Hoje a “coluna do Ruyzinho” vai estar um pouco diferente. Aproveito o espaço que me é concedido no “A CIDADE” para trazer para vocês 4 assuntos que merecem ser discutidos, e bem discutidos, em Sabino:
Eleição 2012
Como eu já comentei aqui anteriormente, fiquei 20 anos fora de Sabino, retornando em 2009.
Até quando fui embora era muito “normal” se apedrejar e bombardear com fogos de artifício a casa dos candidatos derrotados na disputa pela prefeitura, ou, a de seus simpatizantes.
A minha mesmo foi uma vez bombardeada com ovos. Em outra ocasião fui ameaçdo de morte e sai escoltado da cidade.
Também se misturava a vida pessoal das pessoas com sua vida política.
Muitas pessoas mantinham inimizade apenas por militarem em lados políticos diferentes.
Hoje noto que isso mudou em Sabino.
Graças a Deus!
Vejo adversários políticos conviverem como amigos, da mesma forma que corintianos e palmeirenses mantém suas amizades independente da paixão por seus times do coração.
Essa mudança de comportamento da população sabinense ficou muito clara, para mim, nesta semana, quando o prefeito Gilmar Siviero, PSDB, e o ex-vereador Marquinhos, PT, costuraram uma aliança política para a próxima eleição sem nem ao menos tocarem no fato de terem rompido politicamente em 2008 e terem sidos adversários na eleição de 2008.
Da mesma forma, o prefeito Gilmar e seu grupo, convidaram Bruno Caramel, PSB, vereador independente, que já fez muitas críticas à atual administração, para se filiar ao PSDB.
Isso é amadurecimento político.
Bom para Sabino, que em muito não progrediu devido às rixas políticas.
Afinal, política se faz em torno de afinidades de idéias.
Caiu a Nota do ENEM
Esta semana foram divulgadas as notas do ENEM, exame nacional do ensino médio.
Criado no governo FHC, ele mede a qualidade dessa modalidade de ensino em nosso país, servindo para gestores de escola e das administrações municipais, estaduais e federal, replanejarem, se preciso, suas escolas.
Soube que a nota da única escola de Sabino, que ministra o ensino médio, EE “João Cândido”, caiu e ficou bem abaixo da média estadual.
A média do estado de São Paulo foi de 511, na prova objetiva, e a da escola sabinense 455.
A responsabilidade do ensino médio é do estado e não da prefeitura.
Constantemente tenho ouvido pais sabinenses dizerem frases do tipo “ano que vem meu filho termina o curso fundamental I e terá de ir para a escola do estado, não sei o que fazer, pois lá é péssimo e não tenho dinheiro para mandá-lo para uma escola particular em Lins”.
Vivi 20 anos de minha vida na escola pública estadual.
Seria uma grande injustiça de minha parte responsabilizar somente os professores e direção da escola, pelos baixos resultados do ENEM.
Mas, a “coisa” é preocupante.
Embora não seja responsabilidade da prefeitura, esta precisa agir de alguma forma para melhorar a qualidade do ensino médio de Sabino.
Recentemente, um aluno do terceiro ano do ensino médio de Sabino foi ao cinema, ao notar que o filme não era dublado, e sim legendado, se retirou da sala e me disse que não sabia ler.
A péssima formação dos nossos jovens os prejudica para que arrumem um emprego e prejudica o desenvolvimento social e econômico de nosso município.
O caso é alarmante e afeta toda a nossa sociedade.
SEGURANÇA PÚBLICA
Semana passada divulguei erroneamente que a segurança pública era a segunda maior preocupação da população sabinense,
É a primeira, empatada com o emprego.
Também contei da agressão sofrida pelo pai de aluno na porta escola, quando um policial o agrediu porque ele não quis ir embora para sua casa.
Pois é...
O policial mandou um recado ao pai por uma testemunha. Mandou dizer que se o pai “tem um advogado ele tem dois”.
O pai e sua família se apavoraram, segundo uma testemunha, com o “recado”, e ele nem foi fazer o exame de corpo de delito. Este colunista viu os braços do pai marcados pelas agressões, segundo ele.
Tenho comigo diversos registros, da própria polícia e justiça estadual, em que sabinenses reclamam de arbitrariedades que teriam sido cometidas pela polícia militar sabinense.
Mostro a qualquer um que me pedir, pois são documentos públicos.
Acharia muito importante se o comandante da polícia militar em Sabino, sargento Serrano, e o capitão Melim, comandante da 1ª Cia, não deixassem a população sem resposta quanto a estes fatos. Já conversei algumas vezes com estes militares e se mostraram abertos ao diálogo e à aproximação da PM com a população.
A população precisa confiar na polícia e se sentir segura com a polícia.
Este caso e outros precisam ser investigados.
É preciso também parar com a hipocrisia de se dizer que se não tem exame de corpo de delito para comprovar a agressão, ela não existiu. Todo mundo sabe que quem bate covardemente faz de maneira que não se deixa marcas, e que muitas pessoas agredidas, e marcadas, não tem coragem de reclamar no momento em que isto acontece.
Na opinião deste colunista, está mais do que na hora do comando da PM rever o quadro de soldados de Sabino.
“Criança em Flor”
Todos os projetos de assistencial social são importantes e merecem ajuda dos entes públicos e da população como um todo.
Em Sabino existe a entidade “Criança em Flor” que faz um excelente trabalho e não tem tido a atenção que merece por parte da prefeitura.
Esta entidade recebe mais de 90 crianças e lhes dá diariamente ocupação com atividades de lazer, artísticas e educacionais.
São crianças que poderiam estar nas ruas à mercê das drogas.
O trabalho dessa entidade, presidida pelo senhor Tonico Duenhas, é excelente e a prefeitura poderia muito bem ajudá-la com mais verbas, um maior espaço, oficializá-la como uma entidade educacional e assim contratar educadores, dentre entre outras ações.
Já escrevi aqui sobre ações a serem realizadas para combatermos às drogas.
A “Criança em Flor” já há algum tempo está nessa luta.
Clamo aos sabinenses, que se forem ajudar alguma entidade filantrópica, no atual contexto de Sabino (problema das drogas), a “Associação em Flor” é que precisa de maior auxílio da sociedade. Seja com doações, seja com trabalho, ou de qualquer outra maneira.
Até sábado que vem.