|
O Curso Bíblico atraiu muitas pessoas de outras cidades,
mas poucos inscritos de Sabino. |
Sou Cristão e procuro de maneira árdua praticar os ensinamentos do evangelho.
Sou Kardecista, mas não sei dizer se o Kardecismo é uma religião. Penso que não.
Mas não é sobre isso que vou postar.
Há muito tempo não acredito nos fatos da Bíblia que são chamados de milagres.
Por exemplo: Não creio que Moisés abriu o mar Vermelho e nem que Jesus tenha transformado água em vinho.
Creio que o verdadeiro milagre do evangelho e da Bíblia como um todo são suas mensagens de amor, paz e esperança.
Estudei muito história, filosofia, geografia, mas nunca me aprofundei em teologia. Desta forma, minha opinião sobre a Bíblia torna-se irrelevante para as pessoas as quais me manifesto sobre o assunto.
|
Frei Carlos respondendo questões sobre o "Êxodo" |
Entretanto, nos últimos dois dias tive a oportunidade de ouvir o Frei Carlos Mesters, principal orador do Curso Bíblico Ecumênico, realizado nos dias 26/27/28 de agosto em nossa cidade, pela Paróquia de Sabino.
O Frei Carlos pensa exatamente como eu, ou melhor, por ele ser mais velho, eu penso exatamente como ele.
A Bíblia foi escrita há milhares de anos e não temos condições para interpretar exatamente o que quiseram dizer seus autores.
Muito do que lá está escrito foi deturpado pelas traduções, pela falta de conhecimento sobre o modo de vida à época dos fatos descritos e até pelo fato, segundo Frei Carlos, de ser natural do ser humano "aumentar um ponto quando conta um conto".
Frei Carlos disse na abertura do curso bíblico que quando lemos um gibi do Tio Patinhas não temos a mínima preocupação com fato de ser impossível um pato falar.
-"E lemos a historinha toda, naturalmente, como se o fato do pato falar fosse irrelevante."- disse Frei Carlos,que ainda perguntou - "Por qual razão então questionamos se Noé conseguiu mesmo colocar um casal de cada espécie de animais dentro de sua arca?"
Segundo Frei Carlos, foi usada muita simbologia para escrever a Bíblia e que não devemos nos apegar aos símbolos e sim ao principal, sua mensagem.
- O senhor acredita mesmo que Jesus andou sobre as águas do mar? - perguntei a um atencioso e paciente Frei Carlos.
- Não tenho a mínima preocupação em saber isso. Disse-me ele. E continuou: - O mais importante é sabermos que em muitos momentos da vida temos de caminhar sobre águas turbulentas.
|
Frei Carlos destacou a importância da música
como símbolo. |
Gostei muito de ouvir os ensinamentos de Frei Carlos, tanto no curso quanto na entrevista que ele concedeu ao BdR. Fiquei contente em testemunhar seu trabalho, e de dezenas de outras pessoas envolvidas na organização do Curso Bíblico, que procuram mostrar a Bíblia como um livro de ideias e mensagens simples que ajudam a resolver os nossos problemas de vida, e não como um livro de histórias fantásticas, com personagens agraciados com super poderes e cheio de mistérios indecifráveis e fatos sem explicação racional..
Pedi para o Frei Carlos deixar uma mensagem para o povo de Sabino.
- Seja você mesmo - disse ele - o Ruy tem de ser o Ruy, o João tem de ser o João. Cada um tem que carregar sua própria cruz e não a do outro.
Interpretei que ele quis dizer que não devemos fugir de nossas missões aqui na Terra. Que cada um de nós temos um função na humanidade e devemos cumpri-la.
Acho muito pertinente registrar também esta sua fala durante o curso:
- Deus aparece a cada dia diante de cada um de nós nos atos e nos fatos cotidianos de nossas vidas.Como, por exemplo, quando conseguimos um dinheiro, que achávamos que seria impossível conseguir, para a compra de um remédio a um filho, ou, quando um necessitado bate a nossa porta e nos pede ajuda.
Carlos Mesters é frade Carmelita, doutor em Teologia Bíblica. É natural dos Países Baixos e ligado à caminhada das Comunidades Eclesiais de Base, ajudou a criar o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). Escreveu, entre outros, Esperança de um povo que luta (São Paulo: Paulus, 1983), Com Jesus na contramão (São Paulo: Paulinas, 1995),Círculos bíblicos (São Paulo: Paulus, 2001),Paulo apóstolo: um trabalhador que anuncia o evangelho (São Paulo: Paulus, 2002),Bíblia: livro feito em mutirão (São Paulo: Paulus, 2002), Por trás das palavras(Petrópolis: Vozes, 2003), entre tantos outros. Frei Carlos Mesters foi assessor na XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que aconteceu de 5 a 26 de outubro de 2008, no Vaticano.
Neste ano, no dia 20 de outubro, Frei Carlos Mesters, completa 80 anos de vida. Grande parte dela dedicada aos estudos bíblicos e mais especificamente ao CEBI – Centro de Estudos Bíblicos.
(fonte: http://catequeseebiblia.blogspot.com )