Como eu já comentei, o BdR não possui todos os dados da pesquisa, sendo assim, não é possível fazer analises mais profundas que a que vou tentar aqui.
Algo que é possível notar com muita clareza na pesquisa é a estabilização do candidato Tetão. Em quatro cenários diferentes em que foi testado suas intenções de voto, praticamente, permanecem a mesma, dando a entender que não tenha potencial para crescimento.
Situação semelhante ocorre com o candidato Marquinhos, cujas intenções de votos são a mesma tendo o candidato Pezão, ou sem ele, nas eleições. Este blogueiro esperava um desempenho melhor de Marquinhos, pelo fato de ter sido candidato a prefeito na eleição anterior. Também esperava que com a retirada do nome de Pezão, sua intenção de voto aumentasse, já que durante longo tempo ambos militaram politicamente ao lado do prefeito Gilmar.
O mesmo eu posso dizer das intenções de voto de Pezão, que não aumentam quando se retira o nome de Marquinhos.
Entretanto, seus 11% de intenções surpreenderam, já que pouco se fala na cidade sobre sua candidatura a prefeito, que inclusive já foi descartada pelo próprio em entrevista ao BdR.
Notei também que a ausência dos candidatos Marquinhos e Pezão alteram pouco as intenções de voto de Pedrão e Tetão, que permanecem praticamente as mesmas em 4 cenários diferentes.
Esse tipo de situação é bom para Pedrão que lidera a pesquisa/enquete com quase 40% das intenções, mas é ruim para Tetão.
Leitores, pesquisa testa apenas um momento da campanha e não é previsão de futuro. Não vi outros dados, como por exemplo "brancos", "nulos", "não responderam", como também não vi os dados que mostram a renda, sexo e idade dos entrevistados. Apenas com os dados completos, coisa que eu não tenho, é que eu poderia fazer uma análise com maior precisão e indicar uma tendência do eleitorado. Por enquanto, só escrevi o óbvio do que foi revelado pela pesquisa.
Não foram testados os candidatos Bruno Caramel e Lelo. Gostaria muito de saber a intenção de votos destes dois candidatos, pois acho que surpreenderiam, pelo que tenho escutado na cidade.