Quem fala a verdade proclama a justiça

Quem fala a verdade proclama a justiça

contador de leitores online

Número de visitas, desde 14 de julho de 2011

Procure no BdR

sábado, 5 de novembro de 2011

Afinal, o que aconteceu?

Esta é a pergunta que não quer calar em nossa Sabino, desde o começo da noite de ontem, quando a prefeitura informou oficialmente á população sabinense de que a Festa do Peão de 2011 não se iniciaria na sexta-feira, como estava programado.


A partir do momento que o BdR soube da notícia, ainda não anunciada no carro de som do Adãozinho, procurou seus contatos e foi saber o que estava acontecendo.

Ao mesmo tempo, inúmeras mensagens chegavam, para este blogueiro, de leitores querendo saber notícias a respeito da festa. Principalmente se haveria, pelo menos o show e se no sábado realmente a festa ( com as montarias) seria iniciada.

Realmente, o fato determinante para que não houvesse festa foi a falta do alvará do corpo de bombeiros, que concluiu que o recinto não oferecia segurança para o público.

Desde das 13h da tarde, o prefeito Gilmar se empenhou pessoalmente para atender a cada nova exigência apresentada pelos bombeiros.

Até avisos de "proibido fumar" foram afixados, a pedido dos bombeiros. Esta exigência, a princípio parece estranha, mas é legal, de acordo com a LEI ESTADUAL Nº 13.541, DE 7 DE MAIO DE 2009.

Foram instaladas às pressas luzes de emergência, extintores, mangueiras, placas de sinalização.

Ao ser cumprida uma exigência, aparecia outra, como se o prefeito e sua equipe estivessem participando de uma gincana sem fim.

No final da tarde, quando Gilmar acreditava ter conseguido a proeza imposta pelos bombeiros, o alvará não foi concedido. Alegaram problemas em uma escada das arquibancadas e nas instalações elétricas e de gás, das barracas de comes e bebes. 

O resto vocês já sabem...

O advogado da prefeitura, Dr Danilo Cézar Siviero Rípoli, tentou conseguir uma liminar favorável à realização do evento, mas o máximo que conseguiu, naquela hora da noite, foi a liberação para a realização dos shows.

Sei o que me perguntarão agora: "Mas a prefeitura deixou para a última hora para cumprir as exigências dos bombeiros?"

Não sei responder e ninguém, das diversas pessoas que procurei para tentar trazer uma explicação para os leitores, soube também dar qualquer explicação a respeito.

Uma coisa falo com total tranquilidade, o prefeito Gilmar não é de deixar nada para a última hora. Muito pelo contrário. Ele é até exagerado no sentido de querer o cumprimento de tudo com total antecedência.

Essa afirmação não é de defesa do Gilmar em suas responsabilidades e culpa pelo acontecido. É uma afirmação que faço por justiça. Essa é uma característica dele.

Mas o que aconteceu então?

Pessoas de suprema confiança do prefeito Gilmar, que o acompanham há anos, que são fiéis a ele tanto na política como a sua amizade, que detém cargos na administração, gente que gosta mesmo dele e jamais o abandonará, declararam com todas as letras para este blogueiro que este fato lamentável, que trouxe prejuízos  à festa, à população e à administração, pode ter tido causa na centralização da organização do evento na pessoa da Coordenadora de Cultura, Glaibele Germano Penna.

Já há algum tempo, a senhora Glaibele, além de desemprenhar sua obrigações como Coordenadora de Cultura, tem desempenhado muitas e variadas  funções que fogem completamente de seu cargo. 

Um de seus críticos me perguntou o porquê de ser ela quem  escolhe o ônibus a ser comprado pela prefeitura. Outro, afirma que ela cuida da piscina do CRF ( isso é verdade porque até agora eu não consegui  que ela autorizasse o uso da piscina pela minha mãe, que possui prescrição médica para hidroginástica). Lembram para este blogueiro que ela também representa Sabino no consórcio ambiental, mesmo sem nada saber sobre a lei ambiental. Cuidava do projeto segundo tempo, que tratava de esportes. Elabora a documentação dos convênios diversos. Faz a parte de comunicação social da prefeitura. Cuida da Internet. Faz prestações de contas... E uma série de outros coisas que cito com base nos documentos que me foram mostrados.

Sem dizer ainda, que mesmo na sua área, a cultura e seus eventos, tudo é feito de forma centralizada. 

Notem que as poucas pessoas que costumam ajudá-la na realização dos eventos são o seu marido e sua prima. Mas não deixam de acompanhá-la o filho ( que outro dia estava determinando quem subia ou não no palco ) e a mãe.

Essa centralização se tornou muito maior na organização da festa do peão de 2010, e 2011 também.

"Ruyzinho, você não acha que eu seria capaz ao menos de contar os votos da rainha?" - perguntou-me uma pessoa de extrema confiança do Gilmar - "Mas, nem para isso ela me convida".

Rainha de Copas -
 "Alice no país das maravilhas"
Por falar em rainha, a centralização na pessoa da senhora Glaibelle é tanta que muitos na prefeitura perguntavam, em tom de piada, para que se fazer eleição para a Rainha da Festa do Peão sendo que já existe uma rainha de fato. Numa clara referência á pessoa da senhora Glaibelle.

Ontem, um funcionário de carreira, pessoa de muita competência lamentava com este blogueiro o ocorrido, mas ao mesmo tempo falava da centralização na pessoa da senhora Glaibele "que chegou ontem em Sabino" mas que tudo pode e tudo faz "como se nós de Sabino não tivéssemos competência para realizar as coisas que ela realiza".

Um outro funcionário lembrou para este blogueiro que por diversas vezes tratou do alvará dos bombeiros para as Festas de Peão, e que nunca houvera problemas como o que ocorre agora, mas que infelizmente, "ninguém me chamou para fazer nada".


Então, meu amigos leitores, estes comentários e fatos citados nos levam a concluir que, bem provavelmente, a senhora Glaibelle confiou em seu trabalho, não delegou a tarefa de conseguir o alvará para ninguém, e deu no que deu.


Pois se tal tarefa não era dela, era do prefeito Gilmar. Fato improvável, pois isso não é tarefa de prefeito.

Todos que foram ouvidos por este blogueiro lamentam o ocorrido e não gostariam, como ninguém na cidade de Sabino gostaria, que isto tivesse acontecido.

Lamentam também porque é um fato negativo - o episódio do alvará - na administração Gilmar Siviero, e que será muito lembrado sempre. "Coisa que o Gilmar não merece e não precisaria passar por isto" - declarou-me um aliado do prefeito.

O Gilmar é super capaz. Sabe o que faz e é inteligente. Mas, erra como qualquer ser humano.

Se a festa tivesse sido um sucesso - e espero que seja nestes próximos dois dias - todo o mérito seria dele. Mas, começou mal, e como ele é o prefeito, a culpa e responsabilidade é toda dele. Independente de sua boa fé.

Nem quero tecer minhas opiniões quanto a senhora Glaibelle neste momento, pois devido a problemas outros eu não seria justo em minha analise.

Que ela é competente, eu não tenho a menor duvida. Mas ela não é onisciente, onipotente e onipresente. Ou seja, não é Deus e tem de baixar a bola um pouquinho.

Glaibelle, seja mais humilde. Chame os antigos companheiros e funcionários da prefeitura para te ajudarem. Tem muita gente boa aí e que você pode confiar, menina. Não é preciso trabalhar somente com seu marido e sua prima.

Isso será bom para você e para a administração.

Não sei se haverá festa de peão hoje. Show eu sei que haverá.

Mesmo sem montarias, a noite estava bem animada nesta sexta-feira lá na praia.

Peço a todos os leitores, que independentemente de haver ou não montarias nesta noite de sábado, compareçam à praia com sua famílias e curtam o show, as brincadeiras do parque e as barracas.

Termino este post oferecendo uma música para a senhora Glaibelle, por sugestão de um funcionário da prefeitura que não quis se identificar. Diz ele que a música fala por si.


Escutem a canção até o final. Vale a pena.

5 comentários:

  1. Se a moça aí acima citada ,transita por tantos setores,deve ser com o respaldo de alguém!
    De quem?

    ResponderExcluir
  2. E o próprio prefeito o que acha desta centralização toda? Afinal de contas não é ele quem nomeia?
    Outra coisa,tome cuidado,suas criticas são muito bem estruturadas e com nexo,porém na cabeça do doente do marido dela...... já viu né? É bem capaz dele querer te bater e ofender de novo.....kkkk.....e o pior é que não estou aí para te defender.
    Valeu!!!

    Dalthon e Sandra

    ResponderExcluir
  3. BOA MUSICA...ESSA E DELA BOAAAAAAAAAAAAAAA....

    ResponderExcluir
  4. CUIDADO!!!!VOCÊ ESTA ATINGINDO A VIDA PESSOAL DESSAS PESSOAS, SERÁ QUE VALE A PENA.O PODER ESTA NA MÃO DELE ELE DEVE SABER O QUE FAZ.

    ResponderExcluir
  5. Não estou e nem quero falar da vida pessoal de ninguém.
    Falei de pessoas públicas e de suas funções e responsabilidades em seus cargos.
    A crítica política a qualquer pessoa é permitida pela constituição federal
    A vida particular de ninguém não me interessa.
    Mas, obrigado pelo conselho.
    E mais...o Gilmar sabe bem que não estou contra ele ou sua administração.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...