O Saresp, exame usado pela Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo para avaliar a qualidade de ensino das
escolas estaduais paulistas detectou que a "João Cãndido Fernandes
Filho" obteve um dos piores índices de desempenho do ensino fundamental
II (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano).
A
escola estadual de Sabino sequer atingiu a meta estabelecida pela
Secretaria Estadual de Educação. Fez pior que isto, não atingiu o índice
obtido no ano anterior.
Em
2011 a "João Cãndido" obteve índice de 2,21. A meta para 2012 era 2,41,
porém o ensino fundamental da "João Cândido" andou para tráz e atingiu
os minguados 2,15.
O que explica um desempenho tão ruim por parte da EE "João Cãndido Fernandes Filho'?
São vários os fatores que influenciam um desempenho tão ruim que colocou a escola abaixo da média da diretoria regional de ensino e da média esatual.
O que precisa ficar bem claro é que quem tem menos culpa nessa história toda são os alunos.
No ról de fatores que contibuem para o baixo desempenho de uma escola qualquer da rede estadual paulista, aquele que deve vir em primeiro lugar é a "precaria formação dos professores".
Sem desmerecer o quadro docente do "João Cãndido", o qual sequer conheço, gostaria de citar que é muito comum se encontrar na rede pública estadual professores que mal conseguem interpretar um texto simples; Redigir então, para muitos, parece tarefa de Hercules; Para conseguirem atenção e disciplina na sala de aula ainda costumam usar recursos arcaícos e antipedagógicos como suspensão, "mandar para a sala da diretoria", "ponto negativo", "porva surpresa", e, o maior dos poderes que os professores adoram utilizar, a "retenção".
Existem professores que não leem um livro sequer por ano. Me refiro a qualquer tipo de livro.
Outros nem abrem o jornal da sala dos professores, a não ser que seja para ver o resultado do futebol ou o resumo da novela das nove. Não costumam ir ao cinema, ao teatro ou a qualquer atividade cultural.
Acomodam-se em seus mundinhos limitados a algum conhecimento específico de suas disciplinas, e ainda se sentem verdadeiros deuses do saber diante de seus alunos.
Não passam no concurso para se efetivarem em seus cargos e jogam a culpa no governo do estado.
Brigam por melhores salários, mas não fazem por merecê-lo.
Em todas as profissões encontraremos excelentes profissionais e outros com mais deficiiência, porém, na carreira do magistério o estrago do profissional ruim é maior que o de qualquer outro.
Os maus professores são destruidores do futuro, destroem as mentes de nossas crianças ensinando-as a decorar em vez de aprender; a ter medo, em vez de respeito; e o pior, ajudam a perderem a autoestima quando desprezam todo o conhecimento que cada um traz consigo.
A má formação dos professores é o principal fator do péssimo aprendizado.
Porém, outros fatores contibuem para esse baixo nível de ensino das escola públicas estaduais, "como a grandiozidade de sua rede e a distância entre as unidades escolares e o poder central" - como atesta a Fundação Victor Civita.
Em Sabino, é constante vermos os pais procupados com seus filhos por conta de quando eles tiverem de se transferirem da escola municipal para a estadual.
Até professores e funcionários da escola estadual "João Cãndido" optam por matricularem seus filhos em escolas de Lins.
Isso não pode mais acontecer.
Temos que lutar pela melhoria do ensino de nossa cidade e não tranferirmos nossas crianças para cidades vizinhas.
Já está em estudo pelo departamento de educação da prefeitura de Sabino a criação de rede própria para o ensino fundamental II.
Caso as condições técnicas permitam, e o prefeito Pedrão dê o "Ok", a partir do ano que vem o aluno que completar o 5º ano de ensino não mais precisará ir para Lins ou para a Escola Estadual. Ele poderá permanecer na própria Emef Municipal que estará funcionando com classe de atendimento aos alunos do 6º ano, com a mesma qualidade e eficiência de ensino que garante para os alunos do 1º ao 5º ano.
Obs: Para o bem da verdade e da justiça, registro que no Ensino Médio a Escola Estadual "João Cãndido Fernandes Filho" obteve índice acima da média da diretoria regional de ensino e de todo o estado de São Paulo.
Parabenizo os responsáveis por esse sucesso, e gostaria muito de saber qual o motivo da discrepância entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Esperamos que a Diretoria de Ensino de Lins explique qual a razão da discrepância entre o EF e o EM da João Cãndido |