Mais uma vez a população sabinense prestigiou o evento que por sua vez estava melhor que no sábado anterior.
A organização acrescentou um telão. Poderiam ser dois colocados um em cada lado do palco e numa altura maior. Fica esta ideia para a próxima semana.
Dos cinco jurados do concurso apenas este blogueiro é de Sabino.
Por causa disso, já escutei várias conversas fiadas sobre o nosso desempenho como avaliadores do evento. "Você não entende nada", " você destruiu os candidatos com seus comentários", "você e os jurados querem derrubar os candidatos de Sabino", e até a bobeira maior, que de tanta absurdo deixa de ser ofensiva - "vocês jurados estão combinados com a organização para não classificarem o pessoal de Sabino".
Como o Blog do Ruyzinho tem a proposta de ser uma mídia educativa, mais uma vez, vamos às explicações:
1 - Para aqueles que acham que eu não entendo nada: Já cursei música, teoria e prática com aulas de canto; sou geógrafo e historiador e desta forma sempre estudei Arte e sua influência. Sou cinéfilo. Quando professor usava da Arte nas aulas de História e Geografia. Como produtor cultural já promovi festivais de dança, teatro, música e feira literária. Sou um estudioso do folclore e da evolução da arte. Como advogado tenho noção de princípios jurídicos que ajudam a avaliar sem cometer injustiças. Creio que possuo condições para compor o juri;
2 - Para aqueles que acham que eu estava destruindo os candidatos com meus comentários: Na semi-final e final, a organização optou por deixar os jurados comentarem para o público e para os concorrentes suas apresentações para que dessa forma o julgamento fosse mais transparente e que todos entendessem o que foi analisado em cada apresentação. Os comentários dos juízes, e os meus em particular, não tiveram a intenção de destruir, desestimular ou ofender ninguém. E isso realmente não aconteceu. A maior parte de meus comentários foram elogiosos, e quando fiz criticas, elas foram técnicas e fundamentadas. Não significa também que minha opinião seja a verdade absoluta e que será sempre acompanhada dos demais jurados. Nenhum dos jurados pede a opinião ao outro. Lógico que isso tudo agrada ou incomoda as torcidas, que se manifestam aplaudindo ou vaiando. Mas isso dá um tempero ao evento que cada vez fica mais quente, emocionante, quase passional, e muito interessante.
3 - Para os que acham que queremos derrubar os candidatos sabinenses e estamos combinados com a organização para fazer isso: Essa é a mais burra das falácias que dizem por ai. Qual o interesse nosso, jurados, e, qual interesse teria a organização em querer desclassificar os candidatos sabinenses? Resposta fácil, nenhum. Nós jurados avaliamos tecninamente e muitas vezes nem sabemos se os candidatos são de Sabino ou não. Já a organização, se fosse exercer alguma influência sobre o juri para direcionar a escolha e classificação dos candidatos, no caso, iria nos pedir para proteger os candidatos sabinenses, por uma questão lógica - são eles os que têm as maiores torcidas. Aqueles torcedores que pedem para darmos nota maior aos candidatos sabinenses, independente deles se saírem bem, desconhecem o potencial destes candidatos e ofendem nossa população tratando-a como se fosse inferior artisticamente em relação aos municípíos vizinhos.
Leitores, eu noto que muita gente critica o evento simplesmente porque ele foi realizado pela prefeitura; outros criticam somente porque não se classificaram e/ou foram mal avaliados.
A verdade é que o evento está sendo um sucesso que culminará no dia da final, sábado, 23 de julho.
Não sei se estarei participando da próxima edição do MST Sabino, ano que vem, mas tenho certeza que com a experiência adquirida e com as sugestões de todos, será um sucesso maior e que atrairá mais competidores e público de nossa cidade e região.
Espero que após as explicações mais nenhum torcedor exaltado queira me matar por causa de minha atuação como jurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário