Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vigilância Sanitária instala armadilhas contra a Leishmaniose

(Assessoria Prefeitura Sabino)

Armadilha Luminosa: 
captura mosquitos num raio de 500m

A equipe da Vigilância Sanitária está desde a última segunda-feira, dia 06, até o dia 09, quinta-feira, instalando armadilhas luminosas em vinte sete pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de capturar possíveis mosquitos transmissores da doença.

O mosquito flebótomo, conhecido popularmente como mosquito palha, é o transmissor da doença que pode causar lesões graves em pessoas e animais.

Sendo o cão o principal reservatório doméstico do parasita destacam-se alguns sintomas apresentados pelos animais contaminados: apatia, perda de peso, feridas de difícil cicatrização e crescimento das unhas.

Caso o cão apresente algum destes sintomas deve ser levado imediatamente à sede da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Sabino.

Observando os sintomas em seu câo, procure o veterinário
 e avise a vigilância sanitária, pois a  Leishmaniose tem cura
"Desde o ano de 2005, não foi constatado nenhum caso de leishmaniose visceral contraída no próprio município” - informou a Coordenadora Municipal da Vigilância Sanitária e Epidemiológica,Sra. Tânia Valéria de Paula Gomes, que ressaltou ainda - “para que este índice permaneça, a população necessita continuar colaborando com pequenas ações que fazem grande diferença, tais como: manter o quintal limpo sem frutas e folhas em decomposição; manter fechado os reservatórios de água, etc.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...