Dentre os vereadores que foram eleitos no último dia sete e que correm o risco de verem o registro de suas candidaturas cassados, o que se encontra em pior situação é o Professor Brandão, pessoa das mais queridas e estimadas pela população sabinense.
|
Professor Brandão, em foto da urna de votação |
Explico.
Mesmo que não houvesse essse escândalo todo do esquema de compra de votos armado pela dupla Tetão e Lelo, e posto em prática com a ajuda de todos os candidatos a vereador que os apoiavam, Professor Brandão correria o risco de ter o registro de sua candidatura cassado, e, consequentemente, perder seu diploma para ser empossado, já que cometeu duas práticas vedadas a candidatos:
- lecionou gratuitamente para seus alunos no período de campanha eleitoral, infringindo o artigo 41-A da lei 9504/97, que diz " ... constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil Ufir, e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no artigo 22 da Lei Complementar 64 de 1990.". Segundo o que diz este artigo, Professor Brandão ofereceu vantagem pessoal em troca de voto, comprou voto.
Veja o quadro abaixo que foi retirado da cartilha "Cidadania e Eleições".
|
clique na imagem para ampliá-la
|
Outro motivo que poderá levar à cassação do registro da candidatura do Professor Brandão foi:
- ter utilizado o Centro Comunitário, que é um estabelecimento que sobrevive de verbas públicas e assistenciais para lecionar para seus alunos.. Mais uma vez infringiu a legislação eleitoral: art 73, inciso I da lei 9504/97 - "ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária";
Só temos a lamentar a situação que se encontra a candidatura do Professor Brandão. Apesar deste blogueiro ter apoiado coligações adversárias à sua, cheguei a comemorar sua eleição, por seu caráter e seu trabalho social.
Porém, os vereadores não eleitos, estão ávidos por mandatos, e não perdoarão Brandão. Mesmo que não houvesse essa picaretagem toda de compra de voto de sua coligação, seus próprios companheiros iriam brigar por sua cassação, para assim assumirem seu mandato.
Não entendo uma coisa:
Tetão e Lelo gastaram tanto dinheiro comprando votos e não contrataram um advogado para assessorá-los juridicamente durante a campanha.
Realmente, não são as pessoas adequadas para assumirem a prefeitura de Sabino. Além da questão da desonestidade, podemos notar o quanto são despreparados para administrarem. Não souberam administrar a própria campanha. Tanto a coligação que apoiou Pauliquinho, como a que apoiou Pedrão possuíam advogados.
Se Tetão e Lelo fossem competentes, as provas da compra de votos não teriam sido encontradas 3 semanas depois da eleição.