Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

João Baptista Cintra Filho, mas, para nós, o João Goulart

João Cintra, João do Bar, João Goulart, por todos esses nomes ele era chamado.

Uma pessoa simples, simpática, solidária, um verdadeiro amigo.

O João era uma criatura tão boa que tinha atitudes como esta:

Muitas vezes, já com sono, e a freguesia não se mancava e não ia embora do hotel, ele fechava a porta da frente, e dizia para o pessoal "eu vou dormir, vocês podem continuar a cantar aí a vontade e quando forem embora, marquem ai no papel o que cada um consumiu e depois fechem as portas dos fundos."

Eu tive a satisfação de ser amigo do João.

Foi embora cedo, deixou saudade. Em agosto fez um ano que ele faleceu.

Com o rei momo Caroço, no desfile de carnaval
 em sua homenagem,em março de 2010
Poucos meses antes, eu, Dinho, Sandrinho, Provisório e Neu tivemos a oportunidade de homenageá-lo num desfile de carnaval, em 2010.

Escolhemos o João como tema do desfile, pois ele, além de  amante do carnaval, o organizou durante muitos anos em Sabino.

O João foi também várias vezes vereador. 

Como comerciante, posso dizer para vocês, que não importava onde ele montasse seu bar, pois , o estabelecimento estaria sempre cheio.


Deixo postado para vocês  aqui o samba/paródia que fizemos em homenagem ao João Goulart no carnaval de 2010.

Na gravação estão as vozes de Fabinho Magalhães, Leila Rosa, Edith Mello, Marcão, Márcio Morato, Adão Preto, Dinho e Ruyzinho.
A letra do samba é minha em parceria com "cumpadre" Dinho.


Leonel pergunta ao prefeito

Continuando a série "pergunte ao prefeito", hoje, Leonel, professor e agente de saúde,  leitor assíduo do BdR pergunta:

                                          
 "Prefeito Gilmar,
Gostaria muito de  saber sobre os projetos para os jovens, pois, nos dias atuais, estão sem qualquer ocupação, ficam jogados de escanteio, receptivos a toda e qualquer ilegalidade e propensos a entrarem, cada vez mais, no mundo das drogas . Quais ações, investimentos, ocupações o município, seus representantes e autoridades estão planejando para os jovens de Sabino?
Desde já, obrigado,
Leonel"

Prefeitura Informa: adiado o show de Moacyr Franco

A Prefeitura de Sabino desculpou-se formalmente com o BdR e solicitou que este pedido de desculpas fosse estendido para toda a população sabinense.

Devido a problemas particulares, Moacyr Franco não poderá comparecer em Sabino para participar das homenagens ao professores sabinenses.

Mas, em novembro, dia 19, o cantor se apresentará em show no calçadão para toda população de Sabino que lá quiser comparecer.

O jantar em homenagem aos professores está mantido para o dia 11 de outubro.

Alex Beloto, Feliz Aniversário!

Também não poderia deixar de lembrar do aniversário de meu amigo Alex Beloto, de quem já falei aqui na semana passada,.

Parabéns, Alex!!!

A Saúde? Vai Bem. Obrigado!

Na minha coluna de sábado no jornal"A CIDADE" escrevi sobre o sistema de saúde pública de Sabino.


A Saúde? Vai bem. Obrigado!

Nesta semana tivemos uma campanha para a vacinação contra a varicela (ou catapora), pois Sabino fora acometido por um surto dessa doença.
Crianças com idades entre 9 meses e 6 anos foram vacinadas nos dias 21 e 22, e as que não foram, devem procurar o posto de saúde de Sabino.
É normal os cidadãos de uma cidade, ou município, o criticarem.
É justo que isto aconteça, afinal, são esses cidadãos quem mais conhecem o local onde vivem e são eles quem o mantém com seus impostos.
Geralmente a área que mais recebe reclamações é a Saúde.
Em Sabino ocorre exatamente o contrário.
A Prefeitura Municipal providenciou uma pesquisa para fazer um raio X da administração e verificar quais áreas que necessitavam de mais investimentos ou que deveriam ser  reorganizadas.
Verificou-se que a saúde é a área que a população melhor avalia na atual administração. Ficou em primeiro lugar com mais de 30% da preferência.
O próprio diretor do instituto contratado manifestou a estranheza com o fenômeno estatístico detectado, e, segundo ele mesmo declarou, chegou a pensar que haviam cometido algum erro técnico. Mas refizeram as tabulações e confirmaram que a Saúde realmente agrada aos sabinenses.
O sistema de saúde pública em Sabino é tão bom, e funciona de uma forma tão descomplicada, que faz com que os moradores de nossa cidade pensem que isso ocorre desta mesma maneira em todos os municípios. O que não é verdade, infelizmente.
O atendimento médico gratuito é feito regularmente em três períodos – manhã, tarde e noite – para toda a população que queira se consultar, de segunda a sexta-feira. Porém, o plantão médico para o atendimento emergencial ocorre 24 horas, todos os dias da semana.
Em breve atenderão a população um pediatra, um ginecologista e mais um clínico geral, que serão contratados pela prefeitura.
Existe a distribuição gratuita de medicamento, inclusive de alto custo.
As pessoas que necessitam de atendimentos médicos e laboratoriais, que não são fornecidos em Sabino, são transportadas a qualquer localidade indicada pelos médicos do Posto de Saúde.
Por causa disso, a frota da saúde é a que mais se deteriora, entretanto, a prefeitura não tem deixado de adquirir veículos mais modernos e melhores equipados. Recentemente adquiriu um micro-ônibus com capacidade de conduzir 18 pacientes. O veículo possui ar condicionado e adaptação para garantira a acessibilidade para cadeirantes, inclusive elevador.
Os agentes de saúde se encarregam da prevenção e do acompanhamento dos tratamentos, visitando as famílias em suas residências com regularidade.
Você leitor pode até estar pensando “isso tem em todo município”, mas observo que o que mais merece ser destacado em Sabino é a maneira como todo esse atendimento acontece.
Todos os funcionários (apenas uma exceção, que já é do conhecimento da direção) costumam atender os usuários dos serviços de saúde de forma simpática, atenciosa, solidária, não permitindo que os cidadãos se sintam humilhados, desgostosos e envergonhados, como acontece em vários locais do Brasil e costuma ser mostrado pela televisão.
Desde o motorista, passando pelas atendentes, enfermeiras, agentes de saúde, médicos até as diretoras da saúde municipal, atendem a população de forma respeitosa e eficaz.
O usuário se sente muito a vontade dentro do Posto de Saúde de Sabino.
Faz parte ainda da rede de saúde implantada pela prefeitura o Centro de Reabilitação Física, com uma imensa piscina aquecida, onde são realizadas sessões de hidroginástica que atendem principalmente os idosos. No mesmo local esta prestes a ser inaugurada uma clínica de fisioterapia e onde também atenderá um fono-audiólogo.
Eu detalhando sobre tudo que acontece em Sabino na área da saúde pública poderei até cometer injustiças ao não lembrar-me de uma ou outra coisa.
Para este colunista é uma satisfação enorme escrever um artigo elogioso sobre serviços públicos. Principalmente quando se este se refere à saúde, área que costuma sofrer pelo descaso dos governantes.
Não sou especialista em saúde. Toda avaliação que faço é na condição de usuário do sistema.
Os especialistas, com certeza apontariam diversas falhas no sistema de saúde sabinense, mas que eu não saberia identificá-las.
Do que eu vejo, eu gosto.
A saúde pública sabinense poderá fazer mais conquistas.
Sugiro a implantação do “médico da família” que complementaria o trabalho que já é feito de forma brilhante pelos agentes de saúde sabinenses. O médico atenderia as pessoas periodicamente em suas residenciais. Praticar-se-ia a prevenção e desafogaria o atendimento no Posto de Saúde.
Também penso que as escolas municipais deveriam manter um médico, um psicólogo e um nutricionista. Melhoraria a saúde dos alunos e este atendimento ajudaria melhorar os resultados na educação destes.
A prefeitura também poderia contratar mais professores de educação física e proporcionar um trabalho especializado e diversificado na área de esportes, direcionado a todos os seguimentos população.
E o município precisa possuir uma equipe treinada e equipada de resgate e atendimentos de emergência.
Sei que não é possível fazer tudo de uma vez e em uma só administração.
A rede de saúde pública de meu municio, Sabino, me dá orgulho.
Nós, sabinenses, não temos vergonha em usar nosso sistema de saúde pública, pois ele é muito bom.

Segurança Pública.

Até agora este colunista não soube de uma atitude sequer do comando da polícia militar para verificar se houve abuso, ou não, por parte do soldado que teria agredido um pai, na porta da escola, de forma gratuita, no  dia 8 de setembro de 2011, em Sabino.
Estamos acompanhando. È a segurança da população que está em jogo.





Feliz Aniversário, Leiva!

Hoje, 26 de setembro, é aniversário de meu amigo João Leiva Campos.

O Leiva  é uma amigo a que devo muito e que muito marcou na minha vida.

Parte do que sou devo a ele também, dentre outros amigos que me inspiraram, me orientaram e me repreenderam  na adolescência.

Recentemente eu pude dizer a ele o quanto lhe sou grato.

Lembramos que eu  me zangava porque eu treinava todas as tardes futsal com o time da delegacia, mas o Leiva não me chamava para jogar os jogos "oficiais", à noite.

Só depois de adulto é que pude entender a sua boa intenção de não querer que eu faltasse à escola e perdesse aulas.

O Leiva foi delegado em Sabino por vários anos.

Tinha uma grande proximidade com a população.

Foi presidente da Comissão Municipal de Esportes e organizou diversos campeonatos que movimentaram a cidade.

Construiu um campinho de futebol em sua propriedade, que foi inaugurado em abril de 1984.

Durante muitos anos foi lá que se reuniram os futebolistas sabinenses para treinarem, brincarem, "brigarem" e se divertirem.

Leiva, eu teria muito o que escrever para te homenagear, mas por mais que o fizesse, não conseguiria externar meus sentimento e principalmente alegria de vê-lo forte, saudável e com a simpatia que sempre te caracterizou.

Parabéns! Feliz Aniversário!.

PS 1: Você precisa revelar o segredo de seu cabelo que é eternamente preto.

PS 2: Como eu não tenho uma foto do Leiva para ilustrar o post, coloquei uma seu filho, o Leivinha.

Leivinho foi ídolo do Palmeiras na década de 70, nos tempos da academia. Jogou pela seleção brasileira na copa de 74 na Alemanha, quando o brasil ficou em quarto lugar.
Foi autor do milésimo gol da seleção brasileira, de cabeça, sua especialidade.
Também jogou no Linense, na Portuguesa, no Atlético de Madri (Espanha) e no São Paulo, onde encerrou carreira.


E já que estamos falando  de uma longa vida de sucesso. Falamos do pai, famoso em Sabino e do filho famoso no Brasil. Falamos até de futebol. Deixo aqui para homenagear o Leiva neste seu aniversário, uma canção que reuni todos esses temas. Escrita pelo Pelé e gravada pelo Moacyr Franco, que estará aqui dia 11 de outubro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...