Reportagem do JCNet, de sexta-feira, 13 de março, conta que os municípios de Sabino e Conchas correm o risco de epidemia de dengue.
Na reportagem (clique aqui para ler) , meu amigo e colega de trabalho, Elimar Ravagnani, conta a respeito de todos os esforços que a prefeitura e a vigilância sanitária têm feito para que isso não aconteça: "“São cinco agentes da Vigilância Sanitária percorrendo as casas todos os dias para fiscalizar e conscientizar”"
Elimar também revelou que nosso município não tem recebido a devida atenção dos orgãos públicos estaduais e federais para combatermos a dengue, e desde o início da semana passada não está havendo nebulização em Sabino. "A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) não està disponibilizando o veneno", disse Elimar para o JCNet, e completou: - "Disseram que estão priorizando municípios maiores e com mais casos de dengue”.
Outra grande dificuldade que a equipe do posto de saúde está enfrentando é para adentrar a algumas residências que estão com focos do mosquito e cujos moradores nada fazem para combatê-los. Alguns moradores chegam ao absurdo de ameaçar e agredir verbalmente os agentes da vigilância sanitária.
Por causa disso, a prefeitura de Sabino, através de seu departamento jurídico, ingressará na justiça para que tenha franquia no acesso às residências, para que sejas examinadas, e os possíveis focos do mosquito sejam combatidos. Se preciso for até mesmo com força policial, afinal é a saúde da população toda que está em jogo.
Veja no quadro algumas recomendações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.