Manhã: aulas convencionais |
No ano 2000, quando o Gilmar concorreu à reeleição, eu e a Dona Irma Siviero sugerimos, e ele aceitou, que fosse incluída em sua proposta de governo a "escola de tempo integral" para os alunos do ensino fundamental da rede municipal.
Eu e a minha colega educadora imaginávamos uma escola em que no período da manhã os alunos teriam as aulas convencionais - mas de uma forma mais dinâmica e participativa - e na parte da tarde, após almoçarem, fariam atividades diversas relacionadas à preservação do meio-ambiente, iniciação ao trabalho, arte, esporte, informática. Tudo isso usando os próprios e equipamentos públicos municipais já existentes, como a praia, o ginásio de esporte e campos de futebol, o viveiro, o antigo grupo escolar (hoje EMEI). O gasto maior seria na contratação de mais professores.
Esporte, Arte e Meio-Ambiente, à tarde |
Isso tudo começaria no ano 2001 ou 2002.
Entretanto, naquela eleição o Gilmar não foi reeleito. Das suas eleições seguintes eu não tive participação.
Mas, vejam... Se a escola de tempo integral tivesse sido implantada, a geração de alunos que na época tinham 6, 7, 8 anos de idade, hoje teriam 16, 17, 18. Seriam jovens com uma formação mais completa, que tiveram menos tempo ocioso, mais conscientes. Poderiam estar trabalhando e hoje muitos deles não fariam uso de drogas.
Infelizmente, em 2000, o Gilmar não foi reeleito, e esse projeto não foi posto em prática.
Tenho certeza que se isso tivesse acontecido, hoje, teríamos menos preocupações com os nossos jovens.
Fica aqui a ideia registrada para ser usada por quem quiser aproveitá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário