Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Traidor: Herói ou vilão, depende do lado em que você o enxerga

Traidor: Herói ou vilão, depende do lado em que você o enxerga.


Antes de minha exposição acho necessário lembrar o significado da palavra traidor, de origem latina. Tanto pode ser entendido como aquele que entrega ou passa alguma coisa, como aquele que ensina algo.



Recentemente, na história contemporânea de nosso país, vimos Roberto Jefferson trair seus companheiros e entregar para a imprensa todos aqueles que fizeram parte do esquema criminoso chamado de MENSALÃO. Na justiça foi provado que a quadrilha do mensalão lesava a república e todos os seus membros foram condenados.




Roberto Jefferson se tornou um vilão para aqueles que traiu, mas, tudo o que falou era verdade e graças à sua delação é que os cofres da União deixaram de ser roubados.


Ninguém ignora que, tal qual ao episódio do mensalão, em Sabino aconteceu a mesma coisa.


Sandrinho do Quincas resolveu entregar a verdade sobre o que realmente aconteceu nas eleições sabinenses de 2012 e traiu seus companheiros. Na justiça restou provado que tudo o que ele revelou era verdadeiro. Graças a ele os culpados serão punidos e a justiça será feita. Evitou-se assim que o dinheiro esbanjado na eleição, e usado na compra de votos, fosse recuperado dos cofres municipais.


Todas as vezes que ocorre justiça, um sentimento de satisfação, alegria e felicidade transborda nos corações das pessoas, as incentivando a sempre serem honestas, verdadeiras e justas. E com isso, todos ganham. Uma sociedade justa é um lugar de paz, harmonia e felicidade.



O traidor sempre será visto como vilão ou herói. A escolha do adjetivo dependerá do lado em que se encontra aquele que o julgará. Se estiver do lado dos traídos será vilão. Se estiver do lado dos beneficiados será herói.




Entretanto, o que devemos observar, antes de julgarmos o traidor, é se o que o moveu em sua traição foi a obtenção de vantagens, assim como Judas pelos 30 dinheiros, a vingança, ou se foi o arrependimento em relação a algo errado que fez.

Roberto Jefersosn agiu por vingança. Não fez nada por nobreza. Seu gesto foi útil a população, mas nem por isso se tornou herói.



Sandrinho fez o que fez por ser de boa índole. Rapaz honesto, trabalhador, de boa educação e bons princípios. Arrependeu-se de seu erro.


No evangelho segundo Lucas está bem claro que Jesus veio em busca dos pecadores arrependidos.


Sandrinho errou ao se agregar à quadrilha que fraudou a eleição sabinense.



Entretanto, ao ter de escolher entre trair sua família que o ama e o educou bem, seus professores que lhe prepararam para a vida, seus ensinamentos morais e religiosos e a cidade onde vive, ou, trair seus companheiros de crime, preferiu a segunda opção.

Sandrinho é vilão para quem traiu, mas é um verdadeiro herói para Sabino. Graças a ele a cidade irá mudar para melhor.



Sandrinho traiu e não contou uma mentira.” Não darás falso testemunho contra seu próximo” é um dos mandamentos sagrados. Calar-se quando conhece a verdade é colaborar com a mentira.




Dizer a verdade nunca foi errado, e é através dela que conseguimos progredir materialmente e espiritualmente.




“A verdade te libertaras”, é o que disse Jesus.




Diante de tudo que relatei concluo da seguinte forma: Roberto Jefferson traiu por vingança, então é apenas um entregador, e apesar de tudo que provocou de bom, não cresceu moralmente ou espiritualmente com seu ato. Já que teve apenas a intenção de fazer o mal a alguém.




Já o nosso amigo Sandrinho, moveu-se por arrependimento e por não saber conviver com o remorso de ter prejudicado toda uma cidade. No seu caso ele nos ensinou alguma coisa, ou seja, nos mostrou que vale a pena se arrepender. Aí a palavra traidor, para Sandrinho, deve ser usado em seu segundo significado (aquele que ensina). Assim sendo, Sandrinho merece dos sabinenses dupla admiração: Primeiro por ter ajudado a prevalecer a verdade e a justiça; Segundo por ter tido a coragem de expor publicamente seu erro e enfrentar a tudo e a todos para corrigi-lo.

Um comentário:

  1. Concordo, todos que de alguma forma erram, tem o direito de arrependimento e redenção, torna-se a despeito de muitos um traidor, porem tera a consciencia tranquila e podera deitar sua cabeça sem o peso que outrora o consumia.
    Parabéns ao Sandrinho pelo seu ato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...