Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ulisses Guimarães em Sabino -1986

Em agosto de 1984 eu entrei em contato com a assessoria do então vice-governador Orestes Quércia (morto em dezembro de 2010) e, por intermédio deste, obtive autorização para fundar o PMDB em Sabino.

Fiz isso com a ajuda de alguns amigos, que tinham ideias comuns às minhas e que foram tão sonhadores quanto eu na ocasião: "Seu" Evandro, gerente da Caixa Estadual, João Leiva, que era o delegado de polícia, Ageu, escrivão de polícia, e Rubens Rípoli, funcionário público da Casa da Agricultura.

A "façanha" disso era o fato de na época só existir em Sabino partidos ligados aos dois grandes líderes políticos de então, Hélio Savazzi  e Fuad Weby, ambos ex-prefeitos.

Eles comandavam respectivamente o PTB e o PDS, onde seus grupos políticos eram filiados.

O prefeito era o Toninho, Antonio Ferreira Costa, eleito pelo grupo do Fuad.

Hélio comandava a oposição. Fora derrotado por Toninho na eleição anterior, 1982, e se preparava para disputar a prefeitura novamente, em 1988, contra o Fuad.

Em 1984, o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar. Não elegíamos presidente da república. E o PMDB era o principal partido que lutava pela redemocratização do país.

O PMDB era presidido por Ulisses Guimarães e reunia políticos como Franco Montoro, governador do estado, Fernando Henrique, senador, Mario Covas, prefeito da capital, Quercia, e muita gente boa.

O PMDB de Sabino cresceu com o sonho de lançar um candidato a  prefeito para entrar na disputa que seria travada ente Hélio e Fuad.. Nosso candidato seria Pedro Santana, dentista.

A fundação do PMDB em Sabino teve um simbolismo maior, que enxergo hoje, que seu peso eleitoral.

Sua fundação mostrou que todo cidadão poderia ser candidato e participar da política, independente da vontade dos caciques políticos da cidade.

Algum tempo depois, o jovem vereador Gilmar Siviero, a convite meu,  ingressou no PMDB.

Em 1986, Tancredo Neves do PMDB, já tinha sido eleito presidente da república, já havia morrido, e José Sarney assumido em seu lugar.

Sarney cumpriu alguns compromissos de Tancredo Neves e convocou eleição para a formação de uma Assembléia Constituinte - bandeira de luta do PMDB e de Ulisses Guimarães. O povo iria às urnas escolher representantes para escreverem uma nova constituição para o Brasil e transformá-lo em uma democracia.

Eu apareço de braços cruzados. Tinha apenas 21 anos e era muito crédulo.
Esta foto ao lado mostra um comício organizado por nós do PMDB de Sabino, realizado em setembro de 1986 em apoio às candidaturas de Orestes Quercia para governador e Ulisses Guimarães para deputado federal constituinte. Este na ocasião era presidente da câmara federal, ocupava a função de vice-presidente da república e presidente nacional do PMDB.

Na foto, aparecem pela ordem, da esquerda para a direita, Roque Citadini, hoje conselheiro do Tribunal de Contas de SP e do Corinthians; eu, Gilmar, Roberto Purini, ex-deputado estadual de Bauru; atrás dele Pedro Santana, Eugênio Comparini,  João Grande, pai do Peninha, e Ulisses Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...