Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

5 Professoras

D. Alice, Déo, Yeda, Leila Rosa e Edith Mello
A foto é de 1976/1977. 

O local é a passarela de entrada da EE "João Cândido Fernandes Filho".

"Dona" Alice, que na realidade se chama Shizue Fugihara Sant'Anna foi durante anos diretora do antigo grupo escolar de Sabino. Na ocasião da foto, o grupo já havia se unificado ao antigo Colégio Estadual e a "Dona" Alice era orientadora pedagógica.

Deolinda Maria Zani, ou apenas Déo, professora primária, como todas da foto, mas que durante muitos anos substituiu os professores do ginásio. Após se efetivar,foi lecionar em São Paulo.

A Yeda (Maria Slemer) durante anos foi professora no grupo escolar, mas na época da foto ela também era OP, orientadora pedagógica.

Leila Rosa durante muitos anos foi professora do prézinho, e minha mãe, Edith Mello (de Toledo Arruda), era a professora das segundas séries do primário, manhã e tarde, mas também lecionou para o antigo colegial  a disciplina Programa de Saúde.

Hoje todas estão aposentadas e apenas a Yeda não reside em Sabino.

Caso eu não esteja enganado, a Yeda reside no estado do Paraná.

3 comentários:

  1. Saudades da Deo, quando eu ia em Sabino,gostava de ir na casa dela bater um papo, bjão Deo!

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me claramente da D. Alice e da D. Yeda. Esta (a D. Yeda), apesar de sua pequena estatura, andava tão rápido entre a Escola e a casa dela (que ficava próximo ao antigo bazar da D. Rita, mãe do nosso atual prefeito), que era quase impossível acompanhá-la. À ela a todos os demais professores e diretores desta época de ouro, meu abraço saudosista. Dalmo Múrgia - Bauru-SP

    ResponderExcluir
  3. A minha primeira professora, Deolinda Zani, Edith Mello de Toledo Arruda deu aulas no 2º ano, Zinha Bertin no 3º e Francisca Savazzi no 4º ano. Tenho as melhores lembranças possíveis destas maravilhas de professoras pois nos ensinaram como sermos bons cidadãos. Aquilo que era ensino de verdade. Liamos tudo o que elas escreviam no quadro, copiávamos e tinha as famosas "tarefas". Devido aos esforços destes mestres, é que cada vez mais crescemos e nunca nos esquecemos destas pérolas. Abraços a todas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...