Peço licença aos demais leitores para responder a um tal de Willian Roberto, que me enviou o comentário abaixo.
Caro Willian Roberto,
Na realidade, nem sei se é esse seu nome mesmo, ou se você é mais um que se arvora no direito de me julgar, mas se esconde atrás do confortável anonimato. Aquele tipo de coisa covarde, que não é natural em cristãos.
Como estou acostumado a lidar com covardes, responderei esse seu ataque, que não mereceria resposta caso não procurasse demonstrar que eu tenho pouco inteligência, o que não é verdade (desculpe-me pela falta de modéstia)
Não sei se você é cristão, porém, dotado de pouco inteligência, e que escreveu essas tolices por ingenuidade, ou, se foi por má fé mesmo.
Não empreguei a citação de Marcos - "De nada vale ao homem ganhar o mundo se para isso tiver de perder sua alma" - de forma errada coisíssima nenhuma.
Qualquer pessoa que saiba ler pode perceber isso.
Inclusive, muita gente entendeu e concordou.
A frase se refere ao que vimos na eleição sabinense.
Você pode comprar eleitores, derrotar candidatos honestos usando de desonestidades, praticar crimes. Conseguirá seu intento, se tornará prefeito, vereador. Terá poder, fama e glória. Mas, Deus sabe a forma como você conseguiu e os males que causou. Você conseguirá tudo que dá a falsa felicidade ao ser humano. Coisas materiais, coisas carnais. Mas, aos olhos de Deus, nenhuma de suas conquistas terá valor, e para seu espírito, sua alma, você fez um grande mal. E um dia, prestará contas disso.
A citação que usei foi muito bem empregada, pois é um lembrete aos "vitoriosos", contra os quais lutei o "bom combate".
Já a citação que você mencionou, na condição de "especialista" em Bíblia, é pertinente se relacionada ao trecho em que digo que devemos dar um crédito de confiança aos eleitos. Porém, desde que este trecho não seja interpretado na íntegra.
Você, como grande parte das pessoas que apenas decoram a Bíblia e passam a recitá-la sem saber o que está dizendo, desconhece o contexto histórico/ cultural de quando e do lugar em que ela foi escrita.
O próprio Paulo, autor da epístola aos romanos, muitas vezes se colocou contra os governantes para poder realizar sua missão de evangelização.. Então, a começar daí, já devemos descartar qualquer interpretação que queira nos dizer que devamos ser submissos e aceitar este ou aquele governante, sem questionamentos, pois ele foi enviado por Deus. Dessa "tô fora". Paulo foi até decapitado por se colocar contra os governantes de então.
Naquela época, as leis eram ditadas pelas autoridades de então, Cônsul, Governador, Imperador, etc.
Em tese, essas leis eram para levar a harmonia a sociedade e por consequência, o BEM para a população.
Quando Paulo diz para se submeter às autoridades, quer dizer à lei que faz o BEM. De forma alguma Paulo quer que aceitemos qualquer autoridade, não importando o que ela faça.
Em capítulo anterior, o próprio Paulo já havia escrito ”Não vos conformeis com este século”.
Esse trecho que você citou foi muito usado pelos pastores de igrejas evangélicas, para se aliarem aos governantes no período da ditadura, e terem benefícios pessoais, sem serem questionados pelos fiéis.
Caro Willian, para você interpretar a Bíblia não basta apenas que seja alfabetizado.
A interpretação da Bíblia requer conhecimentos de história, geografia, filosofia e até de outros idiomas, como o grego, hebraico e aramaico, para não se perder na tradução.
Como você, caso não saiba, sou cristão. Porém praticante.
Estudo a bíblia com frequência, e como sou formado em geografia e história, e como também cursei filosofia, creio que tenha uma facilidade maior que a sua para interpretar o livro sagrado.
Você se equivocou demais em seus comentário.Principalmente quando disse que eu tenho pouco conhecimento bíblico. (Como você sabe disso? Nunca conversei com você sobre isso).
Porém, como você disse, não é leitor assíduo de meu blog, por não concordar com tudo que eu escrevo (como se isso fosse motivo para deixarmos de ler esse ou aquele autor), estou dispensando seus comentários desprovidos de fundamentação. Principalmente aqueles que se referirem à Bíblia.
Como bom cristão que você é, saia do anonimato e venha conversar comigo pessoalmente ou se identifique melhor na net.
Mais uma coisa. Você escreveu mau com U, quando disse que a passagem foi MAL utilizada.
O contrário de BEM é MAL. E o contrário de BOM é MAU.
Ali em seu comentário a grafia correta é com L.