Vejam a mensagem via FaceBook que me foi passada pelo João Xavier, 15 anos, vice capitão do time Sub 16 de futebol de Sabino.
Achei legal a postura do garoto de vir defender um ponto de vista que acredita ser correto. Afinal, democracia é isso.
Fiquei chateado com a maneira grosseira como ele se dirigiu a mim, entretanto, como eu já tive 15 anos e também fiz muita malcriação, à revelia dos bons ensinamentos de minha mãe, vou ignorar este fato e continuar a tratá-lo bem como sempre fiz.
O João informa que a escalação dos garotos de fora é feita por necessidade, devido ao desinteresse dos garotos sabinenses em participar.
Se o problema realmente é esse, está na hora de ser repensado o esporte sabinense, Será que apenas o futebol supri as necessidades dos nossos jovens? Por qual razão está havendo o desinteresse? O que está sendo feito para atrair esses jovens?
Seria importantíssimo que o próprio coordenador de esportes debatesse o assunto publicamente com a população, ao invés do garoto do time.
O esporte é uma arma muito importante para afastarmos a juventude das drogas e não pode ser representado apenas por jogos de futebol. É algo muito maior que isso.
Deixo postada aqui minha resposta ao garoto.
Vendo a página do João Xavier e os comentários de alguns colegas seus, noto que a preocupação com o "vencer" é maior do que a que se deveria ter com outros valores relacionados ao esporte e á cidadania.
Triste isso!
Ruy, entenda uma coisa. Você tem razão, o Afonso tem razão e esta rapaziada (atletas) tem razão. Sabe quem não tem razão? A medíocre administração municipal que não cria projetos esportivos paralelos. A intenção de quem compete é vencer sempre! O Afonso e a garotada não quer perder e concordo com eles! Se existisse um projeto de esporte e cidadania onde o intuito seria tirar esta galerinha das ruas e dar oportunidades no esporte seria diferente. Um projeto serviria para competição e outro social. Mas precisaria ter volei, basquete, natação, atletismo, judô, karatê, etc. Mas os últimos senhores prefeitos eleitos só pensaram neles. Aí o povo diz: "Mas a cidade tá bonita"! Grande coisa! O Rio de Janeiro é lindo. Arrisque andar tranquilamente por lá em determinados locais... Faltam obras sociais em todo o país e oportunidades aos jovens. Mas não são feitas porque não aparecem, não elegem a cambada! Se nossos políticos dessem opção para os jovens terem ocupação, tirariam a responsabilidade dos ombros, mas ruas e praças aparecem mais, rendem mais aplausos! Concordo Ruy, que você pense na cidadania e eu também tenho este pensamento. Mas o projeto do Afonso visa competição também e ser triturado por adversários é chato, desanimador. Não percam seus tempos e suas amizades discutindo. Vocês são vítimas da incompetência de gestões municipais (Desta e das passadas) que só sabem investir em concreto, esquecendo que livros, palcos, bolas, etc são fundamentais. São vítimas também de alguns vereadores (súditos fiéis dos prefeitos) que estão esperando alguém explicar quais são suas funções e o que estão fazendo lá. Reflitam gente, acordem! O povo de Sabino briga e a razão não é pessoal, é política. Cobrem deles e preservem suas amizades! Abraços! Obs. Obrigado Ruy pelas publicações.
ResponderExcluirMarcio!!! Tu "matou a pau" .
ResponderExcluirCertíssimo,não acrescento e nem tiro.
Abs!!!
Dalthon