O BdR foi procurado, insistentetimente, por um morador sabinense que reclamou do quebra-molas colocados em divesas ruas da cidade na ocasião em que o vice-prefeito Carlos Eduardo-Tetão exerceu interinamente o cargo de prefeito, em junho de 2010.
"Essas lombadas estão estragando os carros. Estão todas construídas de forma errada" - diz o morador.
O BdR não foi checar as medidas das lombadas. Nem é contrário, neste momento, à instalação destas, que ajudam a manter os veículos em velocidades reduzidas, evitando acidentes e garantindo a paz no trânsito. Entretanto, colocamos aqui a explicação necessária para essa questão.
As lombadas devem obedecer a resolução 39 do CONTRAN, devem obrigatoriamente ser sinalizadas e podem ser de dois tipos de tamanho. No tipo 1 devem ter as medidas de 8 cm de altura por 1,5m de largura, no tipo 2 devem ter 10 cm de altura por 3m de largura, ambos com o comprimento igual a largura da rua. Devem ser utilizados somente em último caso para a prevenção de acidentes.
Lombadas em desacordo com o padrão danificam e desgastam severamente o veículo, mas o proprietário pode processar e pedir indenização à prefeitura caso seu veículo tenha sido danificado por uma lombada fora das especificações do CONTRAN.
Atenção, Prefeitura!!! Como muitos motoristas têm reclamado da mesma coisa, seria importante que fossem checadas as medidas dessas lombadas. Se corretas, que seja informada à população de sua regularidade para que os ânimos dos motoristas se acalmem. Se as medidas não estiverem corretas, que sejam estas lombadas regularizadas rapidamente.
As lombadas demonstram o subdesenvolvimento social e econômico do local, uma vez que não são encontradas em países desenvolvidos ou nas melhores cidades do Brasil. Seu uso se torna necessário para obrigar os mau motoristas à reduzir a velocidade em locais de risco, como escolas, hospitais e outros.
Voltarei a falar sobre este assunto em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário