas que poderão definir o voto do eleitor. Já disputou 6 eleições, 3 para vereador e 3 para prefeito. Adquiriu um eleitorado fixo que o acompanha e lhe garante algumas centenas de votos sem que tenha ao menos que se coçar. Tem a simpatia do eleitor mais pobre. Tem muito carisma pessoal.

Pontos negativos:               É o atual prefeito e sua administração foi prejudicada pela crise econômica e pela dívida do INSS que herdou dos mandatos anteriores (todos os prefeitos que lhe antecederam).  Não pode realizar assim muitas promessas de campanha. Tem a antipatia de muitas pessoas que não foram atendidas em pedidos de benefício pessoal, como emprego na prefeitura ou pagamento de hora extra de forma indevida. É o candidato que no momento apresenta maior rejeição. Foi obrigado a atrasar pagamento de fornecedores e a cesta básica dos funcionários públicos. É acusado de tudo de ruim que ocorre com as pessoas no município. Muitas vezes é totalmente injustiçado por exageros e mentiras contadas.

Situação atual:                           Hoje, perderia a eleição.


___________________________________________________________________________________
 
 Marquinhos:


Estratégia:                             Pretende vencer a eleição utilizando-se do prestígio do ex prefeito Gilmar. Buscará se tornar mais conhecido e lembrar aos eleitores mais jovens que já foi Secretário de Esportes de Sabino, vereador e por duas vezes presidente da câmara municipal. Utilizará reuniões com os eleitores para falar de sua experiência, sua vida e para comparar-se com os demais candidatos. Essa estratégia está evidente ao notarmos o próprio nome de sua coligação "A competência faz a diferença".

Pontos positivos:                    É experiente na política, pois já foi vereador por 3 mandatos, presidente da câmara, candidato a prefeito. É empresário e tem  também experiência de vida. Foi um excelente Secretário Municipal de Esportes. Tem o apoio da família do ex prefeito Gilmar e de todo o seu grupo político. É uma pessoa muito educada e de família antiga e tradicional de nossa cidade. Tem um vice muito querido e bastante conhecido, Tuniquinho, que atua em ações sociais da igreja católica. Sabe falar em público muito bem e agiu assim no evento com  deputado Arnaldo Jardim.

Pontos Negativos:                      Muitos o taxam como uma pessoa metida/esnobe. "Ele anda de carro com o vidro fechado e não cumprimenta ninguém" - esta é uma frase muito ouvida a respeito do Marquinhos. Não tem um grupo político próprio que seja forte, é totalmente dependente do apoio do grupo do ex prefeito Gilmar e da família deste, que não tem força suficiente para lhe garantir a vitória. Está mal assessorado na campanha. Nota-se isso pelos próprios santinhos de seus candidatos, pela sua ausência nas redes sociais, e no fato de aparecer no facebook com o nome Marcos Ozório, quando é conhecido como Marquinhos.

Situação atual:                                  Hoje perderia a eleição

___________________________________________________________________________________


Para as pessoas que são próximas a mim, sempre costumo dizer que "Política é como nuvem, uma hora você olha e está de um jeito. Em outra, você olha e está de outro".

A avaliação que faço hoje talvez não sirva para a semana que vem.

Na realidade, o candidato Dinho apareceu até agora como São Cristóvão em dia de procissão. Desfilando na avenida com todos aplaudindo e buzinando em sua homenagem. Só ele fez campanha, só ele apareceu, só ele falou ( e muito bem por sinal).

Agora que a corrida eleitoral se iniciou de fato terá de ir para o sol e para  a chuva. Terá de se expor. Terá de explicar seu absurdo plano de governo, que parece feito por alguém que não tem a inteligência que o Dinho tem (parece propaganda eleitoral da Dilma em 2014, que mostrou um Brasil que não existia). Terá de explicar porque esconde o Tetão. Terá de se explicar do porquê escolher o Fernando como vice. Terá de se explicar como poderá construir um novo tempo com o grupo cassado por corrupção eleitoral ao seu lado. Terá de explicar qual o espaço do Lelo e do Tetão numa eventual administração Dinho.

Marquinhos, no último sábado, em evento com o deputado Arnaldo Jardim, se referiu ao Dinho e seu vice como pessoas despreparadas para administrar a cidade. Desafiou Dinho a mostrar sua carteira de trabalho e lembrou que ele tem um menino igualmente inexperiente como seu vice. O vídeo com seu discurso está rodando na internet.

Pedrão é o mais xingado e criticado, já que é vitrine. Também terá de reagir e atirar em Dinho para poder crescer.

Logo logo a procissão com São Cristovão irá acabar.

Dinho terá de reagir e criticar seus adversários abertamente. Descerá do pedestal e terá de caminhar no mundo real. Dos mortais.

Isso tudo trará mais temperatura à disputa política e a razão poderá das lugar à emoção. Daí, tudo fugirá do controle de todos.

Dinho não tem experiência eleitoral e poderá não aguentar o tranco.

Se isso tudo que narrei acontecer. E tenho certeza que vai acontecer. Os três candidatos chegarão na última semana da eleição praticamente empatados e a melhor estratégia para o dia da eleição determinará a vitória.

 

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...