Armadilha Luminosa: captura mosquitos num raio de 500m |
A equipe da Vigilância Sanitária está desde a última segunda-feira, dia 06, até o dia 09, quinta-feira, instalando armadilhas luminosas em vinte sete pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de capturar possíveis mosquitos transmissores da doença.
O mosquito flebótomo, conhecido popularmente como mosquito palha, é o transmissor da doença que pode causar lesões graves em pessoas e animais.
Sendo o cão o principal reservatório doméstico do parasita destacam-se alguns sintomas apresentados pelos animais contaminados: apatia, perda de peso, feridas de difícil cicatrização e crescimento das unhas.
Caso o cão apresente algum destes sintomas deve ser levado imediatamente à sede da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Sabino.
Observando os sintomas em seu câo, procure o veterinário e avise a vigilância sanitária, pois a Leishmaniose tem cura |
"Desde o ano de 2005, não foi constatado nenhum caso de leishmaniose visceral contraída no próprio município” - informou a Coordenadora Municipal da Vigilância Sanitária e Epidemiológica,Sra. Tânia Valéria de Paula Gomes, que ressaltou ainda - “para que este índice permaneça, a população necessita continuar colaborando com pequenas ações que fazem grande diferença, tais como: manter o quintal limpo sem frutas e folhas em decomposição; manter fechado os reservatórios de água, etc.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário