Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sábado, 7 de dezembro de 2013

Jornal A Cidade: Julgamento do Mensalão Sabinense está perto do fim



Notícias
07/12/2013

PROMISSÃO - Justiça cassa liminar dos acusados - Julgamento do Mensalão Sabinense perto do fim

Rodrigo da Cruz Wanderley/Jornal A Cidade

Coordenador do esquema de corrupção agride testemunha

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em julgamento realizado na terça-feira (3) revogou a liminar que impedia o Juiz da 297ª Zona Eleitoral de Lins de julgar o processo em que 25 candidatos a vereadores, que apoiaram a dupla Tetão e Lelo na eleição de 2012 em Sabino, são acusados de terem comprado votos.

Os acusados, dentre eles, o Presidente da Câmara de Sabino “Tem” e os Vereadores Henry, Brandão, Bilu Bezerra e Paulinho da Borracharia tentavam impedir que a justiça considerasse o depoimento de Sandro Donizeti Rocha “Sandrinho”, testemunha que revelou o esquema criminoso montado por Tetão e Lelo.

Vereadores da oposição ameaçados de cassação


Todavia os frágeis argumentos dos acusados, foram derrotados no TRE por 6 votos a zero, numa sessão em que a sustentação oral do advogado Ruy Arruda (colunista deste jornal) mereceu destaque e foi muito elogiada pela Juíza Federal, membro da corte, Dra. Diva Malerbi, que disse estar “admirada com o quanto foi didática e clara a explicação do advogado do DEM”.

O doutor Ruy Arruda também defendeu os efeitos imediatos da decisão do TER. Assim o Juiz da 297ª Zona Eleitoral de Lins já foi informado da revogação da liminar, e agora é aguardada apenas a publicação por ele determinada, da intimação estabelecendo prazo de dois dias, às partes e ao ministério público, para que apresentem alegações finais. Depois disso, em três dias a lei determina que a sentença seja proferida. Ai então será o fim do julgamento do chamado “Mensalão Sabinense”, nome que a imprensa deu a esse gigantesco esquema de compra de votos. 

Dessa forma, antes do início do recesso do judiciário, que começa no dia 20 de dezembro, todos os candidatos a vereador pela coligação de Tetão e Lelo, inclusive os eleitos que formam a bancada de oposição a Pedrão na Câmara, se for feita a justiça, já estarão cassados.

Nos meios jurídicos e mesmo entre a população sabinense, todos crêem que esses vereadores e seus suplentes serão todos cassados. Primeiro pelo fato do TRE já ter reconhecido a participação dos candidatos a vereadores no esquema de compra de votos, nos acórdãos que cassou a candidata Elza Ramos, e naquele que confirmou a cassação de Tetão e Lelo. Segundo porque os próprios vereadores já declaram abertamente que serão cassados. Até mesmo as páginas criminosas da internet que fazem oposição ao Prefeito Pedrão, atacando covardemente os membros da administração, com seus autores escondidos atrás do anonimato, na última semana admitiram abertamente que não sobrará um “quarentiano” na Câmara Municipal de Sabino.

Agressão Covarde

Segundo informações não confirmadas, instantes depois que o TRE tomou a decisão negativa aos vereadores oposicionistas, o ex-Coordenador da Campanha de Tetão e Lelo, o Sr. Bruno Luis Rípoli Roza teria ido até o estabelecimento comercial da testemunha Sandrinho e o agredido com socos e chutes. 

Bruno Rípoli: coordenador do mensalão agrediu a testemunha de acusação

Sandrinho registrou ocorrência na Delegacia de Polícia de Sabino, logo depois de ter sido atendido pelo médico da unidade básica de saúde, que fez um relatório sobre seus ferimentos.

Só a título de esclarecimento, foi justamente na residência do suspeito, que a justiça encontrou todos os documentos que comprovaram a existência do esquema de compra de votos que serviu para garantir a eleição nas urnas de Tetão e Lelo, bem como de seus aliados.

Hoje o ex-coordenador é uma figura controversa, sendo criticado por aliados e adversários políticos.

Alguns de seus antigos aliados o acusam de ter se vendido para o grupo de Pedrão, e assim, ter facilitado para que a justiça encontrasse as dezenas  listas de compras de votos e notas fiscais de cestas básicas e gasolina, espalhadas por seu quarto. Outros o chamam de incompetente. Dizem que não teve capacidade nem de esconder as provas do crime que ajudou a cometer.

Para seus adversários, Bruno é apenas uma figura que aguarda ainda em liberdade para responder os diversos processos criminais em que aparecerá como réu.

Além da agressão a Sandrinho, Bruno que é estudante de direito, é acusado pela justiça eleitoral de captação ilícita de votos, e deverá responder criminalmente por esse fato, assim como também deverá responder por formação de quadrilha, já que do esquema faziam parte dezenas de candidatos. Bruno também foi acusado de destruir o portão da escola no dia da eleição, quando se irritou com a Diretora da unidade por ela o ter impedido de circular por área não autorizada. Existem também boletins de ocorrência na delegacia de polícia de Sabino que registram que Bruno teria caluniado alguns adversários políticos através da internet.

No dia da agressão a Sandrinho, Bruno também o ameaçou de que algo de ruim estará para acontecer contra a principal testemunha do processo contra os mensaleiros sabinenses. Ainda segundo informações não confirmadas, horas antes, a genitora do suspeito, já havia ido até a loja de Sandrinho e o ofendido.

Muita gente em Sabino suspeita que o suspeito da agressão a Sandrinho, seja o autor de um dos perfis anônimos que covardemente atacam os aliados do Prefeito Pedrão nas redes sociais da internet. Mas isso ainda não pode ser comprovado.
Mesmo durante a campanha eleitoral, Bruno Rípoli, de forma um pouco mais amena, já fazia uso das redes sociais.

Durante a campanha eleitoral, e após ela, Bruno Rípoli enchia a internet com ataques a adversários e  transbordava
arrogância, até o dia em que a polícia localizou em sua casa as provas de corrupção eleitoral que provocaram a cassação de Tetão e Lelo



Há de se salientar, e que fique bem claro, que não existem provas para se afirmar que o ex-Coordenador de Tetão e Lelo seja um dos covardes que escrevem diariamente de forma anônima, acusando e xingando levianamente o Prefeito Pedrão e seus aliados. Relembrando um dos post, publicado na página do facebook do ex-Coordenador, poucos dias depois em que Tetão e Lelo “venceram a eleição”, o mesmo acusa os adversários de terem feito “trambiques”. No entanto, dias depois a casa do autor do post recebeu a visita dos oficiais de justiça, e a população sabinense pode ver de perto quem era o “rei dos trambiques”.

Por Rodrigo da Cruz Wanderley                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...