O comércio de Lins irá banir de seus balcões as malditas sacolas plásticas, que tanto prejudicam o meio ambiente.
Isso já está sendo feito também em várias outras cidades do estado de São Paulo, e não por lei, mas por acordo entre comerciantes, administrações municipais e população, que precisa ser incessantemente conscientizada do problema.
Vejam o que contou o jornal "Debate" de Lins, em sua edição digital de hoje.
"Reunião de supermercadistas e representantes de estabelecimentos comer-ciais com sindicatos patronais e autoridades linenses na terça-feira pôs fim ao uso de sacolinhas plásticas para embalar mercadorias no comércio da cidade a partir da próxima quarta-feira. A ideia é substituí-las pelas sacolas retornáveis.
Um termo de compromisso ainda será assinado pelas partes envolvidas. Campanhas de conscientização, por exemplo, no meio educacional, devem ser iniciadas de imediato. O presidente da Câmara, Edgar de Souza, disse que vai pedir atualização de lei complementar de setembro de 2009 que versa sobre o tema".
Quando eu fiz a sugestão para um vereador sabinense, para que fosse elaborada uma lei que proibisse a distribuição dessas pragas, que são as sacolas plásticas, em Sabino, ele me respondeu que a população o reprovaria e seria sempre lembrado como o culpado de não se ter sacolinhas.
Que coisa linda para o turismo e para a natureza! |
Que pena ele e muita gente ter pensado assim.
As sacolinhas irão acabar em nossa região.
Enquanto isso, em Sabino... que é cidade turística, né? ... elas devem continuar bor um bom tempo ainda... destruindo a natureza.
Sabe como se chama isso Ruy? Egoismo!!! Isso mesmo. Não querer resolver um problema tão sério é não pensar nas gerações futuras. Não sei dizer quanto tempo demora para a natureza absorver essas malditas sacolinhas mas com certeza não vamos estar aqui para ver. Um dia e você pode escrever isso, questões de interesse geral e principalmente que envolvam o meio ambiente vão ser colocadas em primeiro plano. Quem sabe agora que o município terá em funcionamento a estação de reciclagem o tema não volte a tona? Pelo menos sua parte você está fazendo. Abraço a todos.
ResponderExcluirRuyzinho se eu fosse voce procuraria saber mais a fundo desta situação, pois, o que eu sei é que foi feito uma lei pela Vigilância Sanitária e encaminhada ao Prefeito Municipal para no dia 07/02 ir para a camara estabelecendo o prazo para os comércios pararem de fornecerem as sacolas, e depois deste prazo é obrigatório as sacolas retornaveis que ja estão a venda nos mercados maiores de sabino, se intera melhor no assunto.....
ResponderExcluirComo eu poderia saber de algo que ainda vai para a câmara, que está em recesso?
ExcluirEste assunto já foi discutido aqui no blog e já conversei várias vezes sobre isso com o próprio prefeito Gilmar.
Se a administração municipal tivesse divulgado essa sua intenção, que desde já parabenizo, pois é acertada, com certeza este post de hoje, com estes comentários, sequer existiriam.
meu prazer é escreve um post que relacione e parabenize a prefeitura de Sabino pela coleta seletiva do lixo, pela proibição do uso de sacolinhas pelos comerciantes, e por qualquer outra medida que ajude a preservar o ambiente.
Entretanto, agradeço você por ter me avisado.
Vou pro curar me informar sobre isto que você me informou e publicarei um artigo esclarecendo o fato aos leitores do BdR.