Começo o post já parabenizando a prefeitura municipal de Sabino, em especial o prefeito Gilmar, por essa obra.
Se sou eu a pessoa que mais elogia o sistema de saúde implantado pelo prefeito Gilmar, digno das cidades mais desenvolvidas do Brasil, também sou aquele que mais o crítica nas áreas voltadas para a criança e juventude - educação, cultura e esporte.
Ações culturais inexistem ( ou quase isso) em nossa cidade.
Temos uma coordenadoria de cultura que não passa de uma coordenadoria de eventos e diversão.
Não é a mesma coisa?
Não.
Entretanto, indo ao contrário de tudo que já critiquei relacionado à cultura, ontem o prefeito Gilmar inaugurou um espaço cultural que me deixou emocionado.
Não pude comparecer ao evento. Muito menos fui convidado para comparecer, da maneira como meu querido prefeito Gilmar fazia há algum tempo, quando eu não era tão duro em minhas críticas a alguns setores de sua administração.
Mas, fui convidado pelo carro de som, e só não compareci por motivo de trabalho.
No local, que há 40/50 anos era chamado de Moto Clube, pois além de servir de área para realização de eventos culturais e de lazer, era o local que servia de garagem para a motoniveladora da prefeitura, a administração Gilmar construiu um auditório, com setenta lugares, onde poderão ser realizados diversos tipos de eventos educacionais e culturais.
O auditório está equipado com poltronas confortáveis, que possuem bases basculantes, que servem como uma pequena mesa, para que aquele que está sentado a utilize, caso queira fazer alguma anotação; possuem quadro branco magnético, onde se poderá escrever e afixar cartazes; computadores e condição para a instalação de telão e ar condicionado.
Somente por isso, já seria uma grande obra.
Mas, o que me emocionou foi a preocupação do prefeito Gilmar em manter viva algumas características do prédio original e uma exposição sobre sua história. Sendo assim, estão à mostra, na parede lateral, os tijolos de sua construção, a viga de madeira, e, foram mantidas as tortas colunas do Moto Clube. Tudo feito com muito capricho e bom gosto.
Na parede oposta, foram afixados quadros com fotos de elencos e antigos cartazes das várias peças de Teatro que foram encenadas por sabinenses queridos, há, aproximadamente, 50 anos, lá no Moto Clube.
Quando visitei o local nesta manhã, e vi a pequena exposição de fotos e cartazes, procurei atentamente pelo de uma peça da qual eu participei, em 1975, em que o próprio prefeito Gilmar, fazia o personagem principal - "um fazendeiro de nome José Santana" - e eu, representava seu filho. A peça se chamava " a casinha de aço", e sempre achei que o Gilmar possuísse fotos de sua montagem. Mas, se não me engano, meu querido amigo Betinho as têm, e, assim que possível, as publicarei aqui para vocês.
Soube que, em determinado momento da inauguração, o prefeito Gilmar fez um apelo para que o próximo prefeito não deixasse de construir um museu que mostrasse a memória histórica e cultural sabinense. Disse ainda que só não faria esta obra por falta de tempo.
Concordo com Gilmar e faço o mesmo apelo.
Gilmar só esqueceu de dar crédito ao autor da ideia.
Há muito tempo eu levei esse pedido e essa ideia ao Gilmar, e quem é leitor assíduo do blog sabe o quanto eu defendo a importância de valorização de nossa cultura e de nosso passado. Também já devem ter lido minha defesa da criação de um museu ou centro cultural.
No casamento da filha do prefeito Gilmar, eu tive a oportunidade de relatar aos detalhes para a Rosa Adriana Brás Santana Bertin, o que seria o Centro de Cultura e História Sabinense, e ela ficou muito feliz com minha ideia, e me disse que isso também era um sonho de seu avô, Benedito Brás, primeiro prefeito de Sabino.
Se bem que não importa a cor da vaca, o importante é que ela dê leite.
Gilmar deu um primeiro passo para a valorização de nossa cultura e nossa história. Um passo tardio para quem ficou 12 anos no comando do executivo municipal. Porém, uma decisão acertada e que mostra o quanto é grande sua competência e visão administrativa.
Gilmar, não fique magoado com as críticas não.
Infelizmente sua coordenadora de cultura é muito ruim, mesmo.
Sei que ela é o braço direito da administração em diversas outras questões, mas na cultura, ela é boa apresentadora de festinhas.
Continuarei aqui no blog, que você finge que não lê, te criticando toda vez que achar que devo, mas, jamais deixarei de fazer os elogios que você merece e de registrar que você foi o melhor prefeito que a cidade já teve.
Então, relaxa, meu amigo!
PS: assim que possível, publicarei fotos do auditório "Moto Clube"