Eu acreditava que a internet deixaria as pessoas melhor informadas e mais cultas e inteligentes..
Melhor informadas elas se tornaram, entretanto, quanto à cultura e quanto ao crescimento intelectual conquistado com a internet, eu estava enganado.
Achava eu que o computador se tornaria, e é, um grande instrumento de pesquisa para os estudantes, e que estes, se interessariam assim cada vez mais por seus estudos. Mas, não é nada disso que acontece.
Os estudantes passaram a usar o computador e a internet apenas para fazerem cópias de textos que nem se preocupam em lerem antes de "dar o Ctrl c e Ctrl v".
A leitura abandonara, Digitam no Google o assunto procurado e copiam o primeiro texto que aparece.
Porém, se isso acontece também é culpa dos professores, pois existem orientações bem simples que poderiam ser dadas em sala de aula, que permitiriam ao aluno usar o computador e a rede mundial ,mas que lhe obrigaria a ler diferentes textos e realmente pesquisar o que estuda.
Quando surdiu a internet, este blogueiro pensava que a escrita dos alunos melhoraria e que com a difusão de textos, com o passar do tempo, todos escreveriam de forma correta e teriam uma boa redação.
Aconteceu exatamente ao contrário. A língua empobreceu, a redação dos adolescentes piorou, até a escrita se transformou, e os erros ortográficos se propagaram como uma violenta epidemia.
Acho que existe solução para isso tudo que escrevi, e isso passa pelas escolas e professores que ainda não sabem usar e nem quantificar o quanto os computadores e a internet pode ser útil aos seus alunos e o influenciam.
Deixo agora um texto bem humorado que meu irmão me repassou pelo Facebook:
CAMPANHA EM FAVOR DO NOSSO PORTUGUÊS
MENAS - NÃO existe;
SEJE/ESTEJE - está ERRADO, o certo é seja ou esteja;
COM CERTEZA - se escreve SEPARADO;
DE REPENTE - se escreve SEPARADO;
MAIS - antônimo de MENOS;
MAS - sinônimo de PORÉM, todavia, contudo, entretanto;
A GENTE - Separado;
AGENTE - só secreto;
MIM - não conjuga verbo.
Se não for INCOMODAR (sim... é com I, e não com E como você costuma escrever) cole no
seu mural e melhore o seu convívio linguístico com as pessoas.