Após 21 dias, chegou ao fim as 18h de ontem a enquete do BdR que mediu a preferência atual dos leitores deste blog em relação aos possíveis candidatos a prefeito de Sabino em 2012.
Foram 557 votos computados o que não significa que foram 557 votantes.
Já há algum tempo este blogueiro descobriu que havia um jeito de uma mesma pessoa votar mais que uma vez em um mesmo computador.
Descobri que era possível um leitor votar até três vezes de seu computador, mas não divulguei isso aqui, pois a enquete já estava em andamento e a falha beneficiária ou prejudicaria os candidatos de forma igual.
Sendo assim, infelizmente, desprezarei o número de votos absolutos e restringirei-me em comentar as porcentagens.
O candidato Pedrão liderou a enquete por toda a sua duração e sua votação variou, até a manhã de ontem, na faixa de 38 à 40%, entretanto, chegou ao seu encerramento com 34% da preferência dos leitores do BdR.
Bruno Caramel, iniciou a disputa colado a Pedrão, mas posteriormente isolou-se na segunda colocação e às 18 horas de ontem detinha 26% da preferência dos leitores.
Pezão e Tetão disputaram o terceiro lugar durante toda a duração da enquete, porém, o vice-prefeito somente se descolou do vereador do PPS quando tornou-se público que o candidato do grupo do prefeito Gilmar seria Marquinhos. Ao final, Tetão ficou em quarto lugar, com 9% e Pezão em quinto, com 5%.
O produtor rural Lelo teve uma votação inexpressiva durante toda a enquete. Terminou com 1%.
A terceira colocação ficou com o ex-vereador Marquinhos, 22%, anunciado na última sexta-feira como sendo o candidato que concorrerá à eleição de prefeito em 2012 representando o grupo do prefeito Gilmar.
Ao final de agosto, atendendo a sugestão do vereador e candidato a prefeito Bruno Caramel, este blogueiro colocou a enquete no ar.
Dois fatos me surpreenderam no início da enquete: a alta votação de Bruno e a baixa votação de Tetão.
Este colunista sempre achou que Tetão disputaria a liderança da enquete com Pedrão e que Bruno seria um figurante,
A votação de Pedrão nunca me surpreendeu, pois já foi duas vezes vereador, foi presidente da câmara municipal e nas duas últimas eleições foi candidato a prefeito.
A lembrança de seu nome é algo natural e facilmente atestada nas ruas.
Para este blogueiro, no atual momento, o único candidato que pode mesmo ser chamado de favorito para 2012 é Pedro de Paula, o Pedrão.
No início da enquete cheguei a achar que, de alguma forma, o vereador Bruno Caramel estivesse produzindo seus números na votação de forma artificial.
Fui ouvir os leitores e descobri que, realmente, nesta faixa de eleitorado, que usa computador, que é melhor informado, e no seguimento jovem, o vereador Bruno é muito bem visto e, se conseguir uma legenda para abrigar sua candidatura a prefeito, poderá surpreender na eleição do anos que vem.
Pezão, antes da enquete se iniciar já havia concedido entrevista ao BdR e anunciado publicamente que não concorreria à prefeitura. Apareceu um bom tempo em terceiro lugar devido, segundo este blogueiro, a falta de opção dos "orfãos" do grupo de Gilmar, que não tinham um candidato que os representavam na enquete.
Lelo, cujo nome este blogueiro cansou de escutar nas rodas políticas como sendo uma grande força adormecida; que ao ser lançado candidato atrairia apoios diversos e que, se não vencesse a corrida para a prefeitura, a disputaria "cabeça a cabeça", passou totalmente despercebido pelos leitores do BdR. Findou a enquete com 1%. Mas, é certo também que jamais fez campanha pela prefeitura, apesar de ter feito muita articulação em busca de apoios.
Para mim, está claro que Lelo é popular, detém prestigio, mas sua candidatura só decolaria com um grande grupo político lhe dando respaldo.
Por muitas vezes noticiei aqui no blog que Tetão era o candidato que possuía a maior rede de apoios e a maior articulação política, além de ser público que conta com o apoio do empresário Natalino Bertin, que detém muito prestigio em Sabino.
Para minha surpresa isso não se refletiu tanto na enquete como na pesquisa divulgada no dia 29.
A candidatura poderia estar bem estruturada politicamente, mas o nome do vice-prefeito ainda não estava nas ruas.
Sempre achei também, que o prefeito Gilmar iria acabar por manifestar seu apoio e de seu grupo à candidatura de Tetão, o que não ocorreu e acabou sendo confirmado no decorrer da enquete.
Com isso, uma candidatura que este blogueiro nunca deixou de classificar como sendo a mais sólida, apareceu como fragilizada.
Finalmente, falemos do nome de Marquinhos.
Há alguns dias eu já tinha praticamente pronto um artigo em que falava de sua desistência da disputa, e aguardava apenas o momento oportuno para publicá-lo aqui no blog.
O grupo de Gilmar decidiu-se pelo nome de Marquinhos na manhã de terça-feira, dia 13 de setembro e este foi convidado diretamente pelo prefeito, para representar os tucanos na eleição de 2012, neste mesmo dia à noite.
Na quarta-feira já aceitou o convite e na sexta seu nome se tornou público.
Tinha na enquete algo em torno de 3% da votação. Número condizente com a sua "inexistente campanha eleitoral e movimentação política".
A partir de sábado, sua votação na enquete melhorou. Pouquíssimo, mas melhorou.
Aos poucos pude notar que o apoio do grupo de Gilmar à sua candidatura começava a surtir efeito. Muito pequeno, mas aparente.
Por volta das 11 horas de ontem, Marquinhos ainda estava em quarta colocação, porém com sua votação próxima a de Tetão.
Espantou-me no final da tarde não o fato de ter ultrapassado Tetão, mas sim os números que apresentava e com os quais acabou finalizando a enquete, 22%.
Ficou muito claro para este blogueiro que Marquinhos e o grupo que o apoia resolveram dar uma demonstração de força e mobilizaram-se no último dia da enquete, até bem porque o apoio dos "gilmaristas" só foi sacramentado no sábado, e mostraram todo o potencial eleitoral com que concorrerão à eleição do ano que vem.
Por fim, descontando-se todas as falhas da enquete, ela serviu para demonstrar o que esta por vir ano que vem:
De um lado Pedrão, forte candidato de oposição. De outro Marquinhos, candidato da situação, que conseguiu unificar um grupo político poderoso eleitoralmente.
Haverá terceira ou quarta força na eleição?
Bruno necessita de legenda para conseguir uma candidatura a prefeito e Tetão precisa dar uma demonstração de fato de seu potencial eleitoral, para arregimentar apoios.
Vamos aguardar o dia 6 de outubro, quando se encerrará o prazo para filiação dos interessados em concorrer em 2012 e teremos uma visão melhor do que poderá ocorrer na eleição do ano que vem.