Nesta semana que passou tive a oportunidade de conhecer o Capitão José Antonio de Melim Junior, novo comandante da Primeira Companhia de Polícia Militar do 44º Batalhão, ao qual estará subordinado o comandante do destacamento de PM de Sabino.
Pessoa muito simpática, acessível e que pareceu ser de muito bom senso.
Conversamos por um bom tempo.
Toda a população sabinense sabe que sou um crítico ferrenho da polícia militar de Sabino, e todos sabem também quais são as reclamações que faço. E passei isso para o novo comandante.
Capitão Melim - apesar de ainda jovem, tem vasta experiência na área, se formou no ano de 1989 e já trabalhou na capital paulista, Presidente Prudente, Lins, Novo Horizonte e região. |
Contei também ao Capitão Melim que houve um tempo em nossa cidade em que o trabalho dos PM's era muito facilitado pelo bom relacionamento e proximidade que mantinham com a população. Um tempo em que a polícia militar de Sabino organizava campeonatos de futebol e deles participava com o time de policiais; treinava crianças para a vida num programa de polícia mirim inventado pelo querido Oílio; promovia encontros festivos ao final do ano. Foi um tempo em que a polícia militar de Sabino era muito respeitada e querida.
Fiquei 20 anos fora e não sei o que aconteceu nesse meio-tempo.
Quando voltei a residir em Sabino me contaram, e vi, coisas que me surpreenderam. Soube até que a sede do Destacamento de Polícia Militar foi assaltada e que o autor só fora capturado porque permanceu na praça desfilando com o colete à prova de balas e armas na mão.
Quem me contou isso foi o próprio autor dos fatos, e se você leitor ouvir os detalhes do que ele conta, realmente ficaria tão ou mais surpreso que eu.
O Capitão Melim também se manifestou favorável a um estreitamento na relação população-polícia militar e disse que trabalhará para que esta atenda da melhor maneira possível a população e "procurará estabelecer parcerias com a sociedade, para o combate a criminalidade e o aumento substancial da sensação de segurança, colocando para isso, à disposição de todos, os serviços oferecidos pela Corporação da Polícia Militar" - como ele declarou ao City News.
Ontem também conversei bastante e, informalmente, com o Sargento Serrano, comandante do destacamento da PM em Sabino. Foi muito gentil comigo e fomos muito francos um com o outro.
Disse a ele que gostaria muito de colaborar com a polícia militar; que acredito que a sociedade sabinense toda deseja colaborar com a polícia militar, para que esta possa lhe oferecer melhor segurança.
O Sargento Serrano comentou comigo que o CONSEG - CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA - será reorganizado em Sabino.
Os CONSEGs - CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA - são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Muito boa a iniciativa do Sargento Serrano. Torço para que dê certo. E sei que dará.
Sargento, a população de Sabino sempre foi parceira da Polícia Militar, e não se negará em voltar a estabelecer uma parceria com o senhor e seus comandados.
Tenho certeza que o senhor saberá o que fazer para conseguir novamente o apoio e admiração da população para a Polícia Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário