Belo e feio, bom e ruim, pobre e rico, são todos adjetivos relativos, ou seja, relacionados a alguma coisa que você compara.
Muita gente reclama das condições de nossa cidade, inclusive eu em algumas coisas. Mas, se compararmos a Sabino de hoje com a de 1991, quando me mudei para São Bernardo do Campo, poderemos notar o quanto a cidade evoluiu, se desenvolveu.
Há 20 anos não existiam os bairros CDHU's e Jd Imperial |
Melhorou a infra-estrutura e o saneamento básico. Rede de esgoto era algo que nem se imaginava. Ainda existia residências que possuíam valas negras no fundo do quintal.
Hoje a cidade inteira é asfaltada, inclusive a avenida que leva até o cemitério, que foi promessa de muitos prefeitos.
Melhorou a rede de atendimento social em quantidade e qualidade de atendimento.
Por exemplo: Não tínhamos escolas municipais e nem um posto de saúde com atendimento 24 h. Existia transporte de estudante, mas nem se compara com o que existe hoje. A distribuição de remédios não era farta e tão abrangente. A qualidade, e quantidade, da merenda escolar eram bem inferiores a que temos hoje.
Um grande desejo a ser alcançado era a implantação da balsa para a travessia Sabino-Sales. Acreditava-se que isso daria um grande impulso ao desenvolvimento econômico de Sabino. Não sei dizer o quanto ajudou.
A infra-estrutura da praia não existia, Havia um pouco de areia, uma espécie de arquibancada construída no barranco e uma mangueira que fazia sombra para os que lá frequentavam fazer um churrasco ou papear.
A praia era apenas uma mangueira, uma arquibancada e areia |
Noto também que a cidade, ou melhor, sua população evolui culturalmente.
Hoje o campo de futebol é iluminado e não é apenas um. Temos escolinha de futebol que atende a todos que queiram dela utilizar.
Hoje o campo de futebol é iluminado e não é apenas um. Temos escolinha de futebol que atende a todos que queiram dela utilizar.
Existe hoje uma diversidade religiosa, que resultou nas 15 igrejas que temos. Antes eram apenas mais duas além da católica.
Há respeito pela diversidade sexual. Há 20 anos um homossexual em Sabino estava sujeito a ser alvo de chacotas e outros tipos de agressões. Se soubessem que vivia com seu companheiro como se fossem casados, corriam o risco de serem linchados..
Não havia respeito á vida particular de cada um. A cidade era motivada pela fofoca.
Hoje o cidadão sabinense é conscientizado sobre seus direitos. Sabe que não existe trabalho sem carteira assinada, que reclama pelo cumprimento dos seus direitos de consumidor, que denuncia o abuso de autoridade, que exige a pensão alimentícia para seus filhos.
A moda demorava para chegar aqui. Roupas, calçados e adornos que há muito circulavam nos grandes centros, em Sabino eram usados com alguns meses de atraso.
O comércio também evoluiu.
Há 20 anos, se eu deixasse de comprar o leite na parte da manhã, trazido pelo leiteiro, ficaria sem leite até o dia seguinte. Não tinha leite de caixinha para ser vendido no comércio local.
Hoje temos mercados, e grandes, com açougues em suas instalações, e onde não falta artigo nenhum.
O comércio da cidade está bem diversificado, inclusive com lojas especializadas em determinado tipo de atendimento.
Sabino: 20 anos mais velha, porém, bem mais bonita |
Graças também ao empreendedorismo dos comerciantes e outros empresários.
E graças a cada cidadão que trabalha, recolhe seus impostos e torce por uma cidade melhor.
E antes que me esqueça... Hoje Sabino é bem mais bonita que há 20 anos.
E antes que me esqueça... Hoje Sabino é bem mais bonita que há 20 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário