Um leitor perguntou-me o porquê, que nas reclamações dos cidadãos escrevo "alô, prefeitura" ou "atenção, prefeitura", em vez de escrever "alô, Gilmar", ou, "atenção, prefeito".
Respondo: Apesar do sucesso ou fracasso de uma administração serem atribuídos ao chefe do executivo, o prefeito, a responsabilidade pelo bom atendimento à população é de todos. A prefeitura possui mais de 200 funcionários e, seria uma tolice muito grande, querermos que o próprio prefeito recolha os cavalos das ruas, troque lâmpadas queimadas, ou retire entulhos, ou ainda que saia com uma trena na rua medindo qual lombada não possui 8 cm de altura.
Existem dezenas de pessoas que ocupam os mais diferentes cargos e desempenham as mais diferentes funções justamente para que o prefeito possa se preocupar com questôes bem maiores, como as políticas públicas, o orçamento, os convênios com os governos estadual e federal, o diálogo com os vereadores para a aprovação dos projetos de interesse da administração e muitas outras coisas mais.
E tem mais.
Escrever "alô, Gilmar" é querer atingir a pessoa do prefeito, é fazer picuinha e fofoca. E não quero fazer isso nem com o prefeito e nem com ninguém.
O autor do blog é amigo do prefeito sim, e nunca escondeu isso, mas, vai criticá-lo também, mas, quando for necessário.
Particularmente, acho o Gilmar um prefeito ótimo, porém, não significa que eu concorde com todos os seus atos administrativos e polítcos.
O Prefeito Gilmar será cobrado pelo BdR somente pelo todo da administração e, quando notarmos que ele não se preocupou em reunir seus assessores e demais servidores para saber se estão, ou não, cumprindo suas obrigações legais, para as quais são remunerados, e assim garantido o funcionamento da máquina administrativa.
O BdR, chamando a atenção do prefeito Gilmar para questões pequenas, do cotidiano da administração, estará acobertando muitos servidores de suas falhas.