Meu amigo Pauliquinho resolveu organizar um protesto bem original, e muito bem humorado, contra os chamados "candidatos laranjas".
Primeiramente vamos explicar o que é um candidato laranja.
Conforme eu já disse outro dia, para um vereador ser eleito não basta ser bem votado, é necessário que seu partido atinja um determinado número de votos, que é chamado de coeficiente eleitoral.
Este coeficiente é determinado pela divisão do total de votos de todos os candidatos, e de todas as legendas, pelo número de cadeiras da câmara municipal, 9.
Acredito que neste ano este número seja algo próximo de 400.
Resumindo: Não basta ao candidato ser o mais votado da cidade. Se seu partido não fez 400 votos, estará fora da câmara. E não adianta chorar. Com 400 votos, o partido ganha uma vaga, com 800 ganha duas, e assim por diante.
Dessa forma, os diversos partidos procuram convidar dezenas de pessoas para serem candidatos a vereador, e assim, puxarem votos para a legenda. Não se preocupam se o cara sabe ler, se tem ficha criminal, se tem algum ideologia, ou se é bom de voto. Nada disso interessa. O importante é que ele ajude trazer votos para a legenda eleger os seus candidatos fortes - os tubarões papa voto.
Entenderam agora o porquê de existirem candidatos inexpressivos que não chegam a ter nem 2 dúzias de votos?
Para protestar contra esse tipo de coisa, o Pauliquinho, e alguns outros amigos, organizarão um concurso que premiará (prêmio em dinheiro) o candidato laranja menos votado da eleição de outubro de 2012.
Com essa premiação, o candidato laranja entenderá que em vez de bancar o bobo, e ficar pedindo votos para ajudar o tubarão ciclano ou beltrano, será bem melhor cruzar os braços, não pedir votos e ainda ganhar um prêmio que, pelo que estou sabendo, poderá passar dos 5 mil reais. E o plano dos candidatos tubarões irá por água abaixo.
Mas, também não pode ter zero voto. Para ganhar tem de ter pelo menos um voto.
O BdR dará total apoio a esse protesto e acompanhará com entusiasmo o concurso, divulgando a partir das convenções de junho os nomes dos favoritos à "laranja do ano".
PS: Falo isso com conhecimento de causa, pois já fui laranja, entretanto, minha campanha foi patrocinada inteiramente pelo partido e não gastei um real sequer.